Pular para o conteúdo principal

Ex-presidente da Irlanda diz que entidade católica antigays é 'perigosa' e 'maquiavélica'

Mary McAleese afirmou
 que é dever do governo
 defender os jovens da
 Courage International


por Jonathan Nisly
para New Ways Ministry

A ex-presidente da Irlanda, Mary McAleese (foto), recentemente emitiu uma forte condenação à organização católica antigays Courage International.

McAleese chamou o grupo – que acredita que todas as identidades LGBTQ derivam de distúrbios psicológicos – de “maquiavélico, perigoso e deliberadamente enganoso”.

Embora a organização não endosse a terapia de conversão, sabe-se que os capítulos individuais da Courage têm promovido a prática que a comunidade psicológica constatou que causa muitos danos perigosos. Por exemplo, o blog Bondings 2.0 relatou sobre uma diocese escocesa que defendia os materiais de terapia de conversão no site da Courage.

McAleese disse que é dever do governo irlandês proteger os jovens dos programas da Courage. Ela tem se pronunciado abertamente há muito tempo sobre os perigos levantados pela terapia de conversão, dizendo que isso provocou “danos incalculáveis”. 

“Eu acompanho os caixões de jovens que passaram por essas ‘terapias de conversão’ falsas, graças à Igreja”, disse McAleese.

Um estudo de 2018 descobriu que 50% dos jovens LGBTQ cujos pais não aceitavam sua identidade tentaram o suicídio, uma taxa que é o dobro daqueles cujos pais não tentaram uma cura gay. Quando os pais envolviam um psicólogo ou um líder religioso, a taxa de tentativa de suicídio subia para dois terços.

A Courage promove o celibato como a única opção autenticamente católica para as pessoas LGBT e usa a linguagem do vício ao discutir as identidades LGBTQ. 

Embora o celibato possa ser uma escolha legítima para pessoas de qualquer orientação sexual ou de gênero, muitos católicos LGBTQ e simpatizantes discordam da sugestão de que essa é a única maneira de eles viverem autenticamente a sua fé.

Em casos mais extremos, alguns bispos dos EUA endossaram organizações que vão além da Courage ao apoiar abertamente a terapia de conversão. O arcebispo Samuel Aquila, de Denver, por exemplo, recentemente apelou pelo início de grupos paroquiais locais para ajudar a curar pessoas “sexualmente quebradas”.

A preocupação de McAleese em relação à Courage deriva de suas críticas mais amplas ao envolvimento da Igreja Católica com o gênero e a sexualidade. 

Em 2018, antes da Parada Gay de Dublin, ela disse que o ensino do magistério sobre a homossexualidade era “maligno”.Ela já tinha afirmado que uma Igreja homofóbica “não é a Igreja do futuro”. 

Foi uma defensora ativa em favor da igualdade de casamento durante o referendo da Irlanda em 2015, dizendo que o voto “sim” iria “corrigir um erro gritante”.

“Os católicos de todo o mundo são gratos mais uma vez pela franca crítica de Mary McAleese às práticas e ensinamentos sancionados pela Igreja que envolvem profundamente as pessoas LGBTQ”, disse Robert Shine, diretor associado do New Ways Ministry.

“Ela fala com a autoridade de não apenas ser uma líder política, mas também como uma canonista formada e, mais importante, como a mãe de um filho gay. As autoridades da Igreja devem ouvi-la cuidadosamente enquanto reconsideram o papel dos programas ligados à terapia de conversão na pastoral católica.”






Padre que abusou de 55 crianças na Irlanda dava aula em Osasco

Irlanda regasta a história da vergonha das lavanderias católicas

Padres abusaram de 12 mil jovens na Irlanda em seis décadas, diz relatório

Com queda de 22%, desaba o número de religiosos na Irlanda



Receba por e-mail aviso de novo post

Comentários

Se determinada igreja / religião discrimina sem problemas DESDE QUE apenas no âmbito religioso. Ou seja, sem serem "guardiães da moral, da Ciência, da racionalidade e afins". Lembrando que também pela laicidade respeitar o direito de OUTRAS religiões que respeitam, não apenas "toleram", LGBTQs no que são, mulheres com plenos direitos (na igreja) e afins.
Esse tipo de entidade católica (dentre outras) está no rol das que devem ser combatidas com o rigor do Estado de Direito. Extrapolam a liberdade de crença.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Pensamento místico e esotérico é parte fundamental do nazismo, afirma historiador

José Mujica, líder político do Uruguai, se assume como ateu

A descrença de José Mujica não afeta a sua popularidade  Em recente entrevista,  José Mujica , presidente do Uruguai, assumiu ser descrente ao elogiar Hugo Chávez. “Eu ainda não fui capaz de acreditar em Deus”, disse.  “Se existe um ser tão poderoso, espero que Ele ajude os pobres da América Latina dando saúde ao comandante [Chávez]”. Mujica disse que, se existisse,  Deus deveria  ajudar os pobres A declaração de Mujica chama a atenção porque político ateu ou agnóstico geralmente não sai “do armário”, para não perder votos, ainda mais nestes dias marcados pelo conservadorismo religioso em vários países. Fernando Henrique Cardoso é um exemplo brasileiro. Em 1985, então candidato a prefeito de São Paulo, ele disse em uma entrevista que não acreditava em Deus, mas se arrependeu da declaração.  Em 2006, o candidato derrotado a prefeito e presidente da República de 1995 a 2002 afirmou à Playboy que adorava ir à missa. “Às vezes, vejo pela TV [a mis...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Pesquisa detecta alta presença da bactéria patogênica em carne de frango e queijos no Brasil

Delírios bolsonaristas

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores