Pular para o conteúdo principal

Encontro internacional do Vaticano examinará a ascensão do ateísmo

> ROSIE DAWSON
Religion News Service

Cinquenta anos depois de realizar a primeira conferência internacional do mundo para examinar a ascensão do ateísmo e do secularismo, o Vaticano está unindo forças com uma iniciativa britânica de pesquisa para sediar um encontro sobre as “Culturas da descrença”. 

No final de maio, estudiosos de várias disciplinas se reunirão na Universidade Gregoriana, em Roma, para discutir os resultados da iniciativa de pesquisa chamada Understanding Unbelief  [mais informações aqui, em inglês], que, há dois anos, mapeia o surgimento e a natureza da não religião em todo o mundo.

O financiamento para o programa Understanding Unbelief, no valor de 3 milhões de dólares, com sede na Universidade de Kent, na Inglaterra, veio da Fundação John Templeton.

De acordo com o Pew Research Center, o número de “nones” – aqueles que se descrevem como ateus, agnósticos ou de nenhuma religião em particular – chegarão a 1,2 bilhão em todo o mundo até 2060.

Nos Estados Unidos, 23% da população atualmente não reivindica nenhuma filiação religiosa.

Os jovens são particularmente propensos a se identificarem como “nones”. No ano passado, um estudo do pesquisador Stephen Bullivant, do Understanding Belief, revelou que 70% dos jovens entre 18 e 29 anos no Reino Unido se identificam como “sem religião”.

Entre os projetos de pesquisa que estão sendo realizados, encontra-se um estudo sobre a descrença em países onde a maioria da população é composta por não crentes. Estes incluem a Coreia do Sul, o Vietnã e o Japão, um desafio à suposição generalizada de que a descrença é um fenômeno exclusivamente ocidental. 

Outro grupo está examinando as motivações, experiências e problemas enfrentados pelos não crentes em sociedades religiosas como o Egito.

Outros projetos estão olhando para as infâncias não religiosas no Reino Unido, a persistência do pensamento mágico em sociedades incrédulas e as formas pelas quais a meditação da atenção plena [mindfulness] pode ser vista como uma religião secular.

A conferência anterior, “A cultura da descrença”, realizada em 1969, ocorreu no rastro do novo espírito de abertura trazido pelo Concílio Vaticano II, que havia se encerrado apenas quatro anos antes. A Cúria iniciou vários diálogos com outros cristãos, com judeus e pessoas de outras religiões. Também estabeleceu um secretariado pontifício para os não crentes (Secretariatus pro Non-Credentibus) para dialogar com eles.

A conferência foi convocada para abordar aquilo que o então Papa Paulo VI via como “uma das questões mais sérias do nosso tempo” – a saber, o ateísmo. O cardeal Franz Koenig, então arcebispo de Viena, escolhido pelo papa como chefe do secretariado, disse que isso representava uma “nova abordagem no modo de proceder da Igreja Católica, menos preocupada em defender sua posição do que em ir ao encontro dos mais graves problemas do mundo moderno”.

Atualmente, não há planos para o papa Francisco discursar nessa conferência, mas os organizadores dizem que a possibilidade permanece em aberto. O importante, dizem, é construir um diálogo e uma colaboração entre crentes e não crentes, a fim de alcançar uma maior compreensão sobre as crenças metafísicas existenciais e morais dos outros.

“O crescimento de diferentes formas de não religião tem sido um desdobramento significativo em muitas sociedades em todo o mundo nas últimas décadas”, diz Gordon Lynch, professor da cátedra Michael Ramsey de Teologia Moderna da Universidade de Kent.

“Essa conferência”, acrescentou, “reunindo as descobertas dos mais importantes programas internacionais de pesquisa nesse campo, promete ser um evento genuinamente histórico ao levar adiante tanto a nossa compreensão sobre as variedades da não religião quanto as suas implicações sociais.”

Com tradução de Moisés Sbardelotto para IHU Online.

Sem novos jovens, Igreja Anglicana acaba em 20 anos

Saída de brasileiros de Portugal fecha 700 templos evangélicos

No Canadá, Igreja fechará 9.000 templos em uma década por falta de fiéis


Reino Unido tenta dar novas utilidades a templos fechados

Comentários

AspenBH disse…
O escritor Phil Zuckerman (autor de "Vivendo a Vida Secularista/ Living the Secular Life") atribui a quatro fatores o declínio gradual da religião organizada nos EUA (onde os 22,8% sem religião já formam o segundo maior grupo do país, logo atrás dos 25,4% de protestantes evangélicos e à frente dos 20,8% de católicos):

1) Radicalismo: cada vez mais as lideranças das igrejas têm sido tomadas por radicais fundamentalistas com ideias ultrapassadas e provincianas, afastando assim o rebanho progressista.

2) Cinismo: raramente o discurso dos líderes religiosos combina com sua prática diária: apresentam-se como defensores do casamento porém são flagrados em adultério, apresentam-se como defensores das crianças porém são flagrados cometendo pedofilia, apresentam-se como defensores da moral porém sonegam impostos.

3) Internet: com a disseminação da rede de computadores hoje qualquer fiel pode em segundos checar as alegações de seu pastor ou confrontar o posicionamento dele com outros. A Rede também permitiu acesso ao ponto de vista ateu, que antes simplesmente não era disseminado: há dez anos as bibliotecas públicas não tinham nem mesmo livros clássicos como "Por que não sou Cristão" de Bertrand Russel; o leitor interessado tinha de correr os sebos à procura de alguma edição fora de catálogo. Hoje com dois cliques você baixa qualquer livro sobre qualquer ideologia.

4) Emancipação feminina: historicamente a tarefa de iniciar os filhos na religião sempre coube à mulher. Porém quando ingressou no mercado de trabalho ela passou a conviver com pessoas de diferentes culturas, raças, credos e estilos de vida. Dificilmente continuaria gastando o pouco tempo que tem com os filhos doutrinando-os a valorizar anacronismos como pureza tribal e misoginia. Como poderiam, por exemplo, ensiná-los que "lugar de mulher é em casa sob as ordens de um varão"?

http://www.skeptic.com/eskeptic/15-07-01/

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Câmara só autoriza culto de duas religiões, afirma Wyllys

Foto de culto na Câmara que Wyllys postou em seu Facebook O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) acusou a mesa diretora da Câmara de discriminação religiosa, porque, segundo ele, só permite ali a celebração de cultos de duas religiões, a evangélica e a católica. Ele postou em sua página no Facebook a foto de um culto celebrado por deputados-pastores no plenário 1 ou 2. Disse ter visto “um fervoroso deputado João Campos” [presidente da Frente Parlamentar Evangélica] e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Afirmou que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros) celebra em plenário uma missa por mês. O deputado disse que esse “privilégio” não se estende às demais religiões. “A mesa diretora negou aos adeptos das religiões de matriz africana o direito de realizar um xirê nas dependências da Câmara”, escreveu. “Também não há cerimônias budistas, judaicas, zoroastristas e etc.", disse. “A liberdade de culto aqui [na Câmara] é só pra alguns! Sendo o Estado laico (sem paixã...

Estudo revela que cultura de fumo contamina água e agricultores em SC