Pular para o conteúdo principal

Igreja demora 12 anos para punir padre goiano acusado de violentar freiras

O papa Francisco anulou o estado clerical do goiano Jean Rogers Rodrigo de Souza por acusação de estupro. Trata-se da mais grave pena da Igreja Católica a um sacerdote.

A punição demorou mais de 12 anos, porque desde 2006 há denúncias de freiras contra o padre por assédio e estupro.

O comportamento predador do padre teria se mantido pelo menos até 2014.





A decisão de Francisco ocorre em um momento em que ele endureceu o combate de abusos sexuais dentro da Igreja, por parte de sacerdotes e funcionários.

O padre Souza foi o responsável pela comunidade Arca de Maria, em Anápolis (GO), onde teria ocorrido a maior parte dos abusos, de acordo com processos que tramitam em segredo de Justiça e de investigado feita por enviados do Vaticano.

Conhecido como "padre Rodrigo Maria", Souza não comentou a sua exclusão da Igreja Católica, mas até recentemente ele dizia estar sendo acusado injustamente, inclusive por freiras homossexuais.

A Igreja abafou o caso o quanto pôde, com transferências do padre Souza de dioceses, entre as quais a mais recente é a da cidade paraguaia Ciudad del Este.

Pelo menos 11 freiras e ex-noviças acusam Souza de abuso.

Uma delas contou: “O padre chamou [as freiras] para conversar. Uma a uma. Cheguei, ele fechou a porta. Parecia que não estava em si, já veio com uma força muito grande, me jogando no sofá e levantando meu hábito. Não tive coragem de gritar. Tudo em cinco minutos que pareceram uma eternidade”.

Igreja transferiu o
estuprador Souza
para abafar o caso

Com informação da Folha de S.Paulo e de outras fontes, com reprodução de imagem.





Aviso de novo post por e-mail

Freiras de vários países revelam que são vítimas de abuso de sacerdotes

Papa admite pela primeira vez que bispos e padres abusam de freiras

Papa fica triste com felicidade das freiras que se casaram





Na Idade Média padres e freiras já abusavam de crianças


A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Globo publica a 'fake' de que baratas podem trazer 'mensagem espiritual'

Suspeito de desvio de recursos, prefeito evangélico quer doar terrenos públicos a igrejas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Por unanimidade, TJSP derruba lei de Rio Preto que obrigava oração em escolas

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'