Pular para o conteúdo principal

Alcolumbre é o primeiro judeu a chegar à Presidência do Senado

por Maria Fernanda Guimarães *

David  Samuel Alcolumbre Tobelem é o primeiro judeu  (judeu mesmo, não cristão-novo) a ocupar a presidência do Senado desde o Primeiro Império até agora.  Portanto, é o primeiro judeu no terceiro posto da linha sucessória na presidência da República, pois será, constitucionalmente, o presidente do Congresso Nacional.

A família Alcolumbre  emigrou para o Brasil no início do século XX.  Seu bisavô se chamava Abraham e sua avó Sarah  Alcolumbre. O casal veio de Tânger, Marrocos,  para o Brasil em 1903, ainda no Ciclo da Borracha.
Abraham e Sarah   tiveram o filho Isaac Menahem Alcolumbre (1913-1971), que se casou  com moça também do Marrocos:  Alegria Gabay Peres. Isaac e Alegria  enriqueceram explorando ouro no Amapá. Reportagem da revista  O Cruzeiro enriqueceram (foto)  de 1952, traz uma referência ao seu avô materno, Isaac Alcolumbre, que mantinha em Macapá um negócio de compra e venda de ouro, a "Casa Fé em Deus". Dentre os filhos,  tiveram a Julia Peres Alcolumbre, que se casou com o primo, também tangerino,  Samuel José Tobelem. Júlia e Samuel são os pais do  Senador Davis Alcolumbre (1977 Samuel José Tobelem, nascido em Macapá em 19 de junho de 1977.

Excerto de reportagem
publicada na revista
O Cruzeiro, de 1952. 
 




Controvertido e sem estudos

David Alcolumbre é uma personagem controversa. Apesar de sua origem abastada,  não estudou em faculdade nenhuma. Tem apenas o ensino médio.  Faz companhia a outros 12 senadores que também não possuem curso superior.  Politicamente,  é filiado ao DEM, partido que já foi PDS e já foi Arena.

O Senador mantém um relacionamento interessado com a bancada evangélica,  justo aquela parte que é  israeólatra, ou seja, que mistificando a terra, os objetos religiosos e o  povo judeu em si. Israeólatras  com pendor para o aprendizado até buscam aprender hebraico, para ler a Torá no original.

Além de endogâmica, as famílias Alcolumbre e Tobelem são conhecidas pelo ingresso na política.  O tio do senador,  Alberto Alcolumbre, foi homenageado pelo próprio David em proposta para nomear o Aeroporto de Macapá em 2009. Os primo Isaacs Alcolumbre (que repete o nome do bisavô) foi deputado estadual e Moisés s Alcolumbre e Salomão Alcolumbre Jr foram vereadores.

David Alcolumbre também se iniciou como  vereador (2001), depois secretário de obras em Macapá. Foi ainda deputado Federal (2006 e 2010) e chegou  Senado em 2014. Apesar de seu discurso contra a corrupção, votou contra a cassação e a favor do mandato de Aécio Neves (PSDB-MG). Também  é acusado de crimes eleitorais, contra a fé pública e uso de documento falso na prestação de contas da campanha de 2014.  Seus gastos eleitorais pedem análise. Isso porque em 2015 e 2018, David Alcolumbre gastou mais de R$ 1,7 milhão na cota de gabinete, distribuindo material e informação sobre suas atividades parlamentares.  O vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques já pedira em agosto de 2018, a cassação do senador Alcolumbre. O pedido de cassação está nas mãos do ministro Edson Fachin.

Mesmo com todo esse currículo controvertido, foi eleito  presidente do Senado, arrastando a seu favor a "onda anti-Renan". 

Com: Congresso em Foco, CBN, Folha, e pesquisa do historiador Paulo Valadares (especialista em História do Judaísmo no Brasil) e o livro Astrela de David no Cruzeiro do Sul

*Maria Fernanda Guimarães é jornalista e pesquisadora de Genealogia  

Comentários

Menachen disse…
O DEM é o antigo PFL.

A antiga ARENA e o PDS são, hoje, o PP!!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça