Pular para o conteúdo principal

Só evangélicos não querem educação sexual nas escolas, apura Datafolha

Só evangélicos são contra a educação sexual, com a maioria de 53% deles se manifestando contra essa orientação nas escolas, diz a Datafolha. Trata-se, portanto, de maioria pouco expressiva, de tres pontos percentuais.

Entre os eleitores que votaram em Jair Bolsonaro para presidente (uma parte significativa deles é de evangélicos), a taxa de desaprovação é praticamente a mesma, 54%.

Do total de 2.077 adultos entrevistados pelo Datafolha, incluindo pessoas de todas as religiões e ateus, 54% se manifestaram favoráveis à educação sexual nas escolas, e 44% opinaram contra.

O instituto constatou que pessoas com nível superior tendem mais pela educação sexual, com 63%, contra 54% das de ensino médio e 49% das do fundamental.

A maioria (71%) também é favorável à discussão de política em sala de aula.

Em 2017, sob encomenda da organização Católicas pelo Direito de Decidir, o Ibope já tinha apurado que 88% dos brasileiros apoiam aulas de educação sexual.


Evangélicos e os menos
 escolarizados não querem
 que a escola oriente sobre sexo

Com informação do Datafolha.



Aviso de novo post por e-mail

MP determina recolhimento de cartilha católica homofóbica

Barroso suspende lei que vetava ensino sobre sexualidade em Palmas

Evangélico, presidente de Uganda proíbe sexo oral porque 'a boca é para comer’




Evangélico ensina como evitar a ‘cultura demoníaca’ do sexo


A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Sou ateu e professor, e digo que esses resultados nada têm a ver com uma suposta postura mais liberal dos pais não evangélicos. A maioria - supondo confiável os resultados do vendido Datafolha - se declara favorável à discussão política em sala de aula, ou religiosa, ou sexual, não porque crê que um debate a respeito de tais temas seja uma prática saudável, porque vá agregar a seus filhos valores de aceitação à diversidade e outros blás-blás-blás. Nada disso. Se dizem favoráveis, simplesmente, porque não querem, eles próprios educarem os filhos. Não querem perder o precioso tempo que passam a ver futebol, novela, BBB ou nas redes sociais para procederem na orientação e formação de seus rebentos. Se dizem favoráveis porque é uma obrigação a menos para eles, pais. Se dizem favoráveis porque, de uns tempos pra cá, os pais terceirizaram a educação dos filhos pra escola. Se dizem favoráveis porque são poupados de conversar com os filhos sobre certos assuntos mais "espinhosos". Tanto faz a eles que tipo de doutrinação esteja sendo colocada na cabeça dos filhos - e com 22 de magistério, garanto-lhe e aos seu leitores, que essa doutrinação acontece -, se os valores passados pelos professores são coincidentes aos deles, ao de sua família. Se dizem favoráveis porque ficam isentos de serem pais.
Por incrível que pareça, ao que tudo indica, os evangélicos, com todos os inúmeros defeitos deles, são os únicos ainda a se preocuparem com a formação familiar dos filhos, a manter os valores básicos de uma sociedade civilizada e decente, ainda que seja por temor a um deus inexistente.
Pela sua msg, então seria um "ateu de Deus"... E desde quando, salvo raríssimas excessões, famíla "educa"? Em particular a pocilga tradicional, que NEM educa, adestra... Não me refiro aos "bons modos": limpar os pés, pedir licença para pegar algo de 3's, não ficar gritando etc, ou "preparo para a vida ECONÔMICA: estudos E profissão, e sim RESPEITO às pessoas e no que são (LGBT+ e gênero). Respeito que não sejam apenas às pessoas hétero-cis com homens acima das mulheres...
O que v disse em "transferir" à Escola faz sentido em relação aos "bons modos", isso é atributo que começa na família e muitos querem na escola... Agora de RESPEITO, é fundamental na Escola pela FALTA na família, ou melhor, em que há pesada hostilização na maioria das famílias (destaque na tranqueira tradicional) em relação a gênero e LGBTs, e hostilização ao Ateísmo.
De política, é algo importante sim, e algo num coletivo escolar fica melhor, mas com Ceticismo. Sem ideologizações partidárias. E de religião, onde começa o adestramento nas famílias, ou seja, corrupção de menores em casa, a Escola tem o dever de mostrar nas aulas de História e Ciências, como tudo não passa de invencionices humanas. Nos jogos SUJOS pelo PODER a religião, Deus e afins da fé é muito ÚTIL para ter povo gado. Coisa que, nesse caso salvo ultrararas excessões, a família sempre quer adestrar (mas DIZ "educar") para a "sua" religião / Deus e afins.
Admito na maioria dessas famílias em relação a religião, a "navalha de Hanlon".

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas