Pular para o conteúdo principal

Acusado de abusos, João de Deus é queridinho de celebridades

O escândalo com o médium mais midiático do País, João Teixeira de Faria, o João de Deus, não pegou os círculos religiosos de surpresa. Desde quando começou a ganhar fama entre as celebridades brasileiras, o médium já esteve envolvido em diversos casos controvertidos.

De acordo com o que publicou a revista Época, o médium já foi acusado, no passado, por atentado ao pudor, por contrabando de minério e até por assassinato. Em nenhum dos casos foi julgado culpado. Em nota, João de Deus rechaçou "veementemente" as acusações veiculadas no programa Conversa com Bial, no dia 7 de dezembro.

Atualmente, João de Deus está envolvido em três processos no Tribunal de Justiça de Goiás.

Na mesma onda de movimentos de denúncias contra abusadores sexuais, como o #MeToo e o #NãoéNão, a reportagem de Conversa com Bial traz à luz casos que envolvem João Deus e já anos estão na sombra.

No #MeToo, 500 mil mulheres expuseram o tamanho do abuso e do assédio no mundo. No Brasil, o caso de João de Deus evoca Roger Abdelmassih

O médico e o médium


As comparações entre Roger Abdelmassih e João Teixeira de Faria são inevitáveis.

Ambos atendiam pessoas em casos desesperados. Os que procuravam Abdelmassih queriam gerar vidas, os que iam a João de Deus procuram salvar a própria.

Ambos atendiam incontáveis casos de pacientes por dia. Abdelmassih nem sempre revelava seus números por razões junto ao Fisco, João de Deus sempre infla os números para atrair mais clientela.

A exemplo do que ocorreu com o paulista Roger Abdelmassih, após feita uma denúncia começaram a chover outras. Desde o início de 2009, diversas fontes da imprensa brasileira, inclusive este blog, noticiavam acusações de que o médico geneticista abusava sexualmente de diversas de suas clientes. Acusado de 52 estupros, Abdelmassih foi condenado a 23 de novembro de 2010, a 278 anos de prisão por 37 deles, por Kenarik Boujikian Felippe, juíza da 16ª Vara Criminal de São Paulo.

Consultamos o Tribunal de Justiça de Goiás. Há três casos que envolvem o médim. (foto acima)


Tanto Adelmassih quanto João Teixeira de Faria atendem em suas clínicas particulares. O primeiro o fazia numa chiquérrima clínica no bairro dos Jardins, em São Paulo. O médium atende na Casa Dom Inácio de Loyola, fundada por ele, localizada na pequena cidade de Abadiânia, que fica a cerca de 90 km de Goiânia.

Ambos já tinham fumaças de mau atendimento. Mas as vítimas sempre recearam a denúncia porque ambos têm “costas quentes” -- como apontou uma ex-funcionária da Casa Dom Inácio de Loyola que procurou a TV Anhanguera no sábado, 8 de dezembro.

As semelhanças param aí. Roger Abdelmassih médico efetivamente formado em medicina pela Unicamp, com registro no CRM e diversas especializações. João Teixeira de Faria estudou só até a segunda série do nível fundamental (que hoje equivaleria ao primeiro ano).

Roger Abdelmassih tinha dois filhos adotivos do primeiro casamento (médicos como ele) e um par de gêmeos, ainda menores, do segundo. João Teixeira Faria tem 11 filhos – cada qual com uma mulher diferente.

As celebridades batem à porta

Abelmassih e Teixeira de Faria também têm em comum serem queridinhos de políticos e celebridades.

Roger Abdelmassih ficou mundialmente famoso quando anunciou o nascimento dos gêmeos de Pelé com sua então mulher, Assíria, em 1996. Ele teve como clientes, o ex-presidente Fernando Collor, o humorista Tom Cavalcanti, o senador Renan Calheiros, a cantora Gretchen e o apresentador Gugu Liberato, que também teve filhas gêmeas.

João Teixeira Faria de Deus tornou-se conhecido quando Oprah Winfrey fez um programa de na TV Own (dela mesma), catapultando João de Deus aos altares das mediunidades internacionais

A seguir, você pode conferir a lista de celebridades (e outras nem tanto) atendidas por João de Deus na Casa Dom Inácio de Loyola em Abadiânia.

Os famosos que buscaram João de Deus

‘Pacientes’

  • Oprah Winfrey, apresentadora e jornalista norte-americana
  • Ram Dass, guru da contracultura, cujo nome verdadeiro é Richard Alpert, o primeiro estrangeiros que antes de Oprah exaltou João. Ram Dass é um psiquiatra que lecionou em Harvard, mas aderiu às drogas psicodélicas que eram incentivadas por Timothy Leary e pelo poeta beat Allen Ginsberg
  • Naomi Campbell, modelo norte-americana
  • Shirley MacLaine, atriz norte-americana
  • Xuxa Meneghel, apresentadora brasileira
  • Fábio Assunção, ator brasileiro
  • Claudia Raia, atriz brasileira
  • Paul Simon, músico e compositor norte-americano
  • Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, fez cirurgia espiritual em pelo menos, três encontros com o médium, em Abadiânia e em São Paulo e realizou um tratamento para um câncer de laringe.
  • Dilma Roussef, ex-presidente brasileira tratou-se com a agua fluidificada de João de Deus para tratar do câncer, em 2008
  • Hamilton Pereira, que era prefeito prefeito de Abadiânia quando o médium resolveu construir ali seu hospital, nos anos 1970. Hoje é o diretor financeiro da casa Dom Inacio de Loyola
  • Anna Muylaert, diretora de cinema
  • Juliana Paes, atriz brasileira
  • Marina Abramovic, artista performática
  • Giovanna Antonelli, atriz brasileira
  • Luís Roberto Barroso, juiz do STF
  • Dias Toffoli, atual presidente e juiz do STF 
  • Carlos Ayres Britto, ex-juiz e ex-presidente do STF
  • Marcos Frota, ator brasileiro
  • Nizan Guanaes, publicitário
  • Ronaldo “Fenômeno”, ex-jogador de futebol que visou o médium em 2018, acompanhado da namorada, a modelo Celina Locks

Já falecidos
  • Chico Anysio (1931-2012), humorista, ator e produtor brasileiro
  • Hugo Chávez (1954-2013) ex-presidente da Venezuela, político e militar
  • Marcelo Rezende (1951-2017), jornalista e apresentador brasileiro, quem, segundo relatos, ouviu de João de Deus o conselho para seguir a “dieta do câncer” do médico cardiologista e nutrólogo, Lair Ribeiro.
  • Wayne W. Dyer (1940-2015), escritor norte-americano, porta-voz da literatura de auto-ajuda, a quem João de Deus tratou de uma leucemia 
Admiradores
  • Roberto Kalil, cardiologista do Hospital Sírio-Libanês
  • Jeffrey Rediger, professor de psiquiatria da Universidade Harvard (esteve em Abadiânia, entre 2003 e 2005)
  • Henri Tjiong, pesquisador e professor de política energética da Universidade Stanford 

    Essas personagens são São citadas como “admiradores” no livro João de Deus: Um médium no coração do Brasil 

João de Deus já atendeu no Omega Institute, em Rhinebeck, Nova York. “Em setembro de 2015, atendeu 9 mil pessoas em apenas três dias.” Ele também trabalha na Áustria, na Austrália e na Alemanha, revela o livro da historiadora Maria Helena.

Com G1, Correio Braziliense, Época, Estadão, Metrópole
Bibliografia: João de Deus: Um médium no coração do Brasil , da historiadora (USP) Maria Helena Pereira de Toledo Machado - ISBN: 9788543807133



Aviso de novo post por e-mail

Eu, Zahira Lieneke, 34, sofri abuso de João de Deus

Estrangeiras e brasileiras dizem a Bial que sofreram abuso de João de Deus

Sou do Paraná, tenho 40 anos e fui vítima de abuso de João de Deus

Sou do Rio Grande do Sul, tenho 37 anos, e sofri abuso de João de Deus

Sou de São Paulo, tenho 35 anos e sofri abuso de João de Deus

Sou de São Paulo, tenho 36 anos e sofri abuso de João de Deus



Resumo das acusações de abuso de 39 vítimas de Abdelmassih


A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

Evangélicos lançam camiseta para ex-gay, ex-fornicador, etc.

Cada camiseta custa US$ 10 Quem disse que não existe ex-gay? O Passion for Christ Movement (Movimento da Paixão por Cristo), grupo evangélico com sede em Los Angeles, Califórnia (EUA), está vendendo pela internet camiseta não só para ex-homossexual como também para ex-fornicador, ex-masturbador, ex-prostituta, ex-ateu, ex-hipócrita etc. No site do movimento, há fotos de jovens que dão depoimento sobre como conseguiram escapar do mau caminho com a ajuda de Jesus. Não há informação sobre qual tem sido a camiseta a mais procurada. Há camiseta para todos tamanhos, desde a pequena  à extra-grande. Portanto, nenhum arrependido ficará sem o que vestir. Cada uma custa US$ 10 (um pouco mais de R$ 22, sem frete). O  endereço é http://p4cmtshirts.bigcartel.com/

Feliciano tenta se explicar, mas repete que África é amaldiçoada

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélicos adotam noivado sem sexo e beijo na boca

Rafael e Heloísa adotaram a castidade para conhecer o "verdadeiro amor" Rafael Almeida (foto), 22, estudante de engenharia civil, e Heloísa Lugato (foto), 24, formada em direito, estão apaixonados, namoram há mais de um ano e já marcaram a data do casamento, março de 2013. Até lá, eles não farão sexo e sequer darão beijo na boca, só vão se abraçar e pegar na mão. Eles adotaram noivado casto para conhecer o “verdadeiro amor”. São evangélicos da Cuiabá (MT), frequentam a Igreja Videira, do pastor Heitor Henrique Laranjo, 27, e fazem parte do movimento “Eu Escolhi Esperar”, que defende namoro sem relacionamento sexual. “Abdicamos do contato físico, do toque, para focar nosso relacionamento na amizade e em conhecer um ao outro”, disse Rafael. “Preferi me preservar.” Na expectativa dos jovens, a “pureza sexual” vai lhes garantir uma vida “emocionalmente saudável” e equilibrada. Heloísa afirmou que o seu noivado segue os princípios de santidade descritos na Bíbl...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...