Pular para o conteúdo principal

Acusado de abusos, João de Deus é queridinho de celebridades

O escândalo com o médium mais midiático do País, João Teixeira de Faria, o João de Deus, não pegou os círculos religiosos de surpresa. Desde quando começou a ganhar fama entre as celebridades brasileiras, o médium já esteve envolvido em diversos casos controvertidos.

De acordo com o que publicou a revista Época, o médium já foi acusado, no passado, por atentado ao pudor, por contrabando de minério e até por assassinato. Em nenhum dos casos foi julgado culpado. Em nota, João de Deus rechaçou "veementemente" as acusações veiculadas no programa Conversa com Bial, no dia 7 de dezembro.

Atualmente, João de Deus está envolvido em três processos no Tribunal de Justiça de Goiás.

Na mesma onda de movimentos de denúncias contra abusadores sexuais, como o #MeToo e o #NãoéNão, a reportagem de Conversa com Bial traz à luz casos que envolvem João Deus e já anos estão na sombra.

No #MeToo, 500 mil mulheres expuseram o tamanho do abuso e do assédio no mundo. No Brasil, o caso de João de Deus evoca Roger Abdelmassih

O médico e o médium


As comparações entre Roger Abdelmassih e João Teixeira de Faria são inevitáveis.

Ambos atendiam pessoas em casos desesperados. Os que procuravam Abdelmassih queriam gerar vidas, os que iam a João de Deus procuram salvar a própria.

Ambos atendiam incontáveis casos de pacientes por dia. Abdelmassih nem sempre revelava seus números por razões junto ao Fisco, João de Deus sempre infla os números para atrair mais clientela.

A exemplo do que ocorreu com o paulista Roger Abdelmassih, após feita uma denúncia começaram a chover outras. Desde o início de 2009, diversas fontes da imprensa brasileira, inclusive este blog, noticiavam acusações de que o médico geneticista abusava sexualmente de diversas de suas clientes. Acusado de 52 estupros, Abdelmassih foi condenado a 23 de novembro de 2010, a 278 anos de prisão por 37 deles, por Kenarik Boujikian Felippe, juíza da 16ª Vara Criminal de São Paulo.

Consultamos o Tribunal de Justiça de Goiás. Há três casos que envolvem o médim. (foto acima)


Tanto Adelmassih quanto João Teixeira de Faria atendem em suas clínicas particulares. O primeiro o fazia numa chiquérrima clínica no bairro dos Jardins, em São Paulo. O médium atende na Casa Dom Inácio de Loyola, fundada por ele, localizada na pequena cidade de Abadiânia, que fica a cerca de 90 km de Goiânia.

Ambos já tinham fumaças de mau atendimento. Mas as vítimas sempre recearam a denúncia porque ambos têm “costas quentes” -- como apontou uma ex-funcionária da Casa Dom Inácio de Loyola que procurou a TV Anhanguera no sábado, 8 de dezembro.

As semelhanças param aí. Roger Abdelmassih médico efetivamente formado em medicina pela Unicamp, com registro no CRM e diversas especializações. João Teixeira de Faria estudou só até a segunda série do nível fundamental (que hoje equivaleria ao primeiro ano).

Roger Abdelmassih tinha dois filhos adotivos do primeiro casamento (médicos como ele) e um par de gêmeos, ainda menores, do segundo. João Teixeira Faria tem 11 filhos – cada qual com uma mulher diferente.

As celebridades batem à porta

Abelmassih e Teixeira de Faria também têm em comum serem queridinhos de políticos e celebridades.

Roger Abdelmassih ficou mundialmente famoso quando anunciou o nascimento dos gêmeos de Pelé com sua então mulher, Assíria, em 1996. Ele teve como clientes, o ex-presidente Fernando Collor, o humorista Tom Cavalcanti, o senador Renan Calheiros, a cantora Gretchen e o apresentador Gugu Liberato, que também teve filhas gêmeas.

João Teixeira Faria de Deus tornou-se conhecido quando Oprah Winfrey fez um programa de na TV Own (dela mesma), catapultando João de Deus aos altares das mediunidades internacionais

A seguir, você pode conferir a lista de celebridades (e outras nem tanto) atendidas por João de Deus na Casa Dom Inácio de Loyola em Abadiânia.

Os famosos que buscaram João de Deus

‘Pacientes’

  • Oprah Winfrey, apresentadora e jornalista norte-americana
  • Ram Dass, guru da contracultura, cujo nome verdadeiro é Richard Alpert, o primeiro estrangeiros que antes de Oprah exaltou João. Ram Dass é um psiquiatra que lecionou em Harvard, mas aderiu às drogas psicodélicas que eram incentivadas por Timothy Leary e pelo poeta beat Allen Ginsberg
  • Naomi Campbell, modelo norte-americana
  • Shirley MacLaine, atriz norte-americana
  • Xuxa Meneghel, apresentadora brasileira
  • Fábio Assunção, ator brasileiro
  • Claudia Raia, atriz brasileira
  • Paul Simon, músico e compositor norte-americano
  • Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, fez cirurgia espiritual em pelo menos, três encontros com o médium, em Abadiânia e em São Paulo e realizou um tratamento para um câncer de laringe.
  • Dilma Roussef, ex-presidente brasileira tratou-se com a agua fluidificada de João de Deus para tratar do câncer, em 2008
  • Hamilton Pereira, que era prefeito prefeito de Abadiânia quando o médium resolveu construir ali seu hospital, nos anos 1970. Hoje é o diretor financeiro da casa Dom Inacio de Loyola
  • Anna Muylaert, diretora de cinema
  • Juliana Paes, atriz brasileira
  • Marina Abramovic, artista performática
  • Giovanna Antonelli, atriz brasileira
  • Luís Roberto Barroso, juiz do STF
  • Dias Toffoli, atual presidente e juiz do STF 
  • Carlos Ayres Britto, ex-juiz e ex-presidente do STF
  • Marcos Frota, ator brasileiro
  • Nizan Guanaes, publicitário
  • Ronaldo “Fenômeno”, ex-jogador de futebol que visou o médium em 2018, acompanhado da namorada, a modelo Celina Locks

Já falecidos
  • Chico Anysio (1931-2012), humorista, ator e produtor brasileiro
  • Hugo Chávez (1954-2013) ex-presidente da Venezuela, político e militar
  • Marcelo Rezende (1951-2017), jornalista e apresentador brasileiro, quem, segundo relatos, ouviu de João de Deus o conselho para seguir a “dieta do câncer” do médico cardiologista e nutrólogo, Lair Ribeiro.
  • Wayne W. Dyer (1940-2015), escritor norte-americano, porta-voz da literatura de auto-ajuda, a quem João de Deus tratou de uma leucemia 
Admiradores
  • Roberto Kalil, cardiologista do Hospital Sírio-Libanês
  • Jeffrey Rediger, professor de psiquiatria da Universidade Harvard (esteve em Abadiânia, entre 2003 e 2005)
  • Henri Tjiong, pesquisador e professor de política energética da Universidade Stanford 

    Essas personagens são São citadas como “admiradores” no livro João de Deus: Um médium no coração do Brasil 

João de Deus já atendeu no Omega Institute, em Rhinebeck, Nova York. “Em setembro de 2015, atendeu 9 mil pessoas em apenas três dias.” Ele também trabalha na Áustria, na Austrália e na Alemanha, revela o livro da historiadora Maria Helena.

Com G1, Correio Braziliense, Época, Estadão, Metrópole
Bibliografia: João de Deus: Um médium no coração do Brasil , da historiadora (USP) Maria Helena Pereira de Toledo Machado - ISBN: 9788543807133



Aviso de novo post por e-mail

Eu, Zahira Lieneke, 34, sofri abuso de João de Deus

Estrangeiras e brasileiras dizem a Bial que sofreram abuso de João de Deus

Sou do Paraná, tenho 40 anos e fui vítima de abuso de João de Deus

Sou do Rio Grande do Sul, tenho 37 anos, e sofri abuso de João de Deus

Sou de São Paulo, tenho 35 anos e sofri abuso de João de Deus

Sou de São Paulo, tenho 36 anos e sofri abuso de João de Deus



Resumo das acusações de abuso de 39 vítimas de Abdelmassih


A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...