Pular para o conteúdo principal

Leiloada a carta onde Einstein diz ser a Bíblia conjunto de lendas primitivas

por Deutsche Welle

Uma carta escrita pelo físico alemão Albert Einstein em 1954 foi arrematada nesta terça-feira (4 de dezembro de 20180 por quase 2,9 milhões de dólares num leilão na casa Christie's em Nova York.

Concluída em apenas quatro minutos, a venda superou as expectativas de especialistas, que esperavam que o manuscrito atingisse cerca de 1,5 milhão de dólares.

"Essa carta particular, de uma franqueza notável, foi escrita um ano antes da morte de Einstein e permanece sendo a expressão articulada de modo mais completo de sua religiosidade e visões filosóficas", diz um comunicado da Christie's.

Documento foi
 arrebatado por
US$ 2,9 milhões

O documento redigido em alemão é chamado de "Carta de Deus" (Gottesbrief) porque demonstra como Einstein se sentia em relação à caracterização de Deus e do judaísmo na forma como havia sido publicada em um livro de Eric Gutkind sobre o tema. Assim como Einstein, Gutkind era um judeu nascido na Alemanha que fugiu dos nazistas rumo aos Estados Unidos.

"A palavra Deus é, para mim, nada mais do que expressão e produto da fraqueza humana", escreveu Einstein

"A palavra Deus é, para mim, nada mais do que expressão e produto da fraqueza humana, e a Bíblia, uma coleção de lendas veneráveis, mas ainda assim, bastante primitivas", escreveu Einstein a Gutkind.

"Nenhuma interpretação, não importa quão sutil possa ser, poderá (para mim) mudar coisa alguma sobre isso."

O livro de Gutkind Choose life: The biblical call to revolt ("Escolha a vida: o chamado bíblico para a rebelião", em tradução livre), de 1952, caracteriza o judaísmo e Israel como entidades eticamente intocáveis.

Em sua carta, Einstein diz que, ao mesmo tempo que se identificava como judeu, com orgulho de sê-lo, ele se sentia decepcionado com a religião, que chamou de "superstição primitiva". Ele afirma não acreditar que, se Deus de fato existisse, ele fosse responder a preces individuais ou intervir diretamente em questões humanas.

A "Carta de Deus" esteve nas mãos de herdeiros de Gutkind, que a guardaram até que fosse vendida em um leilão em 2008 por 404 mil dólares. Em 2012, uma tentativa de vendê-la no portal E-bay por 3 milhões de dólares fracassou, o que ficou evidente com a declaração da Christie's de que o vendedor da carta é o mesmo que a adquiriu em 2008.

Os manuscritos de Einstein costumam ser arrematados por valores altos. O item de maior valor até o momento foi uma carta de 1939 enviada pelo cientista ao presidente americano Franklin Roosevelt, vendida em 2002 por 2,1 milhões de dólares.

No documento, ele menciona a "construção de bombas extremamente poderosas", que seria uma descrição do início do Projeto Manhattan, que resultou no desenvolvimento de bombas atômicas pelo governo americano.

A Deutsche Welle é a emissora alemã produz jornalismo em 30 idiomas.



Aviso de novo post por e-mail

Telescópio confirma Einstein ao captar estrela próxima de buraco negro

E=MC² é verdade objetiva, e não a religião, afirma deGrasse Tyson

Seis fatos científicos entre os mais importantes de 2016




Universo é mais simples do que se imagina, diz última teoria de Hawking


A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas