Pular para o conteúdo principal

Mulher é mais propensa a desenvolver demência

O homem vive menos e apresenta maior tendência é para o Parkinson


JÚLIA GRACIOLI
jornalista
Jornal da USP

Quanto mais velho você é, maior a propensão de desenvolver demência. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, as mulheres estão mais sujeitas a desenvolver a doença, pois vivem mais.

Segundo dados da OMS, divulgados em 2016, no mundo a expectativa de vida dos homens é de 69,1 anos; já as mulheres vivem, em média, 73,8 anos.

Hormônios femininos
podem contribuir para
o surgimento do Alzheimer

No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres vivem, em média, 79,1 anos, quase sete anos a mais que os homens, que vivem 71,9 anos.

O professor Vitor Tumas, do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, explica que tanto o Alzheimer como o Parkinson estão associados ao envelhecimento. 

“O homem tem predisposição para desenvolver o Parkinson. Já a mulher tem mais chance de desenvolver o Alzheimer, pois existem vários fatores de risco que podem fazer parte desse processo, como, por exemplo, os hormônios femininos, que, de alguma forma, podem interferir no sistema nervoso, e outros fatores como a genética e fatores ambientais que também interferem.”

O professor lembra que não tem como prevenir o envelhecimento. “Não existe ainda algo que possamos fazer para prevenir a demência, mas existem fatores protetivos, como “cuidar da saúde, fazer atividade física e promover o desenvolvimento intelectual, social e cultural”.

Tumas diz ainda que a reserva cognitiva do indivíduo, que é a capacidade intelectual adquirida durante a vida, também pode ser uma fonte protetiva. “O indivíduo que tem menor reserva cognitiva tem maior chance de ter demência.”

Com informação da Organização Mundial da Saúde e de outras fontes. 

• Pessoas espirituais têm maior propensão à doença mental

• Religião eleva risco de suicídio de deprimidos, apura estudo

Mais transtorno mental

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

por Leandro Beguoci para Superinteressante Lúcio Barreto Júnior, o pastor Lucinho (foto), é uma estrela da Igreja Batista da Lagoinha, tradicional instituição evangélica de Belo Horizonte. Nos últimos meses, Lucinho pregou na Inglaterra, Espanha e Luxemburgo. Também foi para o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba. Muitas de suas pregações têm ingressos esgotados. Ele é uma celebridade evangélica.

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo