Pular para o conteúdo principal

Cristãos praticantes da Europa Ocidental são apenas 18% da população


Maiores índices de
pessoas sem religião
 estão na Suécia, Bélgica,
 Dinamarca e Espanha

por José Eustáquio Diniz Alves
para EcoDebate

A maioria da população da Europa Ocidental se considera cristã (católica ou evangélica), mas os cristãos não praticantes são ampla maioria no continente. Na média, os cristãos praticantes são 18%, já os cristãos não praticantes são 46%, os sem religião (unaffiliated) 24% e outras religiões apenas 5%, conforme mostra o gráfico acima.

A pesquisa Being Christian in Western Europe do Instituto PEW (29/05/2018) mostra que os cristãos não praticantes (definidos como pessoas que se identificam como cristãos, mas frequentam os cultos da igreja não mais do que algumas vezes por ano) compõem a maior parcela da população em todos os países da Europa Ocidental, exceto na Itália (onde há empate em praticantes e não praticantes).

Os cristãos que frequentam a igreja (aqueles que frequentam os serviços religiosos pelo menos uma vez por mês) são 40% na Itália, 35% em Portugal, 34% na Irlanda, 28% na Áustria e 27% na Suíça. Em todos os outros países os cristãos que frequentam a igreja são menos de 25% da população. Na Suécia e na Finlândia, por exemplo, são somente 9%.

Os cristãos não praticantes são 68% na Finlândia, 55% no Reino Unido e na Dinamarca, 52% na Áustria e entre 40 e 49% na maioria dos países. No Reino Unido, por exemplo, há aproximadamente três vezes mais cristãos não praticantes (55%) do que cristãos que frequentam a igreja (18%).

 A menor percentagem de cristãos não praticantes está na Holanda (27%) e na Noruega (38%), porém, nestes dois países, o que prevalece são as pessoas que se declaram sem religião, sendo 48% na Holanda e 43% na Noruega.

Outros países com alta percentagem de pessoas sem religião são Suécia (42%), Bélgica (38%) e Dinamarca e Espanha com 30%. Os países com menor percentual de pessoas sem religião são Irlanda, Itália e Portugal, todos com 15%. Na média, os sem religião são 24% na Europa Ocidental.




O mapa abaixo mostra o percentual da população que se declara cristã (praticantes ou não praticantes). Os maiores percentuais estão em Portugal (83%), Itália, Irlanda e Áustria, com 80%, Finlândia (77%), Suíça (75%), Reino Unido (73%), Alemanha (71%) e Espanha com 66%. A Holanda, com somente 41%, é o país com menor percentagem de cristãos do continente.

91% das pessoas da Europa Ocidental foram batizadas como cristãos, mas 81% cresceram como cristãos e 71% se consideram correntemente cristãos, mas somente 22% frequentam pelo menos uma vez por mês os serviços religiosos. Existe uma tendência de os jovens se envolverem menos com as atividades religiosas.

O estudo do Pew Research Center, envolveu mais de 24.000 entrevistas por telefone com adultos selecionados aleatoriamente, reconheceu que a identidade cristã continua a ser um marco significativo na Europa Ocidental, mesmo entre aqueles que raramente vão à igreja. Não é apenas uma identidade “nominal” desprovida de importância prática. Pelo contrário, as visões religiosas, políticas e culturais dos cristãos não praticantes muitas vezes diferem das dos cristãos que frequentam a igreja e adultos religiosamente não filiados.

Por exemplo, embora muitos cristãos não praticantes digam que não acreditam em Deus “como descrito na Bíblia”, eles tendem a acreditar em algum outro poder superior ou força espiritual. Em contraste, a maioria dos cristãos que frequentam a igreja diz acreditar na representação bíblica de Deus. E uma clara maioria de adultos religiosamente não filiados (sem religião) não acredita em nenhum tipo de poder superior ou força espiritual no universo.

Outro exemplo, a grande maioria dos cristãos não praticantes, como a grande maioria dos sem religião (não-afiliados) da Europa Ocidental, é favorável ao aborto legal e ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Os cristãos que frequentam a Igreja são mais conservadores nessas questões, embora, mesmo entre cristãos que frequentam a igreja, haja apoio substancial – e em vários países, apoio majoritário – para o aborto legal e o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Estes dados ajudam a entender porque houve uma vitória do “sim”, por larga maioria vitória no referendo sobre a legalização do aborto na Irlanda. A maioria dos irlandeses optou pela legalização do aborto no país de forte tradição católica e que conta com uma das legislações mais rígidas da Europa sobre a questão.

O objetivo do referendo foi perguntar aos eleitores se eles concordam ou não em revogar a antiga legislação, conhecida como 8ª Emenda. Ela determina que o direito à vida do feto é igual ao direito à vida da mãe. Com a revogação, o Parlamento passa a poder legislar sobre o assunto. Caso isso ocorra, a nova legislação permitiria o direito aborto até 12 semanas, por decisão da mulher e com autorização médica.

Portanto, cerca de dois terços dos europeus ocidentais se consideram cristãos, mas são cristão mais abertos para a ciência e para uma maior tolerância com comportamentos sociais e reprodutivos diferentes daqueles defendidos pelo dogma religioso.

José Eustáquio Diniz Alves é doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE.


Dez razões para as mulheres ficarem longe do cristianismo

Livro 'A Chegada das Trevas' conta como o cristianismo detonou o mundo clássico

Importância do cristianismo para jovens alemães é zero




Cristianismo britânico pode se acabar logo por falta de jovens

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes