Pular para o conteúdo principal

Universal se adapta às crenças de Moçambique e obtém influência política


No Brasil, Iurd
 demoniza as crenças
de afrodescendentes,
mas na África respeita
 as religiões locais


por Luccas Nunes
para Jornal da USP

No Brasil a Igreja Universal já chegou ao ponto da ofensa, praticada principalmente contra religiões de matrizes africanas. E se a Igreja fosse para a África, como seria sua abordagem do assunto?

Em sua tese de doutorado, intitulada A igreja Universal e o espírito da palhota: análise dos discursos ‘religiosos’ e ‘políticos’ da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no sul de Moçambique, o pesquisador Silas Fiorotti, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, investigou o posicionamento da igreja em solo africano e colheu resultados interessantes: ao contrário do que ocorre no Brasil, em Moçambique a Iurd não demoniza religiões de matrizes africanas por questões culturais, e essa postura lhe concede um aumento na popularidade tal que torna possível a luta por poder político no país.


Fiorotti conta que “em Moçambique o espírito ancestral da família é muito bem quisto e respeitado, então se a igreja combatê-lo estará combatendo a família.”

Ele percebeu que houve uma mudança de abordagem por parte da Iurd com o intuito de evitar a ofensividade para com a cultura e os costumes do país. 

A igreja praticou de algo que, análogo ao movimento brasileiro literário-cultural do século 20, a antropofagia, pode ser chamado de religiofagia. 

A Iurd levou sua religião para Moçambique, mas não se limitou a ela: adaptou-se e assimilou religiões nativas do país.

“Nos cultos, eles trazem pastores moçambicanos para assessorar. Por exemplo, a chamada ‘sessão do descarrego’ é dirigida por um pastor moçambicano, porque ele tem a sensibilidade de não expulsar um espírito familiar, de não falar nada ofensivo, nem usar objetos que possam ser interpretados de forma ofensiva.”

Tudo isso é feito para que não ocorram deslizes desrespeitosos do ponto de vista cultural, e evite-se a rejeição.

Todo esse cuidado com deslizes e desrespeitos, entretanto, não é em vão. 

Segundo Fiorotti, além da “menor liberdade de ofensa religiosa em comparação ao Brasil”, a popularidade conferida por essa postura abre as portas do mundo da política à igreja. 

Não à toa o presidente da Iurd no país, José Guerra, é também presidente da TV Miramar, emissora pertencente à Record Internacional, além de assessor do gabinete do presidente moçambicano.

Essa luta por poder político tem dois alicerces: a popularidade da religião – principalmente entre a classe média, pela localização das igrejas, nos centros das cidades –, e a estratégia adotada que usa do discurso religioso para o apoio político, porém sem comprometer a possibilidade de apoio à oposição em caso de uma reviravolta política.

Fiorotti conta que essa estratégia foi utilizada também no Brasil: “na época do governo Lula, ela [a Iurd] apoiou o governo; no governo Dilma, ela sempre esteve próxima. Então percebeu-se que, se antes da eleição do Lula em 2002, ela demonizava a esquerda, com a eleição do petista ela se aproximou e fez um discurso mais amigável, mas quando o PT perdeu a base, ela saiu.”



A foto é de um templo da Universal em Moçambique.


Universal cresce na África com promessas de prosperidade

Em Moçambique, Universal é chamada de 'Igreja dos Ladrões'




16 pessoas morrem em culto da Igreja Universal em Luanda

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes