Pular para o conteúdo principal

Lucro anual do Vaticano com cigarros era de US$ 11 milhões


Igreja Católica lucra com
tabaco desde do século 16

O Vaticano vinha obtendo lucro anual de US$ 11 milhões com a venda de cigarros a empregados e aposentados em seu supermercado e loja.

Foi preciso que o papa Francisco proibisse a venda para que essa cifra se destacasse na imprensa. Ela consta de um documento do Vaticano vazado em 2015.

Os funcionários compravam em grande quantidade cigarros para terceiros por causa dos preços abaixo da concorrência, porque não fazia sentido o Vaticano cobrar imposto dele mesmo.

A Santa Sé só acrescentava no preço o lucro.

Francisco determinou a proibição porque, disse, a Igreja não pode se dedicar a uma atividade que prejudica a saúde das pessoas.

Registra-se, com ironia, que a Igreja demorou para tomar conhecimento de uma verdade provada e comprovada.

Na estimativa da Organização Mundial de Saúde, morrem por ano 7 milhões de pessoas por causa de problemas decorrentes do tabaco.


Em 1642, o papa Urbano VIII já tinha proibido o consumo de tabaco.

Mas ele não foi levado a sério por fiéis, sacerdotes e pela própria hierarquia da Igreja.

Nos séculos 16 e 17, havia padres que fumavam charutos, inclusive durante orações. Eles adquiram o hábito dos nativos de territórios catequizados. Uma vingança (involuntária) dos indígenas.

A Igreja Católica lucrava com o tabaco desde aquela época.

Padres, principalmente jesuítas, administravam grandes plantações de tabaco na América Central e do Sul, com destaque para o Brasil. Eles exportavam a maior parte da produção.

O Vaticano, agora, perdeu receita com o veto aos cigarros. Mas talvez ele possa obter uma compensação com aumento nas vendas de produtos como vinhos, licores e equipamentos eletrônicos, cujos preços também não contêm o IVA (Imposto sobre Valor Acrescentado).

Com informações de sites internacionais e de outras fontes.




Livro na Índia mostra Jesus com cigarro e cerveja nas mãos

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Humorista enfrentou a ira de crentes Chico Anysio  (foto) tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.