Pular para o conteúdo principal

PEC ignora que início da vida é uma concepção cultural


por Gisele Pereira
para CartaCapital

Tocar na problemática do início da vida sem dúvida é uma das tarefas mais complexas. Passássemos toda a existência, não só a nossa em particular, mas de toda a humanidade, utilizássemos todo o desenvolvimento científico, os aparatos tecnológicos para nos dedicar a essa questão, ainda assim não chegaríamos a uma conclusão consensual a respeito do momento em que a vida humana se inicia.

Valores culturais em jogo

Entendemos que a vida humana se dá a partir de um conceito cultural. É uma formulação decorrente de condições culturais variadas e mutantes, não um valor absoluto ou definitivo.

Não nos referimos, portanto, a um conceito biológico decorrente da fusão de um óvulo e um espermatozoide, mas a uma concepção a partir da experiência humana e do sentido que atribuímos a ela. Não como uma ideia abstrata e metafísica, mas como parte de um contínuo processo dialético no qual valores culturais e subjetividades são gerados a partir de condições materiais, e que que por sua vez reafirmam-se nas relações concretas que estão sempre a se transformar.

Se por um lado a moral religiosa não muda no mesmo ritmo das transformações sociais, cabe ao Estado não se estagnar diante do freio moral conservador ou mover-se sob o jugo de um moralismo que se supõe como verdade incontestável e exclui a diversidade de paradigmas, valores e crenças. Mais um mecanismo de poder e controle.

É neste sentido que precisamos questionar os interesses escondidos no interior deste Cavalo de Troia que se tornou a PEC 181/2015 com o apensado sobre a “inviolabilidade da vida desde a concepção”. Tal conteúdo como resposta do corpo legislativo conservador à indicação do Supremo Tribunal Federal a respeito de aborto que não deveria ser considerado crime até a 12ª semana de gestação, declarando que:

A criminalização é incompatível com os seguintes direitos fundamentais: os direitos sexuais e reprodutivos da mulher, que não pode ser obrigada pelo Estado a manter uma gestação indesejada;

A autonomia da mulher, que deve conservar o direito de fazer suas escolhas existenciais;

A integridade física e psíquica da gestante, que é quem sofre, no seu corpo e no seu psiquismo, os efeitos da gravidez;

E a igualdade da mulher, pois homens não engravidam e, portanto, a equiparação plena de gênero depende de se respeitar a vontade da mulher nessa matéria.


Originalmente, a PEC deveria tratar apenas da licença maternidade em caso de parto prematuro, o que seria um avanço nos direitos reprodutivos, mas seu apensado, tal qual o presente dos gregos, é uma armadilha que visa impedir que mulheres engravidadas até mesmo por força da violência sexual tenham acesso à interrupção voluntária da gestação prevista em lei.

A inversão hierárquica de valor que coloca a vida do embrião acima e apartado da vida de uma mulher revela a irracionalidade e a falácia de tal proposição, pois indica que, a despeito da violação de sua dignidade, uma mulher deve ser obrigada a seguir adiante com a gravidez, colocando o crime do estupro como algo menor que o aborto.

Há um evidente vazio de sentido neste que se tornou o estandarte do ativismo conservador, pois ainda que não haja uma concepção definitiva, sabemos que a vida humana vai muito além de um amontoado de células. Somos seres em relação com o mundo, com outros seres, com o transcendente.

A concepção de vida expressa na referida PEC e em outros projetos parece não olhar para essa complexidade e suas inúmeras problemáticas. Parece não perceber as dificuldades enfrentadas pelos seres humanos para garantir sua sobrevivência, principalmente os grupos mais vulneráveis por processos sociais exploratórios, excludentes e opressores.

São vidas violadas, não números a que se referem os estupros que ocorrem a cada 11 minutos, os 10 estupros coletivos por dia. Ou a violência contra a mulher negra que aumentou mais de 54%, elas também as mais vitimadas por homicídio.

A falácia da defesa da vida como valor absoluto fica ainda mais evidente se lembrarmos que são muitos dos mesmos paladinos da “vida desde a concepção” aqueles que aprovaram a reforma trabalhista que permite submeter mulheres grávidas e lactantes a ambientes insalubres de trabalho. Um óbvio descaso com a vida daquelas que assumiram a maternidade e com a vida humana em potencial que se desenvolve em seu útero.

Está claro que esta concepção de vida não se importa com a vida das mulheres, tenham elas assumido a maternidade em algum momento de suas vidas ou não, tenham recorrido à interrupção da gravidez ou nunca tenham precisado. Por que, no fim das contas, só se importam com suas vidas privilegiadas, seu poder econômico e político, seu poder de decidir sobre outros corpos, outras vidas, no caso as nossas.

Gisele Pereira é historiadora, cientista da religião e integrante da equipe de coordenação de Católicas pelo Direito de Decidir.




Igreja mais intransigente em relação ao aborto é a Católica

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher