Pular para o conteúdo principal

Igreja da Inglaterra admite ter ocultado abuso sexual de bispo



do InfoBae

O titular da Igreja da Inglaterra admitiu que a instituição "fez um conluio" com o bispo Peter Ball (na foto abaixo), condenado por abuso sexual, para ocultar seus crimes durante décadas, após a publicação de um relatório independente que denunciou o ocultamento.

Justin Welby, arcebispo da Cantuária, declarou que a Igreja Anglicana não ajudou "aqueles que foram corajosos ao denunciar os abusos", o que ele considerou como "chocante e inexplicável".

Ball foi condenado, em 2015, a 32 meses de prisão por crimes sexuais, realizados entre as décadas de 1970 e 1990, com pelo menos 18 jovens aspirantes ao clero, muitos deles menores de idade, e que ele os obrigava a rezarem nus.

No entanto, ele foi liberado em fevereiro, após 16 meses atrás das grades.

O relatório denunciou que Ball "usou a religião como um disfarce" para realizar seus abusos e que a Igreja falhou em responder adequadamente durante um longo período.

Além disso, acusou Ball de causar "danos graves e duradouros" na vida de muitos homens.

"A Igreja, no seu nível hierárquico mais alto, apoiou-o de forma imprudente", sentenciou.

O documento aponta principalmente contra o ex-arcebispo Lord Carey, que considerou em uma carta escrita em 1993 que Ball era "basicamente inocente".

Além disso, ao menos seis denúncias relatadas dentro da igreja não foram comunicadas à polícia e houve esforços para que elas não se tornassem públicas, priorizando a reputação da Igreja acima do apoio às vítimas.

Em um comunicado, Carey colocou seu cargo à disposição, considerando o relatório como "uma leitura profundamente incômoda" e desculpando-se com as vítimas.

O depravado Peter Ball



Envio de correção


Igreja da Inglaterra torna-se palco de shows para não falir


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira