Pular para o conteúdo principal

Imprensa tem de ser cética, mas endossa os fakes news da religião


Jornalismo
 se omite 
sobre milagres 

A imprensa brasileira não tem um único repórter que cobre exclusivamente religião, crenças em geral e ateísmo. E assunto, nesses temas, não falta.

Mas ela tem seção fixa de horóscopo.

Existem jornalistas aos montes que publicam tudo sobre política, principalmente conversa mole de parlamentares que não leva a nada.

Mas não há ninguém para, por exemplo, contar a história do brasileiro Marcilio Haddad Adriano, que diz ter obtido uma cura milagrosa de Madre Teresa.


A imprensa aceita pacificamente os milagres, sem dar o outro lado da moeda, o das  evidências. Endossa os fakes news da religião.

E, no entanto, o ceticismo é matéria prima do jornalismo, para não endossar as “verdades” de uns e de outros.

Pois veja: a imprensa publica sem questionar que existem “falsos curandeiros”, mas não explica o que seriam curandeiros de verdade.

Endossa a versão de que Bíblias e imagens de santo escapam de incêndio como se isso fosse manifestação de divindades. Incêndio com vítimas fatais.

E por aí vai.

Nos últimos anos, o Brasil passou por profundas transformações religiosas.

A população está deixando de ser católica para se tornar evangélica, com grandes implicações sociais.

Algumas igrejas pentecostais se enriqueceram e passaram a influenciar diretamente o poder central, tornando-se em poderosos partidos políticos. No caso da Igreja Universal, ela possui uma rede nacional de televisão.

E a laicidade do Estado brasileiro passou a ser pisoteada diariamente.

Nada disso a imprensa cobre regularmente ou oferece análises esclarecedoras.

Ela própria parece ter sido pega de surpresa com as primeiras pesquisas que apontavam mudança no perfil religioso dos brasileiros.

Os três jornalões brasileiros têm feito uma cobertura massiva dos políticos e empresários corruptos, o que é de se esperar, mas ignoram os pastores safados que exploram os pobres.

Nenhum jornalista, por exemplo, apurou a história do sujeito que se levanta de uma cadeira de rodas durante o culto do milagreiro Valdemiro Santiago.

A imprensa não conseguiu se antecipar em nada os episódios que compõem a operação Lava Jato, embora esse seja o maior esquema de corrupção já observado no mundo.

Talvez, em relação aos negócios da religião, a imprensa esteja esperando o surgimento de um juiz como Sérgio Moro.


Notas de um ateu: calma, sr. juiz, os ateus não querem o poder



A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Origem da religião: ensinamentos dos nossos ancestrais monstruosos

Título original: Origem da religião na pré-história  por Luiz Felipe Pondé para Folha Muitos leitores me perguntaram o que aquela peça kafkiana cujo título era "Páscoa" queria dizer na coluna do dia 2/4/2012. O texto era simplesmente isto: a descrição de um ritual religioso muito próximo dos centenas de milhares que devem ter acontecido em nossa Pré-História. Horror puro, mas é assim que deve ter começado toda a gama de comportamentos que hoje assumimos como cheios de significados espirituais. Entender a origem de algo "darwinianamente", nada tem a ver com a "cara" que esse algo possui hoje. Vejamos o que nos diz um especialista. O evolucionista Stephen Jay Gould (1941-2002), num artigo de 1989 cujo título é The Creation Myths of Cooperstown , compara a origem mítica do beisebol (supostamente nascido em território americano e já "pronto") com a explicação evolucionaria do beisebol. Gould está fazendo no texto uma metáfora do...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

É impossível livrar poder público da eligião, afirma jornalista

Título original: O nome de Deus por Hélio Schwartsman para Folha "'Deus seja louvado' no real não causa aborrecimento grave" Num ponto eu e a CNBB estamos de acordo: há coisas mais essenciais com as quais se preocupar do que o dito "Deus seja louvado" nas cédulas de real. Ainda assim, vejo com simpatia o pedido do Ministério Público para que a expressão seja retirada das notas. Sou ateu, mas convivo bem com diferenças. Se a religião torna um sujeito feliz, minha recomendação para ele é que se entregue de corpo e alma. O mesmo vale para quem curte esportes, meditação e literatura. Cada qual deve procurar aquilo que o satisfaz, seja no plano físico ou espiritual. Desde que a busca não cause mal a terceiros, tudo é permitido. Isso dito, esclareço que não acompanho inteiramente a tese do procurador Jefferson Aparecido Dias de que o "Deus seja louvado" constrange os que cultuam outras divindades ou não creem. Em teoria, isso pode ocorrer...

O incrível padre Meslier. Ateu enrustido, escreveu contundentes críticas ao cristianismo e a Jesus

Universal usa queda de prédios para amedrontar ex-fiéis

Escombros dos prédios onde morreram 17 pessoas Incorporado em uma mulher, o diabo compareceu em um culto da Universal para dizer ter sido ele que derrubou os três prédios do centro do Rio porque lá havia ex-obreiros e um ex-pastor da igreja. Ele afirmou que os ex-fiéis estão agora no inferno, “chorando sangue”. Trata-se de uma encenação da Universal para amedrontar os fiéis que saíram da denominação rumo à Igreja Mundial, na expectativa de que eles voltem para não ter de pagar a sua traição com uma maldição. A mensagem subliminar que a igreja passa é essa. Esse terrorismo serve também para inibir novas defecções – inclusive de pastores -- em favor da igreja de Valdemiro Santiago, cuja colheita de dízimo deve estar aumentando na proporção em que a da Universal cai. Cultos e programas da TV Iurd, na internet, têm apresentado outros casos de fiéis que foram penalizados porque deixaram a Universal, na mistificação construída pelos pastores, incluindo Edir Macedo, o chefe...

Dispara no Brasil a busca pela palavra 'ateu', revela Google

Em abril de 2012, o Google Brasil registrou o maior volume de busca pela palavra “ateu”. O maior índice de interesse é representado por 100, o que significa que, desde 2004, quando a pesquisa começou a ser tabulada, houve um aumento de 85%. Naquele ano, o volume de busca pela palavra foi 54. Aumentou no Brasil interesse pelo ateísmo O gráfico gerado pela página Trends do Google (ver acima) mostra uma curva em ascensão, com um salto a partir de novembro de 2011, quando o volume de busca de 65 foi para 91 em dezembro do mesmo ano. De acordo com a projeção do Google, o volume de busca de dezembro de 2013 registrará novo recorde. O buscador não fornece o número absoluto das buscas, em milhares ou milhões. Na lista de termos relacionados, “o ateu” apareceu com o maior volume de interesse, vindo em seguida “deus ateu”, “ser ateu” e "ateus" (ver abaixo os dez termos mais solicitados). Na opção “título das notícias”, o Google informa, por exemplo, que em dezembro de 2...