Pular para o conteúdo principal

João Paulo 2º sabia que padres abusam de crianças e nada fez



Papa foi conivente com os estupradores
por Jesús Bastante
para Regilión Digital

João Paulo 2º
 (foto) acobertou, durante anos, as denúncias de abusos contra menores na Igreja.

Essa é a denúncia de um advogado americano à Real Comissão que estuda os 4.500 casos de pedofilia contra menores que sacudiram o clero australiano, entre 1950 e 2010.

“João Paulo 2º sabia que havia sacerdotes que abusavam de crianças, e a Igreja católica tentou acobertar as denúncias”, afirmou Thomas Doyle, autor de alguns desses relatórios nos Estados Unidos, durante os anos 1980.

“O relatório foi enviado por correspondência emergencial ao cardeal arcebispo da Filadélfia, John Krol, que o levou ao Vaticano, no dia seguinte, quando viajou para lá”, explicou o advogado, durante seu depoimento à comissão, em Sydney. 

Dom Krol entregou o relatório ao papa, que leu o documento e anunciou a nomeação do bispo três dias depois, o que acabou na nomeação de AJ Quinn.

“(Quinn) resultou ser parte do problema, não da solução, porque se dedicou a buscar o modo como poderiam continuar o acobertamento”, disse Doyle, segundo a rede ABC.

Essa declaração ocorreu um dia após se conhecer um vasto relatório da Igreja Católica australiana revelando que, entre 1980 e 2015, 4.500 pessoas denunciaram casos de abusos sexuais contra menores perpetrados por membros da instituição religiosa.

Segundo o relatório apresentado pela advogada conselheira da Comissão, Gail Furness, entre 1950 e 2010, foram identificados 1.880 agressores, entre eles, 572 sacerdotes, 597 irmãos religiosos, 543 leigos e 96 irmãs religiosas.

Após conhecer estes dados, o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, em um discurso no Parlamento, qualificou os abusos como uma “vergonha nacional”. 

“Tais formas de abusos, em qualquer contexto, nunca devem ocorrer. Não é somente uma lição da história, nem uma trágica história do passado. É uma recordação a todos, hoje, em qualquer parte do país, que devemos proteger os vulneráveis que estão a nosso cuidado, as crianças em qualquer contexto”, ressaltou Turnbull.

Com tradução do Cepat para IHU Online.

Envio de correção.

Grupo de discussão no WhatsApp.



Livro revela que João Paulo 2º sabia das denúncias contra padre devasso

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor