Pular para o conteúdo principal

25 dicas para identificar um adepto de pseudociências


Afirma que a
medicina moderna
é imperialista


por David Silva Valerio
para Skepticom

1- Os divulgadores de pseudociências fazem reivindicações extraordinárias citando como origem cientistas russos. Também é comum apelar para cientistas britânicos. Melhor ainda se eles forem da Universidade de Oxford.

2 - Eles acreditam nas notícias da Russia Today.

3 - Acreditam que os produtos químicos (principalmente os de nomes longos) foram concebidos por corporações do mal para envenenar a população pelo ar, água e alimentos.

4 - Usam palavra "quântico" fora do contexto da física quântica.

5 - Inventam planetas e eventos astronômicos.

6 - Usam palavras como "positivista" ou "cientificista" pejorativamente.

7 - Usam vídeos de youtubers conspiracionistas como prova irrefutável.

8 - Apelam para o argumento de que há uma censura de qualquer organização ou instituição poderosa para justificar a falta de provas.

9 - Acreditam na Nova Ordem Mundial, o que ninguém saber ao certo o que é, e em entidades secretas que dominam o mundo.

10 - Acreditam que a sociedade se encontra adormecida em um sono profundo (induzida por um reinante poder real), do qual somente eles tiveram inteligência e coragem de acordar.

11- São maniqueístas: dividem o mundo entre o bem e o mal, vítimas e algozes, opressores e oprimidos.

12- Geralmente, são antissemitas.

13 - Eles acreditam em alma, consciência universal e lei da atração.

14 - São geralmente primitivistas.

15 - Acreditam que a medicina moderna é apenas uma arma do imperialismo.

16 - Acreditam que a indústrias farmacêuticas são máfias que impedem a cura de certas doenças, a fim de lucrar com a vida da população.

17 - Acreditam que o óleo de maconha cura o câncer.

18 - Xingam quem deles discorda.

19 - Acreditam que a humanidade foi visitada por ET, de modo a ensiná-los a empilhar toneladas de pedra em pirâmides.

20 - Consideram a espécie humana uma praga para o planeta.

21- Seguem práticas pseudo-médicas com nomes estranhos que combinam terminologia científica para soar mais credível, como a energia de cura-bio-psico-neuro-geomagnético quântica.

22 - Acreditam que a televisão, futebol e outros entretenimento são armas de distração criadas para cobrir a realidade social que nos mantêm alienados.

23 - Acreditam em coisas como movimento perpétuo e energia infinita.

24 - Asseguram que Nikola Tesla desenvolveu energia livre, mas foi vítima de uma trama nas mãos das máfias de petróleo.

25 - Não sabem distinguir um hoax de uma informação real e só acumulam informações e manchetes escandalosas com histórias incríveis de abduções, conspirações, curas milagrosas, o controle da população e naves de ETs que estão vindo dos confins da galáxia para destruir a Terra.

Esse texto foi publicado originalmente com o título "27 dicas para identificar charlatões em redes sociais". A palavra "charlatões" é imprópria porque muitas pessoas (certamente a maioria) são defensoras de pseudociências não por má fé, mas por ignorância ou burrice. Nesta versão em português foram suprimidas duas dicas por não serem de interesse do leitor brasileiro.


CNPq gasta R$ 400 mil com a pseudociência da homeopatia



A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Frei diz que 'fraqueza' de mulher não é exemplo a seguir. E se torna queridinho do bolsonarismo

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Polarização política exacerba o fundamentalismo religioso. É hora de mais ateus saírem do armário

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Co...

Video: autor de mosaicos de Aparecida foge de confronto sobre abuso de mulheres

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...