Pular para o conteúdo principal

Livro relata como o deus menor Javé se tornou único e poderoso



O livro "A Invenção do Monoteísmo — deuses feito de palavras", de Sacha Calmon, é leitura obrigatória para entender estas mutações: de deus menor cananeu, Javé passou a ser Deus exclusivo, depois tornado único, até tripartir-se na Trindade cristã, e dominar o Ocidente.

História não
 confirma proezas
da Bíblia 
As religiões de hoje tornam-se incompreensíveis sem o conhecimento dessas reverberações históricas.

A Bíblia é um dos best-sellers mais extensos da literatura mundial. Mas a imensa maioria de seus crentes conhece — se tanto – 2% do que ela encerra.

Quanto à cronologia dos textos, os leitores não fazem a menor ideia, embora cada uma de suas partes refira-se a contextos históricos, econômicos e políticos distintos.

Para a maioria, a Bíblia seria a palavra de Deus, ditada de uma só vez a Moisés, quando na verdade ela foi escrita a centenas de mãos, em épocas diversas, em diferentes idiomas (hebraico, aramaico, grego e latim), e depois vertida para as línguas modernas.

A par disso, existem versões conflitantes: a Bíblia hebraica (Torá) distingue-se da Septuaginta (grega) e da Vulgata (latina), bem como das versões protestantes, católicas e ortodoxas.

Some-se a isso as glosas, supressões, acréscimos e modificações de toda sorte operadas pelos escribas ao longo dos séculos.

Mas a História não confirma suas proezas. Nem as façanhas dos patriarcas, nem a escravidão no Egito (um povo inteiro, por tanto tempo), nem o Êxodo, nem a campanha mágica de Josué — quando, supostamente, a terra de Canaã teria sido conquistada —, dentre outros feitos igualmente espetaculares.

De fato, causa estranheza a ausência de registros extra bíblicos em outras línguas e em livros de História, embora sejam fartamente conhecidas as lutas e conquistas dos persas, caldeus, sumérios, assírios, babilônios, cartagineses, hititas, hindus, gregos, romanos, e das dinastias egípcias, desde 4.000 anos a.C.

Aliás, antes da destruição de Israel e de Judá (c . 700 e 550 a.C.) Javé era belicoso, prometedor, triunfante: anunciava maravilhas. Mas depois das derrotas ele se cala. Torna-se então um Deus ausente, esquivo e misterioso. E as venturas foram adiadas para uma outra vida...

Seriam os deuses feitos de palavras? Leiam o livro.

Envio de correção.

Grupo de discussão no WhatsApp.



Histórias da Bíblia derivam de lendas da Terra de Canaã

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes