Pular para o conteúdo principal

80% dos italianos nunca ou quase nunca leem o Evangelho



por Domenico Agasso Jr.
para La Stampa

Na Itália, 80% declaram que "nunca ou quase nunca" leem a Bíblia. E pouco menos de um em cada dois não sabe nem mesmo quantos são os evangelistas. Tragédia para a tradição católica italiana? Não inteiramente, porque há o dado em tendência contrária em relação aos jovens: a metade dos que têm o Evangelho o leem.

Só 11% leem
o Evangelho com
frequência
Tudo isso é dito pela pesquisa do Censis "O Evangelho segundo os italianos", sobre o real conhecimento das Sagradas Escrituras (700 pessoas entrevistadas).

 A pesquisa foi promovida pela editora Utet Grandi Opere para o lançamento dos "Evangelhos na cultura e na arte", edição que contém ensaios de Dom Bruno Forte, Piero Boitani e Dom Timothy Verdon.

Que fique claro: o Evangelho é um texto amado, ao qual os italianos reconhecem um valor universal.

Apenas um em cada cinco se sente indiferente aos textos sagrados. Ou melhor: para 31,8%, ele é um dos pilares da cultura ocidental. Depois, sete em cada dez – 69,1% – o tem, mas muitos provavelmente apenas porque o receberam em ocasiões como a primeira comunhão. São principalmente jovens entre 18 e 24 anos.

Ele é respeitado, no sentido de que não é jogado fora nas limpezas da primavera, nem mesmo em caso de mudança, mas não é aberto: entre aqueles que têm uma cópia do Evangelho, apenas 11% o leem muitas vezes, enquanto 37,2 %, às vezes.

Cerca de 51,8% daqueles que o possuem não o consultam. E, se somarmos o número daqueles que o têm mas não o leem com a daqueles que não o possuem e que, portanto, provavelmente não o folheiam, então 66% dos italianos declaram que nunca leem o Evangelho; 80% se considerarmos também a resposta "raramente".

Apenas um em cada cinco cidadãos sabe citar de memória uma passagem. A frase mais evocada é "Bem-aventurados os pobres em espírito", seguida pelo mandamento "Ama o próximo como a ti mesmo". 

Até mesmo um terço daqueles que vão à missa não sabem citar um trecho. A memória por imagens é mais "encorajador" para a Igreja: 63% afirmam se lembrar de ao menos uma imagem que não seja a crucificação (fácil demais); a cena da Última Ceia é a que permaneceu mais impressa e, depois, o presépio.

Cerca de 86% recordam pelo menos o nome de um evangelista, mas 46% dos italianos não sabem quantos são (a propósito, são quatro).

Apesar desses dados, o vínculo italianos-Evangelho continua sendo forte do ponto de vista simbólico e sentimental: 48% afirmam que é uma parte essencial do patrimônio cultural italiano, 30,9% se sentem tocados nos sentimentos, e apenas 6,7% percebe distante. E, independentemente da fé, mais de seis em cada dez acreditam que os valores evangélicos são universais.

Depois, há a surpresa "jovens". Os rapazes e moças mostram mais confiança com o Evangelho do que as pessoas de meia-idade, um nível de atenção que se aproxima ao dos idosos: 70% possuem uma cópia do Evangelho, em comparação com 65% da geração do meio, e quase 50% dos que têm uma cópia o leem, embora não frequentemente, em comparação com os 43% dos que têm 30-50 anos.

Por fim, pergunta capciosa: a Ave Maria está contida no Evangelho? Ao menos isso os italianos sabem (por segurança: a resposta certa é não).

Com tradução de Moisés Sbardelotto para IHU Online.


A reprodução humana é boa ou ruim? Bíblia é contraditória

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça