Ateus da Índia são apenas 0,0027% da população


Pela primeira vez
censo do país divulga
dado sobre descrentes

Apenas 33.000 pessoas da população de 1,2 bilhão da Índia se declaram ateias. Isso corresponde a 0,0027% do todo. A informação é do censo oficial de 2011, cujas tabelas foram divulgadas somente em 2016.

É a primeira vez que pessoas que não acreditam em Deus são levadas em conta pelo censo da Índia.

No Brasil, só a cidade de São Paulo tem mais ateus, 70 mil, de acordo com o censo de 2010. A cidade tem 11 milhões de habitantes.

Na Índia, 7 em cada 10 ateus vivem em áreas rurais. Quase a metade é composta de mulheres.


Dos 28 Estados da Índia, Maharashtra é onde se há a maior quantidade de ateus, 9.652, com 71% deles em aldeias. O Estado tem mais de 112 milhões de habitantes. É o segundo mais populoso.

Em segundo lugar, com 9.089 ateus, está Meghalaya.

Lideranças ateias afirmam que o índice apresentado pelo censo está subestimado porque muitas pessoas — principalmente funcionários públicos — não declinam a sua descrença para evitar perseguições.

Além disso, o formulário do censo foi preenchido pelo chefe de cada família, e não individualmente. Assim, é possível que muitos jovens ateus não tenham sido contabilizados como tais.

Um funcionário do censo estima que o verdadeiro índice de ateus esteja em torno de 0,24%, o que corresponde a 2,9 milhões de pessoas.

Com informações do Industan Times e de outras fontes.


Capital paulista tem 70 mil ateus e 21 mil agnósticos, diz Censo



A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Busca neste site