Pular para o conteúdo principal

Crer em deuses oniscientes é adaptação biológica, diz autor

por Hélio Schwartsman
para Folha

A religião vai acabar? A resposta é "provavelmente não". Embora Deus esteja no fundo do poço na Europa, particularmente nos países do norte, onde a frequência a igrejas e a crença em entidades sobrenaturais só despencam, o ser humano vem de fábrica com uma série de vieses cognitivos que praticamente imploram para que sejamos religiosos. Essa é a tese do biólogo evolucionista e cientista político Dominic Johnson, de Oxford.

Biólogo defende a tese
de que o medo de Deus
nos faz humano
Em seu God Is Watching You: How the Fear of God Makes Us Human ("Deus está de olho em você: como o medo de Deus nos faz humanos"), Johnson busca mostrar que religiões, em especial as que postulam a existência de seres mágicos que tudo veem e punem severamente nossos desvios, são uma adaptação biológica. Aqui, o autor se opõe a ateus mais militantes, como Richard Dawkins, para quem a religião é só um efeito adverso de módulos mentais que evoluíram para outras finalidades.

O ponto central de Johnson é que o egoísmo calculado, isto é, a estratégia de sempre tentar tirar vantagem do grupo quando ninguém está olhando, funciona muito bem para mamíferos sociais. Nós nos valemos bastante dela até que desenvolvemos a linguagem articulada, criando assim a fofoca e ampliando a possibilidade de fazer alianças políticas. Aí praticamente todos no grupo ficavam a par de tudo o que fazíamos. O egoísmo tornava-se perigoso.

A solução da evolução foi intensificar vieses que já estavam em nós, como a tendência a ver seres animados em tudo e a crença num mundo justo, que acabaram resultando em religiões povoadas por deuses e espíritos punitivos. O sujeito que se acreditava vigiado o tempo todo se comportava de forma mais cooperativa, evitando punições pelo grupo.

O livro é muito interessante e persuasivo. A parte que não me convenceu tanto é aquela em que o autor sugere que a religião continua hoje tão necessária quanto no Pleistoceno.

Este texto foi publicado originalmente com o título "De olho em você". 





Crente só é solidário com pessoa da mesma fé, sugere estudo

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso

Documentário relata abusos sexuais do autor dos mosaicos do Santuário de Aparecida