Bispos não precisam denunciar pedofilia à polícia, diz Vaticano

Documento divulgado pelo Vaticano isenta os bispos da responsabilidade de reportar à polícia acusações de abuso de crianças por clérigos. Acrescenta que a única obrigação dos bispos é comunicar os casos de abuso internamente, aos superiores dentro da Igreja.

Orientação foi passada
por escrito para os
novos bispos
"Não é necessariamente o dever dos bispos denunciar os suspeitos às autoridades, à polícia ou à promotoria local no momento em que ficam cientes dos crimes ou atos pecaminosos", informa o documento de treinamento, destinado principalmente aos novos bispos.

As orientações foram escritas por um monsenhor e psicoterapeuta francês, Tony Anatrella, que também serve como consultor do Conselho Pontifício para a Família.

O Vaticano divulgou publicamente o documento - que faz parte de um programa de formação para bispos recém-nomeados - em uma coletiva de imprensa no início deste mês.

Embora reconheça que "a igreja tem sido particularmente afetada por crimes sexuais contra crianças", o guia de treinamento enfatiza estatísticas que mostram que a maioria dos abusos sexuais contra menores é cometida dentro da própria família ou por amigos e vizinhos, não por outras figuras de autoridade.

O curso de treinamento para novos bispos começou em 2001 e foi frequentado por cerca de 30% dos bispos católicos no mundo. O novo guia de orientações escrito por Anatrella começou a ser usado em setembro de 2015, no curso de formação anual organizado pela Congregação para os Bispos.

Desde o início de seu papado, o papa Francisco pediu que a Igreja Católica enfrentasse os abusos de menores ou adultos vulneráveis com "tolerância zero", enfatizando que "tudo deve ser feito para livrar a igreja da praga do abuso sexual". 

Mas, ao que parece, na prática não é bem assim.

Com informação das agências.





Filme americano sobre pedofilia na Igreja cita casos brasileiros

Comentários

Postagens mais visitadas

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Artista gospel se recusa a cantar em casamento de amigo gay

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Trechos bíblicos cuja existência crente finge não saber

Carl Sagan escreve sobre um 'pálido ponto azul' nos cosmos, a Terra

Historiadora diz que Moisés não existiu. E sofre ameaças de morte