Pular para o conteúdo principal

Diretor de escola da Itália cancela festividade de Natal

do Público

O diretor do Instituto Garofani de Rozzano, na província italiana de Milão, decidiu cancelar as festividades de Natal em nome do respeito das várias culturas e credos dos alunos do estabelecimento de ensino. A decisão provocou a ira dos pais e uma reação do primeiro-ministro de Itália, que considerou que o responsável cometeu um “erro enorme”.

Decisão foi em
respeito aos alunos
de outras crenças
Na escola, que tem cerca de mil alunos, entre turmas da primária até ao ensino secundário, perto de 20% de estudantes são de fés não cristãs, sendo que a maioria pertence a famílias que seguem o islamismo.

O diretor do instituto, Marco Parma, 63, decidiu que o habitual concerto de Natal das crianças do primeiro ciclo seria adiado para 21 de janeiro e passaria a ser um concerto de Inverno, sem temas com conteúdos religiosos.

O responsável rejeitou a proposta de duas mães de alunos que se ofereceram para ensinar canções de Natal aos mais pequenos durante os intervalos. No entanto, considerou que as festas de Natal que cada sala costuma celebrar devem ser realizadas.

A decisão do responsável foi recebida com críticas e manifestações pela população de Rozzano, bem como no resto de Itália e do governo. 

Marco Parma, citado pela imprensa italiana, argumenta que este tipo de iniciativas, “num ambiente multiétnico, provoca problemas”, dando como exemplo a experiência anterior. No ano passado tivemos o concerto de Natal e alguns pais insistiram que houvesse canções de Natal. As crianças muçulmanas não cantaram, ficaram apenas paradas, absolutamente rígidas. Não é simpático ver uma criança sem cantar e a ser chamada pelos pais para sair do palco”, afirmou.

Parma afirmou que acredita que o “respeito pelas sensibilidades daqueles que pensam de forma diferente, têm culturas e religiões diferentes, é um passo em frente para a integração”.

O diretor da escola acabou por apresentar a sua demissão, sublinhando que a sua decisão contou com o apoio de professores, que discutiram a questão e consideraram que esta seria a melhor forma de lidar com as diferenças religiosas.

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, afirmou, em declarações ao jornal Corriere della Sera, que o “Natal é muito mais importante que um diretor a ser provocador”. “Se ele pensa que está promovendo a integração e a coexistência desta forma, parece-me que ele cometeu um erro enorme”, defendeu o chefe de Governo. “Os italianos, tanto laicos como cristão, nunca irão desistir do Natal”, rematou.

Esse caso acontece dias depois de vários infantários na Toscânia terem decidido não montar a tradicional cena da natividade por recearem ofender as famílias não cristãs.





Empresa amerciana planeja lançar Presépio de Natal Zumbi

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih