Pular para o conteúdo principal

Estudante de Curitiba foi vítima do ‘chuta que é macumba’

Menina apanhou porque apareceu
em foto com roupa do condomblé
Agnes, de 14 anos, postou em seu Facebook no dia 30 de agosto deste ano uma foto em que aparece ao lado de sua mãe e uma amiga, todas com roupas do candomblé.

No dia seguinte, no Colégio Estadual Alfredo Parodi, em Curitiba (PR), logo na primeira aula, ela sentiu na pele o significado da expressão “chuta que é macumba”.

Uma colega disse que não poderia ficar perto de alguém que “servia ao diabo” e chutou Agnes, que caiu, batendo a cabeça na parede. O seu rosto ficou roxo (foto acima).

Desde então Agnes não voltou à escola porque está com vergonha. O seu irmão de 11 anos também não consegue comparecer às aulas.

Dega Maria Pascoal, a mãe da vítima, contou que quando, naquele dia, foi pegar seus filhos na escola ficou sabendo, já no portão, que Agnes estava sangrando.

“Vi minha filha com o rosto machucado, sangrando, um galo enorme da testa. E ela me falou: ‘Essa menina me chamou de macumbeira. Disse que a senhora não presta, que a senhora é uma doença’”.

Dega levou a filha para um hospital e depois registrou Boletim de Ocorrência em uma Delegacia de Polícia.

A religião da agressora tem sido mantida sob sigilo.

A expressão popular “chuta que é macumba” se aplica à comida e bebida que seguidores de cultos afrodescentes deixam ao ar livre para suas divindades. Há pessoas que chutam essas oferendas porque acreditam que podem sofrer algum tipo de mal, por passa perto.

É a primeira vez que se tem notícia de que uma adolescente é chutada por esse motivo.

O grave é isto: substituir coisa por gente, que tem assim suprimida sua dimensão humana, significa um avanço para o topo da violência — onde tudo é permitido.

Com informação do Extra e foto de arquivo pessoal.





Evangélicos apedrejam garota de 11 anos, acusa candomblecista

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Globo publica a 'fake' de que baratas podem trazer 'mensagem espiritual'

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Guerras entre católicos e protestantes deram na Europa banho de sangue

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'