Pular para o conteúdo principal

Papa Francisco defende afronta ao Estado laico por funcionários

Constituição deve se submeter à
convicção religiosa, acha papa
No voo de volta dos Estados Unidos para o Vaticano, o papa Francisco (foto) afirmou que funcionários públicos têm o “direito humano” de se recusarem a emitir licenças de casamento para homossexuais e outros trabalhos que violem a sua consciência.

Em agosto, a católica Kim Davis, funcionária de Kentucky (EUA), foi presa por não emitir uma licença de casamento a um casal gay porque isso, alegou, ofendia a religião dela.

A afirmação de Francisco significa, na prática, uma afronta ao Estado laico, do qual funcionários, como Kim, são meros representantes.

Como os Estados Unidos, no caso, são um Estado democrático laico, e não teocrático, os funcionários têm de simplesmente cumprir a lei, independentemente de sua convicção religiosa ou da orientação de seu líder religioso.

Quem não quiser se submeter a isso que peça demissão ou nem sequer se empregue no serviço público.

No entendimento do papa, “a objeção de consciência deve estar em toda estrutura jurídica porque é um direito".

Mas no caso americano a “objeção de consciência” não faz parte da “estrutura jurídica”. Logo, Francisco pode ser acusado de estimular a sabotagem do direito que contempla a laicidade de Estado.

No mais, aplicando-se a orientação do papa também aos não católicos, servidores muçulmanos, por exemplo, poderão suspender seu atendimento ao público nos horários de suas orações ou se recusar a falar com mulheres sem o véu.

Francisco, como é de se esperar de um papa, tem feito afirmações (genéricas) de bom senso, mas às vezes, como agora, ele escorrega feio.

Com informação das agências.





Pais podem bater nos filhos, só não não rosto, afirma papa

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Nos EUA, a violência extremista de direita é mais frequente e mortal que a de esquerda, mostram estudos