Pular para o conteúdo principal

Igreja de Maconha de Indiana obtém isenção de impostos



Levin disse que
Igreja não reverencia
nenhum deus
A Receita Federal dos Estados Unidos concedeu isenção de impostos à Primeira Igreja de Indiana de Cannabis, colocando-a assim no mesmo patamar de outras igrejas que possuem o privilégio fiscal.

A nova igreja, como sugere seu nome, usa a maconha em seus rituais de sacramento, embora no Estado de Indiana seja proibido o consumo dessa erva.

A carta que Bill Levin (foto), fundador da igreja, recebeu da Receita com data de 21 de maio de 2015 diz: “Temos o prazer de informar que, após exame do seu pedido, determinamos que estão isentos de imposto de renda federal."

Isso significa que a Igreja de Cannabis se tornou juridicamente uma instituição de caridade, fazendo jus, em consequência, a benefícios como dedução do imposto federal sobre contribuições financeiras e doações.

Levin disse ter ficado surpreso com a rapidez com que a Receita concedeu a isenção, em 30 dias a partir da data do protocolo do pedido. De acordo com informação do site da Receita, o prazo é de até 180 dias.

“Deve ter sido resultado do poder do amor”, disse.

A isenção entra em vigor no dia 1º de julho.

Até lá, Levin vai ter de providenciar uma sede para a igreja, que tem em conta bancária mais de US$ 11 mil que obteve em uma campanha de arrecadação de fundos feita nos últimos meses.

Ele está à procura de um local que caiba pelo menos 1.000 pessoas. Disse que o primeiro culto começará a ser celebrado no primeiro minuto em que estiver valendo a isenção fiscal.

Na internet, há pessoas que lamentam a concessão do status de “igreja verdadeira” à Cannabis porque, para elas, trata-se do uso de uma brecha na legislação para legitimar o consumo de um entorpecente.

Levin contestou essas críticas dizendo que fundou a igreja com base em “princípios universais de amor, respeito, igualdade e compaixão”.

Jon Sturgill, advogado da Cannabis, disse em uma recente entrevista ao MSNBC que a nova igreja merece o mesmo benefício fiscal e proteção constitucional que, por exemplo, o catolicismo, cujos fiéis (incluindo as crianças) tomam bebida alcoólica, o vinho.

Levin associou a Igreja de Cannabis a movimentos religiosos como os da Jamaica, que usam a maconha como sacramento.

Mas explicou que, diferentemente das tradicionais religiões rastafáris, a sua igreja não prega a fé em uma divindade, mas no culto à saúde do corpo.

“A Igreja Cannabis não tem nada a ver com um deus”, disse ele ao site Huffington Post.

Explicou que a sua igreja reverencia o poder que a maconha tem de curar os danos causados por alimentos industrializados e bebidas excessivamente adocicadas.

No Brasil, igrejas do Santo Daime fazem uso do chá de ayahuasca, que é tão controvertido quanto à maconha porque tem efeito alucinógeno. Esse consumo é permitido por lei, mas só durante rituais.

Com informações do Huffington Poste de outras fontes.


Maconha poderia ser permitida em cultos, admite ministro do STF

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia