Pular para o conteúdo principal

Manual do Estado Islâmico diz como ser jihadista no Ocidente



O Estado Islâmico pôs em circulação na internet um manual em inglês fluente com instruções sobre como ser um jihadista no Ocidente. Em 70 páginas, ensina a construir bombas caseiras, obter dinheiro para financiar atentados, levar vida dupla e a se disfarçar.

Texto recomenda
 filmes Bourne como
  parte do treinamento
 
Em árabe, “jihadista” vem de “jihad”, que significa luta consigo mesmo ou contra outra pessoa, tendo Alá sempre como referência. Mais recentemente a palavra “jihadista” passou a ser usada mais com a acepção de uma guerra pela fé contra os infiéis.
O manual “Como sobreviver no Ocidente”, cujo autor é identificado no prefácio como uma pessoa que “estuda o jihad global a mais de 10 anos”, orienta os simpatizantes do Estado Islâmico a não usarem roupas de muçulmanos nem barba, a ter lentes coloridas de contatos para confundir eventuais testemunhas e não adotar nome árabe. Cita um exemplo: “Em vez de “Al” use Adam".

Há recomendação para que as mulheres usem hijab (véu) coloridos em vez de preto.

O manual designa esses simpatizantes como “convertidos brancos secretos em serviços especiais”. Rejeita a expressão “lobo solitário”.

Orienta esses convertidos ao islamismo a ter relacionamento com “pessoas decentes” que estão insatisfeitas com os seus governos, de modo a lhes oferecerem “apoio e orientação na vida”.

“Se essas pessoas se abrirem, você pode lhes falar sobre o Islã. Mas você vai passar somente a informação necessária.”

O manual contém uma pitada do glamour hollywoodiano. Sugere aos simpatizantes que assistam aos filmes da franquia Bourne, interpretado por Matt Damon, como parte da preparação do treinamento para atentados. Afirma que os jihadistas devem fazer de tudo para não serem pegos pela polícia.

Os jihadistas secretos têm de serem mestres do disfarce, diz. “Se forem mulheres, elas podem usar maquiagem que possa fazer seu rosto parecer mais gordo ou mais magro.”

Homens devem usar cavanhaque e/ou bigode falso.

A preparação física deve ser feita pela manhã com corridas em parques públicos, e não dentro de casa ou em montanhas. “Se você se exercitar na parede de seu quintal, seu vizinho pode achar que está fazendo algo suspeito e denunciá-lo à polícia. Evite ao máximo chamar a atenção para si mesmo.”

Tiro ao alvo deve ser feito com armas de brinquedo, principalmente com aqueles que mancham as “vítimas” com tinta. Para não desperta a atenção, recomenda a compra desses brinquedos por crianças.

“Praticar o game Call of Duty dá conhecimento sobre as técnicas utilizadas na guerra em diferentes terrenos.”

Incentiva a aplicação de fraudes e golpes online para levantar fundos que financiem os atentados.

“Em casos de necessidade e de sobrevivência, os muçulmanos estão autorizados a obter dinheiro de formas normalmente não permitidas [pelo Corão]."

"Se é um especialista em fraude de cartão de crédito, Paypal, Ebay, phishing, pirataria, ou se conhece segredos de uma grande empresa, você pode tirar proveito dessas habilidades."

Também prega aos simpatizantes a reivindicação de benefícios extras oficiais, a quem puder fazer isso, e dar calote nos impostos.

Diz que o acesso à internet para se informar sobre o Estado Islâmico deve ser com moderação, usando sempre o navegador TOR, que é mais seguro. Sugere como fonte de notícias o Al-Jazerra.

Encoraja os simpatizantes a tomar empréstimos que “nunca serão pagos”. Os jihadistas poderão usar esse dinheiro para fugir e se instalarem em territórios dominados pelo Estado Islâmico, embora isso não seja fácil.

Em 10 páginas, fornece instruções como montar carro-bomba e bomba caseira tendo como detonador celular. Na lista de artefatos há frascos cheios de pregos, panelas de pressão, bombas de gás e airbag em forno microonda.

Como prática, sugere a montagem de bombas em pequena escala para minimizar os efeitos de erros.

Os atentados devem ser feitos preferencialmente em datas simbólicas e em locais como sinagogas e gasodutos, diz. Eles devem ser contra os “verdadeiros inimigos”, que são aqueles que insultam o Islã ou os muçulmanos.

O manual tenta tranquilizar de forma curiosa o jihadista do Ocidente, dizendo que quem for para a ofensiva aprenderá de um jeito ou de outro como agir e provavelmente não pegará prisão de longo prazo, porque será agraciado com o martírio.

Com informações das agências.



Estado Islâmico estaria recrutando brasileiros

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Registro de 'trigamia' é 'putaria', afirma psicóloga cristã

Marisa Lobo disse que, ao saber do caso, desejou a volta logo de Jesus A psicóloga Marisa Lobo (foto) ficou indignada com o registro de um contrato por um cartório de Tupã (SP) onde duas mulheres e um homem declaram ter envolvimento emocional entre si, vivendo sob o mesmo teto há três anos. Para a “psicóloga cristã”, como ela se apresenta, o nome dessa união é “orgia” e o que o cartório legalizou foi uma “putaria”. Ela disse ter usado essa palavra para se “fazer entender sem falsos moralismos”. De acordo com o cartório, o trio oficializou a sua união, estabelecendo as mesmas regras de um casamento tradicional, para garantir os direitos de cada um deles e dos filhos, como o de herança. Um deles foi nomeado como administrador dos bens. Lobo escreveu que, quando tomou conhecimento dessa “trigamia”, teve vontade de pedir “Jesus, volte logo”, porque se lembrou da decadência moral de Sodoma e Gomorra. “Como membro da sociedade estou chocada, como profissional e militante...