Pular para o conteúdo principal

Médico não entende quem tem saúde mental possa ser ateu

Médico fere a ética e
manifesta preconceito
e intolerância
O médico Jacinto Flecha publicou um artigo no Diário da Manhã, de Goiás, afirmando que, para quem, como ele, “nasceu em família católica e passou toda a vida em meios católicos, é difícil compreender que pessoas mentalmente sadias não acreditem na existência de Deus”.

A afirmação, além de ser preconceituosa contra os ateus, fere o código de ética dos profissionais de medicina.

Ele escreveu, também, que muitos dos ateus adoram o demônio. “São ateus porque não querem prestar culto a Deus, mas aderem às piores abominações para cultuar esse outro ‘deus’”.

Com isso, Flecha mostrou ser portador de ignorância ou, o que é mais provável, de má-fé, porque não há ateu que reverencie o diabo simplesmente porque ele não acredita em seres sobrenaturais, tidos pelos religiosos como do mal ou do bem, sejam o que forem.

O ateu que se assina como Epaminondas escreveu no espaço de comentários de leitores do site do jornal que o artigo de Flecha é um exemplo do sectarismo religioso. “Na tese do autor, existem quem acredita em Deus e "o resto". Neste balaio, mete-se ateus, satanistas, hindus, islâmicos e torcedores do Atlético.”

Ele explicou a Flecha que ateus não acreditam em saci, unicórnios, minotauro, sereia, papai Noel e seres mitológicos abraâmicos.

“E se não damos bolas para a mitologia abraâmica, acontece uma coisa muito bacana: também não acreditamos no demônio. Para ateus, uma "missa negra" tem o mesmo sentido e eficácia de uma "missa branca". Ou azul. Ou grená.”

Com ironia, Epaminondas escreveu ser curioso que “pessoas mentalmente sadias”, na expressão do próprio Flecha, possam não entender que a “existência do diabo só se dá através de crença em deus. A doutrina que prega que ambos existam é a mesma”.

O leitor concluiu: “Criado numa família cristã, o autor não deve ter conhecido muitos ateus na vida. Senão saberia que ao invés de ir em missas negras, aos sábados à meia noite, ou estamos num boteco ou dormindo”.

Walter Costa, outro leitor, afirmou que o autor cometeu crime de intolerância religiosa contra os ateus, por lhes imputar a pecha de maus e adoradores do mal. "Vou enviar o texto [de Jacinto Flecha] para as autoridades, de modo que elas possam se manifestar e o processar."

O artigo de Flecha foi publicado originalmente no blog Agência Boa Imprensa, que, pelo que dá para se concluir de seu conteúdo, se dedica a divulgar o ponto de vista dos radicais de direita da Igreja Católica.




Ateu sofre preconceito igual ao gay dos anos 50, diz filósofo

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes