Pular para o conteúdo principal

Atentado na Dinamarca mata um durante homenagem a Charlie

das agências

Cartunista do Maomé com
corpo de cachorro saiu ileso
Um atentado terrorista deixou uma pessoa morta e três policiais feridos neste sábado (14), no centro cultural Krudttønden, em Copenhague, na Dinamarca. As informações são da polícia dinamarquesa.

O ataque ocorreu durante um seminário sobre "Arte, blasfêmia e liberdade", promovido em em homenagem às vítimas do jornal francês satírico Charlie Hebdo e ao cartunista sueco Lars Vilks, cujos desenhos de Maomé revoltaram muitos muçulmanos. Segundo informações da agência de notícias sueca 'Ritzau', o cartunista não teria sido atingido.

Assim que os primeiros tiros foram disparados, Vilks foi evacuado do local e num primeiro momento colocado no câmara fria do centro cultural. Dois seguranças que faziam sua proteção foram atingidos. O cartunista está sob proteção policial desde 2007, quando publicou charges satirizando Maomé como um cachorro.

Segundo informações da polícia, o tiroteio começou por volta das 15h30 (12h30 horário de Brasília). Dois homens, que não tiveram o nome divulgado, chegaram ao local a bordo de carro preto, modelo Polo, da marca Volkswagen. Mascarados, um deles teria ficado do lado de fora e outro entrado no local.

O terrorista, entretanto, não conseguiu atingir a sala onde acontecia o evento, já que foi barrado pelo detector de metais. Por conta disso, ele começou a atirar e os policiais presentes revidaram. Segundo testemunhas, mais de 40 tiros foram disparados do lado de fora do café.

O tiroteio aconteceu no momento que embaixador francês na Dinamarca, Francois Zimeray, que estava presente ao evento, discursava. Zimeray postou uma mensagem no Twitter momentos após o ocorrido. "Ainda vivo e no salão", escreveu.

Os dois atiradores fugiram após o atentado. De acordo com a polícia dinamarquesa, um dos suspeitos teria entre 25 e 30 anos, 1,85m, corpo atlético e aparência de árabe, pele clara e cabelos lisos. O carro utilizado na fuga foi encontrado abandonado no mesmo bairro onde aconteceu o ataque.

Desde 2007 Vilks conta
com segurança da polícia
"Eles atiraram do lado de fora. Era a mesma intenção que Charlie Hebdo, mas eles não conseguiram entrar", afirmou Zimeray. "Eu diria que foram ao menos 50 tiros e os policiais aqui dizem que foram 200. As balas passavam através das portas e todo mundo se jogou no chão. Eu consegui me esconder em uma sala", acrescentou.

Em comunicado oficial, o presidente da França, François Hollande, condenou o ataque e prestou solidariedade a primeira-ministra da Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt.

Lars Vilks causou controvérsia em 2007 ao publicar charges satirizando Maomé no corpo de um cachorro, provocando protestos de muçulmanos e de grupos extremistas. Os muçulmanos não gostam de animais domésticos, pois acreditam que o diabo vive neles.

Desde 2010, o desenhista tem recebido ameaças de morte e vivido sob forte esquema de segurança. "Eu considero que era claramente um ataque contra Lars Vilks", declarou Helle Merete Brix, uma das organizadoras do debate.

Com texto final do Correio 24 Horas.





Charlie Hebdo diz ser jornal ateu e põe de novo Maomé na capa


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus