Pular para o conteúdo principal

Sociedade livre pode ironizar religião, afirma Cameron

Cameron discordou
do papa Francisco
O primeiro-ministro britânico, David Cameron (foto), discordou do papa ao dizer que uma sociedade livre tem o direito de ironizar a religião. Para Francisco, a liberdade de expressão tem limites. 

“Acho que em uma sociedade livre existe o direito de ser ofensivo com a religião dos outros”, disse Cameron. “Sou cristão. Se alguém diz algo ofensivo sobre Jesus, poderia considerá-lo ofensivo, mas em uma sociedade livre não tenho o direito de libertar a minha vingança sobre essa pessoa.”

Quando estive em Washington com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o primeiro-ministro afirmou que o seu trabalho é “fazer cumprir a lei” e não dizer a um jornal o que pode publicar.

Na quinta-feira, o papa Francisco defendeu que a liberdade de expressão é um direito fundamental, que não permite "insultos à fé dos outros". Francisco acrescentou que "matar em nome de Deus é uma aberração".

"Não podemos provocar, não podemos insultar a fé dos outros, não podemos ridicularizá-la", disse o papa aos jornalistas a bordo do avião que o levava de Colombo para Manila. A liberdade de expressão deve "exercer-se sem ofender", disse o papa.

“Todos têm não apenas a liberdade, o direito, como também a obrigação de dizer o que pensam para ajudar o bem comum. É legítimo usar essa liberdade, mas sem ofender", afirmou Francisco a menos de dez dias do atentado no jornal parisiense Charlie Hebdo, que matou quatro chargistas.

Com informação das agências.





Papa afirma que dá murro em quem falar mal da mãe dele


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas