Pular para o conteúdo principal

Charlie Hebdo diz ser jornal ateu e põe de novo Maomé na capa

Jornal fez Maomé soltar
uma lágrima pelos mortos
O principal editorial da edição desta quarta-feira (14) do Charlie Hebdo diz que é um jornal ateu que, nos últimos dias, “fez mais milagres do que todos os santos e profetas juntos”, referindo às manifestações na França em defesa da liberdade de imprensa.

“O que mais nos dá orgulho é que vocês têm nas mãos o jornal que sempre fizemos”, afirma.

A edição tem três milhões de exemplares e há versões em seis idiomas, incluindo o árabe e o turco. Ela foi feita pelos “sobreviventes” do jornal.

No dia 7 de janeiro dois islâmicos invadiram a sede do Charlie e mataram quatro cartunistas, em um atentado que no total tirou a vida de 12 pessoas.

Para os fanáticos religiosos, tratou-se de uma “vingança” pelas charges que o jornal publicou de Maomé.

Nesta edição, Maomé reapareceu na capa do jornal. O profeta está soltando uma lágrima e o cartaz que segura diz: “Eu sou Charlie” — afirmação que, nestes dias, se tornou sinônimo de resistência aos ataques islâmicos contra a liberdade de imprensa.

Acima da charge, o jornal escreveu: “Tudo é perdoado” (Tout est pardonne).
Renald Luzier, o Luz, o “sobrevivente” que desenhou essa charge, fez questão de afirmar que “sim, é Maomé”, na capa. Disse ter chorado muito após ter feito o desenho.

Shawqi Allam, principal clérigo muçulmano do Egito, afirmou que a nova charge é uma provocação que vai incitar o ódio na França e ao redor do mundo.

Gerard Biaf, o novo editor-chefe do jornal, afirmou que houve um esforço para, nesta edição, não houvesse um tom marcadamente necrológico. “A ideia é fazer rir.”

Nas duas primeiras páginas o jornal republica desenhos dos chargistas assassinados. Há ainda uma famosa freira francesa falando sobre sexo oral.

Há também uma charge mostrando um cristão, um muçulmano e um judeu dividindo o mundo.

Veja a íntegra em francês da edição do jornal.

Com informação do Charlie Hebdo e das agências e ilustração de divulgação.





Morte de humoristas agradou a alguns no Brasil, diz Porchat


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso

Documentário relata abusos sexuais do autor dos mosaicos do Santuário de Aparecida