Pular para o conteúdo principal

Bispo critica Apple e Face por pagar congelamento de óvulos

por Christa Pongratz-Lippitt
para The Tablet 

Face e Apple gastam US$ 12 mil e, por ano, mais
 US$ 4 mil para congelar óvulos de funcionárias
As ofertas das gigantes da internet Apple e Facebook de pagar pelo congelamento de óvulos de funcionárias de forma que elas possam se focar em suas carreiras foram duramente criticadas pelos bispos alemães.

O cardeal Reinhard Marx, presidente da Conferência dos Bispos da Alemanha, disse que adiar o nascimento de filhos por propósitos profissionais via congelamento de óvulos não tem nada a ver com a liberdade individual. Falou que se trata de embutir o nascimento dos filhos no processo econômico e tornar possível a produção deles “no último instante”.

Dom Heiner Koch, bispo da Diocese de Dresden-Meissen, responsável pelos assuntos da família na Conferência dos Bispos, disse que oferecer às mulheres a possibilidade de adiar a concepção de filhos desta forma sinalizou que estes são de uma importância secundária em relação aos requisitos profissionais e que uma carreira e uma família não são compatíveis – um sinal que, segundo ele, estava “totalmente errado”.

Dom Anton Losinger, bispo auxiliar da Diocese de Augsburg e membro do Conselho Alemão de Ética, falou que tais propostas somente servem para o objetivo de “maximizar o mercado de trabalho e os lucros econômicos”. Serão as mulheres que, mais tarde, vão suportar os riscos e carregar o fardo dos procedimentos médicos, alertou.

É inaceitável, continuou Losinger, que o desejo de uma mulher em ter filhos esteja subordinado a otimizar os lucros econômicos de um negócio.

O padre Karl Jüsten, chefe da secretaria dos bispos para as relações com o governo alemão, afirmou que dar às mulheres a opção de congelar seus óvulos levaria a uma fertilização in vitro, o que é proibido pela Igreja.

“O congelamento de óvulos não vai fazer ter uma família ser algo mais compatível com uma carreira profissional. Pelo contrário, esta prática despoja a família da vida diária de trabalho. Em vez de incentivar as funcionárias a adiar a gravidez, os empregadores deveriam acolher a ideia de conceber crianças”, disse Stefan Becker, presidente da Associação Alemã da Família Católica.

Desde o início deste ano, o Facebook pagou a funcionárias nos EUA até 20 mil dólares para congelar os seus óvulos, e a Apple quer seguir o exemplo a partir de janeiro de 2015.






Países de única religião discriminam minorias, diz ONU
março de 2012


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes