Pular para o conteúdo principal

David Gilmour expressou seu ateísmo na música 'The Heaven'



Por ocasião de seus 60 anos, em 2006, David Gilmour (foto) afirmou à edição de 31 de março daquele ano do The Chicago Tribune que tinha tomado consciência de que a vida que lhe resta é bem menor do que aquela que já tinha vivido. Até porque, explicou, não acredita em vida após a morte. “Sou ateu e estou resignado com a vida que venho tendo.”

Líder da Pink Floyd
 disse que o paraíso
 terrestre já é o suficiente
David Jon Gilmour, guitarrista, vocalista e compositor da lendária banda de rock progressista Pink Floyd, nasceu no dia 6 de março de 1946 em Cambridge,na Grã-Bretanha. Douglas, seu pai, foi professor de Zoologia na Universidade de Cambrige, e Sylvia, sua mãe, era professora.

O próprio David tem formação acadêmica. É doutor em arte. Ele tem oito filhos — quatro com a sua primeira mulher e quatro com a segunda e atual.

Gilmour conheceu Roger "Syd" Barrett (1946-2006) enquanto cresciam juntos em Cambridge. Os dois tocavam guitarra no Colégio Cambridgeshire de Artes e Tecnologia.

Syd Barrett foi o fundador da Pink Floyd em 1965, mas Gilmour só entrou na banda dois anos depois, em 1967. No ano seguinte, Syd teve de sair da banda por causa do excesso de drogas. Ele deveria passar uma temporada longa da banda, mas nunca voltou. Como guitarrista, Gilmour assumiu o lugar de Syd, este, aliás, aprendeu a tocar o instrumento com velho amigo.

O líder da banda passou a ser o baixista e vocalista Roger Waters, acusado pelo tecladista e compositor Richard “Rick” William Wright de ser ditador e de valorizar excessivamente o vocal, e não o instrumental, diferentemente da proposta de Syd. Ainda assim, na “era Waters”, a banda teve grandes sucessos.

O próprio Gilmour acabou se desentendendo com Waters, que saiu da banda dizendo que ninguém mais usaria o nome da banda. Houve uma disputa na Justiça, que garantiu a Gilmour, Wright e o baterista Nick Nason dar continuidade ao Pink Floyd. Assim, em 1985, o líder da banda passou a ser Gilmour.

Sob seu comando, Pink Floyd produziu os álbuns "A Momentary Lapse of Reason" (1985), "The Division Bell" (1994) e "Pulse" (1995). Pink Floyd ganhou um Grammy de um instrumental chamado "Marooned", composta por Gilmour e Richard Wright, do álbum de 1994. 

Em 2014, lançou o último álbum do Pink Floyd, 'The Endless River”, o primeiro inédito após 20 anos. Trata-se de 18 músicas, na maior parte instrumental, que até então não tinha sido aproveitadas pela banda. Waters não teve nenhuma participação nesse álbum.

Antes, em 1973, no álbum "The Dark Side of the Moon”o talento de guitarrista e de vocal de Gilmour já tinha chamada a atenção dos fãs e da crítica. Ele tem álbuns solos que fizeram sucesso, como "On An Island" (2006).

Entre outros prêmios, em 2005 ele recebeu o título de Comandante da Ordem do Império Britânico, por suas músicas e atividades filantrópicas. Gilmour mora em um barco. Ele vendeu a sua mansão em Londres para dar o dinheiro a uma entidade que cuida de sem tetos.

O jornalista Nigel Farndale, que o entrevistou para a edição de 28 de maio de 2006 do Telegraph, descreveu Gilmour como tímido e amigável, mas também taciturno — quase introvertido.

Na entrevista, o próprio Gilmour admitiu não ser muito articulado e que é a sua guitarra que fala por ele.

Farndale escreveu que música "This Heaven", a sexta faixa do álbum solo "On An Island" (lançado no dia em que o músico completou 60 anos), “reflete o ateísmo de Guilmour. Ele comemora na música as virtudes de viver cada momento e demonstra que aceita sem traumas a sua mortalidade.

Em trecho diz: “Este paraíso terrestre é o suficiente para mim”.

This Heaven



This Heaven
Esse paraiso


All the pieces fall into place when we walk these fields
Todas as peças se encaixam quando você caminha nesses campos
And I reach out and touch your face
E eu te alcanço para tocar seu rosto
This earthly haven is enough for me
Esse paraiso terrestre é o suficiente para mim


So break the bread and pour the wine
Então parta o pão e sirva o vinho
I need no blessings but I'm counting mine
Eu não preciso de benção mas conto com a minha
Life is much more than money buys
A vida é muito mais do que o dinheiro possa comprar
When I see the faith in my children's eyes
Quando vejo a fé nos olhos de meus filhos


I've felt the power in a holy place
Eu senti o poder em um local sagrado
Wished for comfort when in need
E desejei por conforto quando precisava
Now I'm here in a state of grace
Agora estou aqui num estado de graça
This earthly heaven is enough for me
Esse paraíso terrestre é o suficiente para mim


So break the bread and pour the wine
Então parta o pão e sirva o vinho
I need no blessings but I'm counting mine
Eu não preciso de benção mas conto com a minha
Life is much more than money buys
A vida é muito mais do que o dinheiro possa comprar
When I see the faith in my children's eyes
Quando vejo a fé nos olhos de meus filhos

Com informação do site de David Gilmour, The Chicago Tribune e Telegraph, entre outras fontes. As imagens são do Youtube e a foto de divulgação. Tradução da música do site Vagalume.



Chico Buarque: 'Simplesmente perdi a fé'

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz