Pular para o conteúdo principal

David Gilmour expressou seu ateísmo na música 'The Heaven'

A descrença em deuses do líder da banda Pink  Floyd se reflete em algumas de suas músicas


Por ocasião de seus 60 anos, em 2006, David Gilmour afirmou à edição de 31 de março daquele ano do The Chicago Tribune que havia tomado consciência de que a vida que lhe resta é bem menor do que aquela que já tinha vivido. Até porque, explicou, não acredita em vida após a morte. “Sou ateu e estou resignado com a vida que venho tendo.”

David Jon Gilmour, guitarrista, vocalista e compositor da lendária banda de rock progressista Pink Floyd, nasceu no dia 6 de março de 1946 em Cambridge, na Grã-Bretanha. Douglas, seu pai, foi professor de Zoologia na Universidade de Cambrige, e Sylvia, sua mãe, era professora.

O próprio David tem formação acadêmica. É doutor em arte. Ele tem oito filhos — quatro com a sua primeira mulher e quatro com a segunda e atual.

Gilmour conheceu Roger “Syd” Barrett (1946-2006) enquanto cresciam juntos em Cambridge. Os dois tocavam guitarra no Colégio Cambridgeshire de Artes e Tecnologia.


“Estou aqui
em estado de
graça; este
paraíso
terrestre é
o suficiente
para mim”

Syd Barrett foi o fundador da Pink Floyd em 1965, mas Gilmour só entrou na banda dois anos depois, em 1967. No ano seguinte, Syd teve de sair da banda por causa do excesso de drogas. Ele deveria passar uma temporada longa da banda, mas nunca voltou. Como guitarrista, Gilmour assumiu o lugar de Syd, este, aliás, aprendeu a tocar o instrumento com velho amigo.

O líder da banda passou a ser o baixista e vocalista Roger Waters, acusado pelo tecladista e compositor Richard “Rick” William Wright de ser ditador e de valorizar excessivamente o vocal, e não o instrumental, diferentemente da proposta de Syd. Ainda assim, na “era Waters”, a banda teve grandes sucessos.

O próprio Gilmour acabou se desentendendo com Waters, que saiu da banda dizendo que ninguém mais usaria o nome da banda. Houve uma disputa na Justiça, que garantiu a Gilmour, Wright e o baterista Nick Nason dar continuidade ao Pink Floyd. Assim, em 1985, o líder da banda passou a ser Gilmour.

Sob seu comando, Pink Floyd produziu os álbuns “A Momentary Lapse of Reason” (1985), “The Division Bell” (1994) e “Pulse” (1995). Pink Floyd ganhou um Grammy de um instrumental chamado “Marooned”, composta por Gilmour e Richard Wright, do álbum de 1994.

Em 2014, lançou o último álbum do Pink Floyd, 'The Endless River”, o primeiro inédito após 20 anos. Trata-se de 18 músicas, na maior parte instrumental, que até então não havia sido aproveitadas pela banda. Waters não teve nenhuma participação nesse álbum.

Antes, em 1973, no álbum “The Dark Side of the Moon”o talento de guitarrista e de vocal de Gilmour já tinha chamada a atenção dos fãs e da crítica. Ele tem álbuns solos que fizeram sucesso, como “On An Island” (2006).

Entre outros prêmios, em 2005 ele recebeu o título de Comandante da Ordem do Império Britânico, por suas músicas e atividades filantrópicas. Gilmour mora em um barco. Ele vendeu a sua mansão em Londres para dar o dinheiro a uma entidade que cuida de sem tetos.

O jornalista Nigel Farndale, que o entrevistou para a edição de 28 de maio de 2006 do Telegraph, descreveu Gilmour como tímido e amigável, mas também taciturno — quase introvertido.

Na entrevista, o próprio Gilmour admitiu não ser muito articulado e que é a sua guitarra que fala por ele.

Farndale escreveu que música “This Heaven”, a sexta faixa do álbum solo “On An Island” (lançado no dia em que o músico completou 60 anos), “reflete o ateísmo de Gilmour. Ele comemora na música as virtudes de viver cada momento e demonstra que aceita sem traumas a sua mortalidade.

Em trecho diz: “Este paraíso terrestre é o suficiente para mim”.

This Heaven



This Heaven
Esse paraíso


All the pieces fall into place when we walk these fields
Todas as peças se encaixam quando você caminha nesses campos
And I reach out and touch your face
E eu te alcanço para tocar seu rosto
This earthly haven is enough for me
Esse paraíso terrestre é o suficiente para mim


So break the bread and pour the wine
Então parta o pão e sirva o vinho
I need no blessings but I'm counting mine
Eu não preciso de benção, mas conto com a minha
Life is much more than money buys
A vida é muito mais do que o dinheiro possa comprar
When I see the faith in my children's eyes
Quando vejo a fé nos olhos de meus filhos


I've felt the power in a holy place
Eu senti o poder em um local sagrado
Wished for comfort when in need
E desejei por conforto quando precisava
Now I'm here in a state of grace
Agora estou aqui num estado de graça
This earthly heaven is enough for me
Esse paraíso terrestre é o suficiente para mim


So break the bread and pour the wine
Então parta o pão e sirva o vinho
I need no blessings but I'm counting mine
Eu não preciso de benção, mas conto com a minha
Life is much more than money buys
A vida é muito mais do que o dinheiro possa comprar
When I see the faith in my children's eyes
Quando vejo a fé nos olhos de meus filhos

> Com informação do site de David Gilmour, The Chicago Tribune e Telegraph, entre outras fontes. As imagens são do Youtube e a foto de divulgação. Tradução da música do site Vagalume.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...