Pular para o conteúdo principal

Mata Atlântica e suicídio de escrava impressionaram Darwin

Naturalista da teoria da evolução passou por Maricá em abril de 1832
do site Maricá Info

O naturalista inglês Charles Darvin, autor da revolucionária teoria da evolução das espécies, passou pelo local onde hoje é a cidade de Maricá (RJ) no dia 8 de abril de 1832, quando, após percorrer a região de Praia Grande, atual Niterói, parou para o almoço por volta das 12h em “Ithacaia”, na Fazenda Itaocaia, tombada em 2013 pela Prefeitura Municipal.

Lá, aquele que seria um dos principais cientistas da história, presenciou a morte de uma escrava que se suicidou pulando da Pedra de Itaocaia após ter jogado a filha do fazendeiro no tacho de melado, por vingança e ciúme.

Após o almoço na fazenda, fundada pelos monges beneditinos no século XVIII, Darwin passou pela região de Itaipuaçu e pela Restinga de Maricá, pesquisando a biodiversidade da Mata Atlântica.

Darwin tinha 22 ano — era desconhecido. Ele tinha partido numa viagem ao redor do mundo que duraria cinco anos a bordo do navio H. M. S. Beagle, numa aventura que mudou a história da ciência e da humanidade. Segundo estudiosos, a passagem de Darwin por Maricá teve inigualável importância para a criação da Teoria da Evolução das Espécies.

“Toda a teoria da evolução se inicia no Rio de Janeiro. É aqui que ele começa a despertar, onde acontece o seu primeiro contato com a biodiversidade da Mata Atlântica”, afirma Evandro Sathler, coordenador do Caminho Darwin, localizado no Parque Estadual da Serra da Tirica, que corta as cidades de Niterói e Maricá. Trata-se de um projeto que busca revitalizar o percurso por onde Darwin andou, em 1832.

O impacto causado pela trilha na Serra da Tiririca não é um exagero de Evandro. Faz parte dos relatos do próprio Darwin: “Depois de passarmos por alguns campos cultivados, entramos numa floresta cuja magnificência não podia ser superada”. 

Para as professoras da Universidade Federal Fluminense (UFF), Martha Abreu e Sandra Escovedo Selles, “a descrição da Serra da Tiririca é explícita”. Com a ajuda de mapas do século 19 e da leitura dos diários de Darwin elas conseguiram localizar, em 2000, o caminho dentro do Parque por onde o naturalista passou.

O naturalista inglês catalogou um número enorme de espécimes na Restinga de Maricá, muitos dos quais novos para a ciência. Isso estabeleceu a sua reputação e fez dele um dos precursores do campo da ecologia, em especial a biocenose, ao ressaltar a importância da relação de vida em comum dos seres que habitam determinada região.

As beachrocks (rochas de praia) de Jaconé foram descritas por Charles Darwin no dia 9 de abril de 1832, um dia após passar pela Serra da Tiririca. São rochas formadas pela cimentação de sedimentos que possuem grande importância para a história do planeta, tendo vestígios do homem de aproximadamente 4.000 anos.

De acordo com estudo feito por docentes da UFRJ e da UFF, publicado na Revista Brasileira de Geociências, o local é descrito como de inegável o enquadramento destas rochas como patrimônio geológico, seja pela sua importância histórica e cultural, seja pelas suas informações geológicas. 

Tal estudo conclui que o sítio das rochas tem importância internacional e valor científico, cultural, didático e ecológico.






1 bilhão de muçulmanos ignoram a evolução, diz estudo
abril de 2011


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso

Documentário relata abusos sexuais do autor dos mosaicos do Santuário de Aparecida