Pular para o conteúdo principal

1 bilhão de muçulmanos ignoram a evolução, afirma estudo


Prevalece a crença
 de que Deus fez o
 mundo como é hoje

Quase a totalidade de 1 bilhão de muçulmanos do mundo ignora a teoria da evolução das espécies e acredita que a atual configuração dos continentes é a mesma desde que Deus criou o mundo. 

Essa é a conclusão de um estudo de Salman Hameed, professor paquistanês radicado nos Estados Unidos, onde dá aula no Hampshire College.

Dos muçulmanos da Turquia, 20% afirmam que a teoria desenvolvida por Charles Darwin pode ser verdadeira. Trata-se, em relação a países, do maior índice apresentado pelo estudo. No Paquistão e Indonésia, por exemplo, a taxa de credibilidade da teoria é de 15% dos muçulmanos, caindo para menos de 10% no Egito.


Em países desenvolvidos onde os muçulmanos são minoria, como a França, Dinamarca e Japão, a credibilidade da teoria chega perto de 80%.  No ocidente, o mais baixo índice é apresentado pelos Estados Unidos: 40%.

O Brasil se destaca pela mescla da ciência com a religião:  de acordo com a Datafolha, 60% das pessoas acreditam na evolução, que teria tido uma "mãozinha" de Deus.

Hameed disse que, para a maioria dos islâmicos, a evolução é um conceito relativamente novo. Ele acredita que os muçulmanos com formação cultural mais abrangente possam a se interessar pela evolução, desde que não seja citado o nome do pai da teoria, Darwin, e muito menos que haja uma associação com o ateísmo.

Afirmou que, para a difusão da teoria  entre os muçulmanos, seria ruim se ela se tornasse um símbolo da modernidade.  “Devemos evitar que ela seja ligada a tudo que eles consideram ruim sobre o Ocidente, como uma cultura materialista."

Com informação da Folha de S.Paulo.


Faz 157 anos que Darwin publicou a Teoria da Evolução

Teoria de Darwin pode ajudar a desvendar mistérios dos cosmos




Experimento com bactérias mostra que evolução nunca para

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Humorista enfrentou a ira de crentes Chico Anysio  (foto) tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.