Pular para o conteúdo principal

Governo da Dinamarca proíbe abate por motivos religiosos



O ministro da Agricultura e Alimentos da Dinamarca, Dan Jørgensen, assinou regulamento proibindo abate de animais por motivos religiosos.

A partir de agora, todo abate será feito com atordoamento prévio do animal para evitar que ele sofra.

Chalaf é o nome da
 lâmina para abate
pelo dogma judeu
Pelo shechita e halal, método judaico e muçulmano de abate, respectivamente, o animal não pode estar anestesiado no momento de sua morte.

A medida foi repudiada pela comunidade de judeus. Jørgensen respondeu que “os direitos dos animais vêm antes da religião”, de acordo com a TV2 daquele país.

A Dinamarca tem uma população com elevado índice de ateus e agnósticos. Levando pesquisas com diferentes metodologia, o percentual de descrente varia de 43% a 80%.

O site da JWC (World Jewish Congress), que representa comunidades judaicas em mais de 100 países, informou que a decisão pouco afetará o consumo de carne kosher (abatida de acordo com dogmas religiosos), porque os judeus da Dinamarca importam há algum tipo esse tipo de alimento.

De qualquer maneira, líderes da comunidade judaica acusa a decisão de perseguição religiosa, a União Europeia aprova a produção de alimentos kosher.

Na Europa, o primeiro país a proibir o abate religioso foi a Polônia. Em 2013, o parlamento vetou o ritual diante do julgamento do Tribunal Constitucional de que o abate com dor é "incompatível com a legislação dos direitos dos animais".

Em 2012, o Brasil exportou 348.973 toneladas de “carne sagrada” para o Oriente Médio e norte da África e 15.248 para Israel. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior informou a exportação movimentou US$ 1,624 bilhão.

Com informação do World Jewish Congress, entre outras fontes.



Muçulmano diz que abate ‘prima pelo bem-estar’ do animal

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso

Documentário relata abusos sexuais do autor dos mosaicos do Santuário de Aparecida

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...