Pular para o conteúdo principal

Como Abraão pôde ter camelos se não estavam domesticados?


Domesticação do
animal se deu após
a época do profeta

Diz Gênesis 12:16: “E fez bem a Abraão por dela; e ele teve ovelhas, vacas, jumentos, servos e servas, jumentas e camelos”.

Esse é mais um trecho da Bíblia que não se sustenta, porque na época de Abraão os camelos ainda não tinham sido domesticados.


A questão é polêmica porque religiosos fundamentalistas — como não poderia ser diferente — continuam defendendo a posse de camelos por Abraão, dando crédito à versão de que o animal foi introduzido na Mesopotâmia na época do profeta, de acordo com que estaria registrado em escritas cuneiformes e selos.

Contudo, recentes descobertas de arqueólogos israelenses contêm evidências de que os camelos domesticados só foram introduzidos na “terra santa” no século IX AC, o que desabona a versão bíblica.

Yosef Ben, um desses arqueólogos, afirmou que foi possível determinar a data com a precisão de décadas em vez de séculos.


Disse que o aparecimento de camelos naquela localidade ocorreu de forma abrupta, talvez por intermédio de egípcios que faziam comércio nas rotas do Mediterrâneo.

No Velho Testamento, há duas outras referências a camelos.

Afirma Gênesis 24:10: “E o servo tomou dez camelos, dos camelos do seu senhor, e partiu, pois que todos os bens de seu senhor estavam em sua mão, e levantou-se e partiu para Mesopotâmia, para a cidade de Naor”. [Isso ocorreu pelo menos 100 anos depois do tempo do profeta].

Gênesis: 37:25 diz: “Depois assentaram-se a comer pão; e levantaram os seus olhos, e olharam, e eis que uma companhia de ismaelitas vinha de Gileade; e seus camelos traziam especiarias e bálsamo e mirra, e iam levá-los ao Egito”.

Nesta polêmica, ao menos existe algo inquestionável: domesticados ou não, os camelos já existiam em alguma parte do planeta (há provas disso), mas sobre Abrão inexiste qualquer indício de sua existência.

Com informação do News +, entre outras fontes.




Trechos bíblicos cuja existência crentes fingem desconhecer

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos