Pular para o conteúdo principal

Embora mais oprimida pela religião, mulher é mais devota

por Axel Bezerra Alves
ex-pastor batista e bacharel em teologia

Inquisição queimou
 mulheres sob a acusação
 de que eram bruxas
É um verdadeiro paradoxo esse. Em todas as religiões as mulheres são as maiores vítimas das doutrinas restritivas e são elas, exatamente, o grupo que mais enche os templos.

As duas principais religiões do mundo são extremamente machistas. O cristianismo, com sua raiz judaica, impõe a mulher as seguintes limitações: não tem acesso ao sacerdócio no catolicismo, limitando-se a condição de freiras. Entre os católicos ortodoxos, nem freira tem. Algumas igrejas evangélicas ou protestantes já aceitam ordenar pastoras e missionárias, mas os principais líderes são homens  os famosos "telepastores". 

Em algumas passagens bíblicas, o machismo chega ao paroxismo como nas cartas de Paulo em que ele simplesmente relega as mulheres a planos mais que inferiores. Chega ao cúmulo de ordenar o silêncio das mulheres que, se quiserem saber alguma coisa, perguntem aos seus maridos em casa.

Na maior denominação evangélica brasileira, a Assembleia de Deus, as mulheres não podem vestir calças, usar maquiagem ou mesmo ajeitar o cabelo, enquanto os homens andam como querem. Entre os muçulmanos, é evidente a submissão da mulher; é obrigada a dividir o marido com outras em silêncio, casa-se muito cedo, as vezes antes da puberdade. Podem ser apedrejadas em caso de adultério.

Mulheres muçulmanas são
vítimas de perversos dogmas
Por incrível que pareça, são elas mais fieis que os homens. Professores que tentam questionar a religião em sala de aula, enfrentam nas mulheres religiosas a maior resistência. Entre o público masculino essa resistência é menor.

As mulheres muçulmanas imigrantes na Europa chegam a entrar na justiça para usar o véu. Esse seria um bom assunto para estudos antropológicos e psicológicos.

No interior do Nordeste, é comum se dizer que religião é coisa de mulher, dada a frequência maior delas em cultos ou missas. Isso é notório.

A religião, como um todo, tem sido um dos piores tropeços na conquista dos direitos femininos em todas as épocas regiões. Pastores e padres se uniram para impedir o voto feminino, o trabalho fora do lar, descaradamente culpam as mulheres pelos estupros. A religião é condescendente com estupradores e pedófilos.

Espero que nossas companheiras de jornada tomem consciência disso e abandonem esse jugo.


Mulher é inferior em todas as religiões, diz feminista egípcia
março de 2011








Comentários

Do artigo:
" As mulheres muçulmanas imigrantes na Europa chegam a entrar na justiça para usar o véu. Esse seria um bom assunto para estudos antropológicos e psicológicos.
No interior do Nordeste, é comum se dizer que religião é coisa de mulher, dada a frequência maior delas em cultos ou missas. Isso é notório."

Há o experimento de obediência de Milgram e o de conformidade de Asch. Podem explicar muitas dessas coisas esquisitas. Assim como dissonância cognitiva e outros viezes cognitivos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Alunos evangélicos de escola de Manaus recusam trabalho de cultura africana

Sam Harris se defende de ataques do ex-amigo Elon Musk, 'um avatar do caos'

Cinco deuses filhos de virgens morrerm e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Filho de Jeová é cópia de deuses da antiguidade O relato bíblico da vida de Jesus Cristo é parecido com o de deuses de diversas culturas anteriores ao cristianismo. As coincidências são tantas que, para estudiosas, a explicação só pode ser uma: Jesus foi inventado por grupos de judeus com base nas divindades da antiguidade. Seguem cinco exemplos de deuses que serviram de modelos para construção de Jesus. 1. Hórus (3.100 a.C.) Hórus era o Deus do Céu no Egito Antigo. Estudiosos argumentam que ele foi o modelo mais consistente na qual se baseou a história de Jesus. Ele tinha 12 discípulos — um deles nasceu de uma virgem em uma caverna. Como Jesus, seu nascimento foi anunciado por uma estrela e três sábios. Hórus foi batizado quando tinha 30 anos por Anup, o batista, assim como Jesus foi por João Batista no Rio Jordão. O deus do Egito caminhou sobre as águas e ressuscitou um morto. Foi crucificado e voltou a viver no terceiro dia. 2. Buda (563 a.C.) Siddhartha ...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

PM ateu de Cuiabá acusa tenente-coronel evangélico de perseguição

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antig...

Suponho que ateus correm menos risco de doença mental. Eles não ouvem vozes do além

Como é possível Deus ter criado a existência se Ele já existia?

  Austin Cline , do About.com