Pular para o conteúdo principal

Ateus e agnósticos fazem parte do 'tecido cultural', diz Obama

Ateus dizem que Obama nada fez
contra preconceito aos não crentes
No Dia da Liberdade Religiosa nos Estados Unidos, 16 de janeiro, o presidente Barack Obama (foto) referiu-se aos ateus e agnósticos, dizendo que eles também fazem parte do “tecido cultural” do país.

Ele fez as referências no seguinte contexto: “Hoje, a América abraça as pessoas de todas as crenças e de convicções não religiosas. Somos cristãos e judeus, muçulmanos e hindus, budistas e sikhs, ateus e agnósticos. Nossa diversidade religiosa enriquece nosso tecido cultural [...]. O que nos torna americano é a nossa adesão aos ideais compartilhados — a liberdade, a igualdade, a justiça, e nosso direito como um povo para definir o nosso próprio curso”.

O Dia da Liberdade Religiosa começou a ser comemorado na Virginia em 1786 por iniciativa de Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos Estados Unidos (1801-1809) e desde sempre um defensor da separação entre o Estado e Igreja.

A primeira vez que Obama mencionou os não crentes foi no discurso de posse do seu primeiro mandato, em 2009. Disse: “Somos uma nação de cristãos e muçulmanos, judeus e hindus, e não crentes. Somos moldados por todas as línguas e culturas, trazidas de todos os confins da Terra”.

Na época, ateus americanos se entusiasmaram com a postura de Obama, mas logo ficaram decepcionados com o presidente porque praticamente ele nada fez para combater a discriminação aos não crentes e tampouco tomou alguma decisão para garantir de fato a laicidade do Estado, que está prevista na Constituição.

De lá para cá, Obama uma única vez afrontou os religiosos, mas foram os muçulmanos, que são minoria nos EUA, e não os cristãos.

Em 2012, o presidente descartou a possibilidade de censurar o vídeo “A Inocência dos Muçulmanos” porque a Constituição garante o direito de expressão. Em discurso na ONU, disse não apoiar a criação de uma lei da blasfêmia porque em seu país ninguém é punido por ofender os cristãos, que compõem a maioria da população.

Para o movimento ateísta americano, Obama tem falado pouco em defesa dos ateus — que, lá, são mais discriminados do que os negros e homossexuais — e, pior ainda, ele não tem feito nada nesse sentido.

Com informações das agências.





Votos dos não religiosos foram decisivos na reeleição de Obama
dezembro de 2012

Ateísmo


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Nos EUA, a violência extremista de direita é mais frequente e mortal que a de esquerda, mostram estudos

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Lula defende Estado laico e critica pastores que usam o púlpito como palanque