Pular para o conteúdo principal

Vaticano já sabia que cardeal O'Brien era predador sexual

 Keith O'Brien
O ex-chefe da Igreja na Escócia admitiu
que teve comportamento "inadequado"
O Vaticano já sabia há pelo menos cinco meses que o cardeal Keith O'Brien (foto), 74, tinha um passado de predador sexual e no entanto o manteve como chefe da Igreja na Escócia. De acordo com a imprensa britânica, um padre apresentou em outubro de 2012 queixa contra Keith diretamente ao Vaticano por não confiar na hierarquia escocesa da Igreja.

A situação só se complicou de fato para O'Brien quando o jornal The Observer publicou no dia 23 de fevereiro que ele estava sendo acusado de cometer “atos impróprios” há cerca de 30 anos por três padres e um ex-sacerdote. E o porta-voz do Vaticano, então, foi obrigado a se manifestar, dizendo que o papa Bento 16 já sabia das acusações e que ia tomar uma decisão. O'Brien provavelmente não seria atingido por punição alguma, porque ao final deste mês ia se aposentar.

Quando o jornal publicou a acusação de que O'Brien se aproveitava das orações noturnas para assediar seminaristas, o cardeal negou, acrescentando nunca tinha sido inquirido pelo Vaticano sobre qualquer deslize. Contudo, logo depois, na segunda-feira (25 de fevereiro), O’Brien anunciou a sua renúncia, deixando assim de participar do conclave que escolherá o novo papa.

Hoje, o cardeal admitiu o que vinha negando: ele teve, sim, um “comportamento inadequado” nos anos 80. Em nota, disse: “Gostaria de aproveitar a oportunidade para admitir que, em alguns momentos, minha conduta sexual não foi compatível com os padrões esperados da minha pessoa, como padre, arcebispo e cardeal".

Na mesma nota, ele pediu perdão para as pessoas às quais “ofendeu” e também à Igreja Católica e à população da Escócia.





Com informação com Scotsman, entre outras fontes..

fevereiro de 2013

Comentários

Anônimo disse…
A verdade sempre prevalece. Igreja Católica está mais suja que poleiro de galinheiro.
Anônimo disse…
O lema de Ratzinger era:"sejamos colaboradores da verdade".Porem na hora "H",fugiu.
Anônimo disse…
a igreja sabia , mais como ele era importante para a política da igreja eles não fazem nada até certo ponto..eu quero o papa brasileiro , os evangélicos pira..
Anônimo disse…
Palavra do momento:nooossa eu "comungay"
Manjè kwayan disse…
O que vão dizer agora os católicos que acreditam inocentemente que a ICAR não acoberta clérigos que agiram como Keith O'Brien?
Anônimo disse…
Todo depravado se esconde atraz de uma bandeira.
Anônimo disse…
Mas está escrito! Quem é a grande prostituta do apocalipse?!
Anônimo disse…
vão ter que se desdobrar pra manter essa igreja em pé. Os podres estão mais acessiveis agora.


quero só ver a derrubada desse lixo que é a igreja católica. Vou assistir comendo pipoca.
Anônimo disse…
No final é só pedir perdão e arrepender-se que fica tudo certo com o cara lá em cima e seus representantes aqui embaixo!
Anônimo disse…
Quem moral tem a igreja para julgar a vida das pessoas?
Anônimo disse…
Vítimas processarão o Vaticano em milhões.
Se até entre as testemunhas de jeová tem pedofilia, que se dizem certinhas, santas, vide casos nos EUA, imagine entre os evangélicos.
Eles também acobertavam os maus elementos.
Caio disse…
Se liberta tiozão....vai viver suas emoções fora dessa igrejinhae e largue mão de sua hipocresia.
Anônimo disse…
os evanja.
Anônimo disse…
A prostituição é uma carreira mais nobre que a sacerdotal, pode ter certeza.
Anônimo disse…
Simplesmente o que você vê no texto, vejamos: "De acordo com a IMPRENSA britânica, um padre apresentou em outubro de 2012 queixa contra Keith diretamente ao Vaticano por não confiar na hierarquia escocesa da Igreja." Pode vir dizer o que for, mas a resposta de tudo eu ja te situei: especulação secular e deturpação de palavras.
Anônimo disse…
Por favor... o próprio cardeal já admitiu que teve conduta imprópria e tu quer dizer que isso é "especulação" e "deturpação" da imprensa? A ICAR vai te deixar pendurado no pincel...
Anônimo disse…
Sugestão de Matéria:

Padre italiano queima foto de Bento XVI durante missa...

http://g1.globo.com/mundo/renuncia-sucessao-papa-bento-xvi/noticia/2013/03/padre-italiano-queima-foto-de-bento-xvi-durante-missa-devido-renuncia-2.html
Manjè kwayan disse…
Claro, claro. O homem é um santinho.

Mas vamos ver o que se lê no texto: Hoje, o cardeal admitiu o que vinha negando: ele teve, sim, um “comportamento inadequado” nos anos 80. Em nota, disse: “Gostaria de aproveitar a oportunidade para admitir que, em alguns momentos, minha conduta sexual não foi compatível com os padrões esperados da minha pessoa, como padre, arcebispo e cardeal".

Qual o problema, Anônimo 4 de março de 2013 12:29, está sem óculos e não viu essa parte?
Luiz Fernando disse…
O Vaticano agindo nas sombras e conspirando, pra variar: WikiLeaks expôs despachos diplomáticos dos EUA indicando que o pontificado de Bento XVI manteve contatos com os EUA desde 2005 para discutir questões "preocupantes" na América Latina.

Texto completo: http://actualidad.rt.com/actualidad/view/88073-wikileaks-vaticano-eeuu-honduras-america-latina
Diego Moreira disse…
http://www.scotsman.com/news/vatican-knew-of-cardinal-o-brien-claims-1-2817441

Hum... Realmente, então ele pode processar o Scotsman por isso... Ah pera, são citações dele mesmo.
Miriam, católica de valores disse…
todo mundo erra e todo mundo pode ser perdoado

eu te perdoo, cardeal e espero que peça perdão a Deus por teus pecados também

o Satanás tenta dominar até as mentes mais puras, o senhor teve parte de culpa, mais pode se redimir de teus erros

comece rezando pelo menos um terço inteiro todos os dias, quem sabe o Senhor Cristo não ouve as tuas suplicas

que Deus lhe abençoe
Anônimo disse…
E bla bla bla...falácia...bla bla bla...achismo...bla bla bla...deturpação de palavras! Vocês são incríveis kkkkkkkkkk Não pera eu acredito na verdade de vocês kkkkk só que não kkkkkk ah por favor eu sei muito bem desse caso, me poupem senhores "de intelectualidade superior" kkkkkkk nossa abalou meu coração vossas verdades, senhores sabichões e sofistas kkkkkkkkkkkk Meu Senhor!
Anônimo disse…
Claro, na sua ta escrito "sou ateu, por isso me acho superior", mas vem cá, tu também é venerado como São Warner?
Anônimo disse…
comece tomando vergonha na cara...
Elias disse…
Só de pensar que os principais trabalhos de LUTERO sobre os judeus são Von den Juden und Ihren lügen ("Sobre os judeus e suas mentiras"), e Vom Schem Hamphoras und vom Geschlecht Christi ("Em Nome da Santa linhagem de Cristo") além do apoio aos príncipes na "Guerra dos Camponeses" e que o próprio Calvino (defensor do arianismo, segundo historiadores) foi o responsável direto pela condenação à morte na fogueira de Miguel Servet (médico e amigo condenado por crer em um Deus uno e não Triuno). Somadas às dúvidas sobre as usurpações de Paulo (que não era apóstolo reconhecido), dá qual base para o Cristianismo?
http://pt.scribd.com/doc/85690598/Colecao-Fabulas-Biblicas-Volume-27-Paulo-Falso-Apostolo-Mentiroso
Anônimo disse…
Essa Miriam é um fake... Não deveriam perder tempo com ela.
Anônimo disse…
Eu pensava que essa Miriam era uma católica tapada, mas agora percebi que é só uma troll fake como o "ermão em cristo".

Nem que ela fosse a criatura MAIS BURRA DO MUNDO poderia perdoar dois ou três emissários diferentes da igreja descobertos em práticas sexuais contraditórias no espaço de dois ou três dias...

Agora vi que ela (ou ele) está apenas brincando. Talvez tentando chamar atenção para o discurso padrão dos crentes tapados.
Anônimo disse…
Anonimo 4 de março 2013 18:08
Obrigado pela audiencia.
Anônimo disse…
Você não precisa acreditar na "nossa verdade": ter ao lado do ateísmo alguém tão burro é até propaganda negativa para o ateísmo. Fique ao lado da Igreja Católica. Você é mais condizente com o tipo de apoio que ela costuma ter.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...