Presidente do Uruguai não foi à missa do papa porque é ateu

José Mujica
José Mujica mandou o seu vice
representar o país no Vaticano
O presidente José Mujica (foto), do Uruguai, não foi hoje a primeira missa do papa Francisco porque é ateu, informou a primeira-dama e senadora Lucía Topolansky. “Temos grande respeito pela liberdade religiosa, mas nós [Mujica e Lucía] não acreditamos [em Deus]”, disse ela em entrevista à radio Vorterix.

Quem representou o país no Vaticano foi o vice-presidente Danilo Astori, que é católico.

“O Uruguai é um país absolutamente laico”, disse Lucía. “A Igreja está separada do Estado desde o século passado, e isso é um diferencial em relação aos demais países da América Latina.”

Carro de Mujica é 
um Fusquinha
Apesar da ausência de Mujica no Vaticano, ele foi lembrado pela imprensa italiana por suas semelhanças de comportamento com o papa Francisco.

Ambos dão prioridade aos pobres e têm horror à ostentação. Mujica anda em seu próprio carro, Fusca azul-celeste; e Francisco, como cardeal em Buenos Aires, costumava usar o transporte coletivo. O presidente uruguaio doa 90% do seu salário; e Francisco pediu que os argentinos não fossem ao Vaticano para torcer por ele no conclave, para doar o dinheiro da viagem aos pobres. Mujica e Francisco gostam de futebol, e ambos são acusados de populistas.

Em dezembro de 2012, Mujica participou de uma missa celebrada pela saúde do então presidente Hugo Chávez, da Venezuela.





Com informação das agências.

Presidente do Uruguai assume que não acredita em Deus
maio de 2012

Comentários

  1. Já merecia meu respeito antes, agora que descobri que ele é ateu merece mais ainda!

    ResponderExcluir
  2. Faz muito sentido! Mujica rulez!

    ResponderExcluir
  3. A Dilma também é, mas foi adestrada pela bancada evangélica e por isso precisa passar a imagem de santinha seguidora de Jesus, então ela vai lá fazer média usando o nosso dinheiro para a viagem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença entre Dilma e o Mujica, é que a primeira é uma hipócrita de carteirinha, e o último, um senhor sincero, honesto e humilde.

      Excluir
    2. Ela se declara católica e heterossexual (e se sente ofendida com insinuações de homossexualidade).

      O que vale são as atitudes, e não os pensamentos.

      Excluir
    3. sim, israel, por isso nós temos que eleger o Aecim, que apoiado pelo Malafaia e pela assembléia de Deus. Esse sim vai cuidar do nosso brasil laico e não usará grana do governo pra fazer proselitismo religioso. Oh glória!

      Excluir
    4. Dilma foi para o encontro pq representa o maior pais católico do mundo, isto é indiferente da opinião pessoal dela, não se trata de hipocrisia e sim de politica...ps: sou agnostico

      Excluir
    5. Se trata é de politicagem, não de política. Ela está de olho é nas urnas, isso sim. Essa mulher e o seu partido se vendem até para o diabo em nome do poder, aliás, já se venderam (aos cristãos fundamentalistas).

      Excluir
  4. Eu sou ateu e encaro o papa apenas como mais um "governante", alguém que pode influir na vida das pessoas emitindo suas opiniões. Não que eu ache isso certo, pelo contrário, me preocupa o quanto ele pode influir negativamente ao se posicionar contra o aborto (em casos necessários), contra preservativo e anticoncepcionais, contra pesquisas de células tronco, etc.
    O papa, assim como qualquer outro governante, muito ajudaria se pouco atrapalhasse.

    ResponderExcluir
  5. Dilma, ao cumprimentar Francisco, inclinou-se e parecia que ia beijar a mão dele.

    ResponderExcluir
  6. O pequeno Uruguai dando exemplo para o Brasil. Enquanto o ateu presidente daquele país LAICO anda de Fusca, despreza ostentação e tem a tolerância de até participar de uma missa, os "homens de Deus" daqui ostenta a posição com mansões, carros caríssimos, jatos, fazendas, templos babilônicos, etc... Espero que a semelhança do Papa com Mujica seja verdadeira e o Francisco mande doar à caridade as torneiras de ouro do Vaticano.

    ResponderExcluir
  7. Paulo Lopes, porque voce nao libera a opçao de comentar usando o Facebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer uma experiência nos próximos dias.

      Excluir
    2. Eu apenas coloco meu nome abaixo do meu comentário e seleciono anônimo abaixo.
      É rápido e estou identificado.
      Junior

      Excluir
  8. "Presidente do Uruguai não foi à missa do papa porque é ateu." Pronto. Rápido e rasteiro. Não acredita, não vai. Melhor ficar trabalhando em seu país que ir participar daquele circo. Fez bem o Mujica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q ele devia ter ido pq não é uma cerimonia puramente religiosa, e sim , uma ocasião politica,e principalmente pelo fato do papa ser sulamericano.... afinal, ele é um representante, e a opnião pessoal dele é o que tem menos importancia nisso...ps : sou agnostico

      Excluir
  9. Isso explica o Uruguai estar avançando tanto na questão de direitos humanos, como a regulamentação do aborto, da maconha, etc.

    ResponderExcluir
  10. É só darmos uma olhada no índice de crescimento da economia e desenvolvimento do país, que diga-se passagem são ótimos, para concluirmos que quando um presidente quer ele consegue levantar um país inteiro em pouco tempo. Isso se deve ao fato de o então presidente pensar na população e não em dogmas religiosos.Como ateu, ele sabe que nada cai do céu.

    ResponderExcluir
  11. O Uruguai é uma nação do século 21, são mais avançados do que o Brasil, que em política continua no século passado. Nós precisamos também, eleger um presidente ateu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fernando henrique era ateu, mais ateísmo não define caráter e como bom elitista direitista burguês vendeu e quase privatizou todo o brasil..o brasil esta na mão na merda dos americano e qualquer tentativa de estatizar as coisas por aqui eles mata quem estiver no poder, hugo chavez que o digo, a direita capitalista e burguesa é "demôniaca" e tem um bando de fantoche que apóia essas politica de direita. Um direitista vende até a mãe se for preciso, veja josé serra com os evangélicos ,nem preciso dizer mais nada.

      Excluir
    2. graças ao ateu FHC que o Brasil saiu das trevas econômicas, com o plano real (criado pelo FHC) e todos os principais planos de governo que serviram de base para o governo do pt apenas dar continuidade e ainda levar todo o crédito

      se não fosse pelas bases sólidas criadas pelo FHC, o país já teria falido na última crise internacional

      Excluir
    3. Anônimo19 de março de 2013 23:47 ==> E Hugo Chavez desenvolveu Venezuela? Problema da America Latinha nao é religioso. Esquerda ou Direita sempre teve ditaduras na America Latina e nenhuma delas trouxe desenvolvimento.

      Excluir
  12. por que tucanalhas adoram os comunistas dos outros paises enquanto tem horror aos tupiniquins? Ah, porque os comunistas são problema dos tucanalhas dos outros países, não deles. eles não tem nem aí pro "comunismo" desde que não seja no quintal deles...

    ResponderExcluir
  13. É só darmos uma olhada no índice de crescimento da economia e desenvolvimento do país, que diga-se passagem são ótimos, para concluirmos que quando um presidente quer ele consegue levantar um país inteiro em pouco tempo. Isso se deve ao fato de o então presidente pensar na população e não em dogmas religiosos.Como ateu, ele sabe que nada cai do alto a não ser chuva, raio, meteoros e avião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também cai granizo, neve e cinza e lava

      Excluir
  14. queria um presidente assim no brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mude o povo brasileiro e terá

      Excluir
  15. Mujica é o comuna mais lambão que eu já vi em toda minha vida, duvido ate que ele tome banho e troque a samba canção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e o que isso influenciaria na sua vida?
      o cara sabe governar, isso é o que importa, e não as roupas de baixo dele

      Excluir
    2. Deixa essa olavete pra lá, nem adianta responder.

      Excluir
    3. Anônimo20 de março de 2013 02:28
      Desde que n fique a menos de 1 metro de distancia dele as roupas de baixo n afeta ninguém.

      Mas de qualquer forma, vc é o cúmulo do puxa saquismo lambão

      Excluir
  16. Anônimo19 de março de 2013 21:58

    Não fale besteiras FHC disse a Lula que este lugar (a presidencia ) era do Lula
    são um bando de FDP farinha do mesmo saco .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tanto que o fhc deixou tudo mastigado pro governo do pt apenas tocar adiante o que ele já tinha criado

      Excluir
  17. Acho que é uma questão politica, e não meramente religiosa... Dilma foi se encontrar com o papa por representar o pais mais catolico do mundo, a opnião pessoal dela é o que temos peso nisso...afinal ela é a representante, e cairia muito mal se nenhum brasileiro fosse la... alem do fato de ser um papa ser sulamericano .... ps: sou agnostico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o uruguai fica em marte e não mandou nenhum representante, né?
      além disso, qual o interesse (além do religioso e eleitoreiro) da presidente em relações do governo brasileiro com a santa sé?

      ela só está cumprindo a agenda de poder do pt, que está de olho nos votos dos católicos, só isso

      o vaticano não tem nada secular que pudesse oferecer ao nosso país, logo, não faria o menor sentido manter relações estatais com a cidade da igreja católica

      Excluir
  18. O Mujica só está sendo coerente - comunista (ou forte simpatizante deste) que não é ateu, é "poser". Mesmo quem não compactua ou gosta do Comunismo e afins, tem de tirar o chapéu para a honestidade e coerência (pelo menos nestes quesitos) do Mujica.

    Aqui é que a comunada é frouxa que dá dó... Em todo caso, para quem está gostando dos avanços de lá, eis a oportunidade de ir para lá, que tal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. brasil, ame-o ou deixe-o

      lema da ditadura militar

      Excluir
  19. Pra direita politica elitista maçonica e burguesa pobre bom é pobre morto. Da lhe mujica , os direitista beija a mão do padre e depois vão pra orgias com garotinhas estupra-las.

    ResponderExcluir
  20. Essa posse do Papa é uma cerimonia medieval. Como chefe de estado é uma coisa como chefe da igreja é outra. Que sejam coerentes nossos representantes. Imagine dona Dilma desagradando nossos cléricos. Infelizmente ela ainda é refem da religião.

    ResponderExcluir
  21. Pelas poucas informações que tive , e pelo semblante deste homem creio que é de bom coração. Peso á Deus que o ilumine e que a sua bondade (do homem) redundem em glórias ao SENHOR.

    ResponderExcluir
  22. Só esqueceram de avisar que o Mujica doa quase todo o salário ao partido dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui não precisaria fazer isso, pois os políticos usam é o dinheiro público pra financiar seus partidos

      Excluir
  23. “A Igreja está separada do Estado desde o século passado, e isso é um diferencial em relação aos demais países da América Latina.”

    Paft!

    ResponderExcluir
  24. Este site tem unicamente a intenção de difundir a discórdia e o ódio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário