Pular para o conteúdo principal

Igreja tenta conter ‘boatos’ sobre ‘lobby gay’ no Vaticano

Federico Lombardi
Lombardi disse que "calúnias"
 visam atingir  imagem da Igreja
O padre Federico Lombardi (foto), porta-voz do Vaticano, criticou hoje “a desinformação” e “as calúnias” produzidas por informantes de jornais para atingir a Igreja Católica nestas vésperas da escolha de um novo papa.

A imprensa italiana tem divulgado que Bento 16 decidiu renunciar ao seu pontificado após tomar conhecimento, por intermédio um dossiê secreto, da existência no Vaticano um lobby de sacerdotes gays e de uma rede de prostituição para atender religiosos, além de casos de corrupção.

O dossiê existe de fato. Ele foi escrito por três cardeais designados por Bento 16 para investigar os bastidores do Vaticano tomados por intrigas, rumores de lavagem de dinheiro e pela disputa de poder entre os integrantes da cúpula da Igreja.

Lombardi disse em entrevista à Radio do Vaticano que existem pessoas que “tentam aproveitar o movimento de surpresa e desorientação, após o anúncio de que o papa Bento 16 abandonará seu cargo, para semear a confusão e desprestigiar a Igreja”.

Acrescentou: “Aqueles que apenas pensam em dinheiro, sexo e poder, e estão acostumados a ver as diversas realidades com estes critérios, não são capazes de ver outra coisa, nem sequer na Igreja, porque seu olhar não sabe dirigir-se para cima ou descer com profundidade nas motivações espirituais da existência".

Na interpretação de Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, essas “histórias infundadas” são tentativas de influenciar pela imprensa os cardiais que vão escolher o novo papa.

Para alguns observadores, o vazamento de informações do dossiê é reflexo de um embate entre os próprios cardeais, divididos em duas alas.

De um lado estão os que apoiam que o Vaticano volte a ser um de papa italiano. De outro, estão os querem reduzir a presença dos italianos na hierarquia da Igreja e que seja eleito um cardeal “de fora”, de modo que se crie condições para que haja uma renovação da Igreja, e não uma continuação.

Ontem, após passar a semana em retiro, Bento 16, em sua última reunião com a Cúria Romana, lamentou a “maldade, sofrimento e corrupção” que maculam a Igreja.

O cardeal italiano Gianfranco Ravasi, que seria o candidato preferido de Bento 16 para sucedê-lo, cuidou da administração da Santa Sé durante o retiro do papa. Chamaram a atenção, nesse período, as suas críticas às “divisões, dissenso, carreirismo e inveja” que afetam a Igreja.





Com informação das agências.

Rede de prostituição operava dentro do Vaticano, diz jornal
fevereiro de 2013

Comentários

Anônimo disse…
Prato cheio pras olavetes. Agora mesmo que vão demonizar de vez os gays.
Tempos sombrios de intolerância e preconceito nos esperam!
Miriam, católica de valores disse…
o mais digno a se fazer, caso exista mesmo essa rede, é expulsa definitivamente todos que participaram dela

a Igreja não pode mais permitir que essa gentalha suje a imagem da Igreja

esse povo corrupto não está na Igreja por ter fé em Deus, estão lá pq são loucos, pq só pensam em poder e diversão

o fato de não punirem essa pessoas ou não fazerem um julgamento prejudica a imagem da Igreja um pouco

Lombardi, acorda, nós não queremos esclarecimentos, queremos banimentos, expulsões e punições

se existe algo, façam algo contra isso

não permitam que a imagem da Igreja fundada por Jesus seja jogada no lixo por causa de sanguessugas malditos
LEGIÃO disse…
"Na interpretação de TARCÍSIO BERTONE, secretário de Estado do Vaticano, essas “histórias infundadas” são tentativas de influenciar pela imprensa os cardiais que vão escolher o novo papa." (Grifo da LEGIÃO)

Se ele não falasse, ninguém perceberia isso!
Esse Cardeal Bertone é bom....um bom safado! Sério, nós gostamos dele! A Vilania lhe dá certa elegância, um certo "ar" de Poder!
Ele é uma cria de Bento 16, que superou o mestre em dissimulação e maldade!
Na revista ISTOÉ de fevereiro, deste ano, ele aparece na página central, de óculos escuros, centrado, parecendo mais um rei do que um discípulo do Mendigo. O Título do destaque de reportagem para ele é "Il Capo de tutti capi".

Deixar vazar a informação de que existe um dossiê sobre uma "sagrada rede de prostituição", foi uma estratégia brilhante! Os Cardeais Eleitores não sabem se seus nomes figuram naquele processo, e assim devem votar em quem atualmente está de posse dele. Bertone balança o dossiê na frente dos Eleitores, dizendo: "EU SEI DE TUDO"! Portanto, aqueles que tinham a convicção de que o próximo Papa não deveria ser italiano, estão repensando seus votos!

Habemus Papam!


Manjè kwayan disse…
O Lombardi não tá te escutando, Miriam. É melhor tentar uma linha direta com Gzuis. Ou não, né? :)
Anônimo disse…
Uai ermã Miriam, mais se eles fazerem isso a egreja de vosses vai acaba.
Uma egreja que os homems gostam de vestir vestido, só pode ser tudo queima rosca.
As unica image sque essa egreja ainda ten, é as feito de barro, o resto ja tá tudo no licho!
Renunssia a igreja do satanais ermã!
Lovor e grória.

Ermão em cristo.
Vinicius Cruz disse…
O gay não tem culpa se os padres católicos fizeram essas besteiras. Nós gays até achamos incrível que apesar de eles condenarem a homossexualidade como condenam até hoje, fizeram todo esse esquema aí.

Mas de fato, prevejo a homofobia aumentando, mas prevejo também a Igreja Católica ruindo.
Anônimo disse…
a parte mais dahora do embate religião versus razão é quando a primeira começa a se enforcar e dar tiros no próprio pé. A queda vertiginosa é divertida demais...
Allan Santana disse…
Meus caros, enquanto houver democracia neste país nós sobreviveremos. E nem se preocupem que daqui a pouco vai ter olavete e malafiaete levantando sobre a "conspiração gay" que quer destuir a ICAR e o mundo..Pobres coitados.
Anônimo disse…
O Scott não sabe, quem viu eurotrip vai entender.
Michelle disse…
Miriam,

>> "não permitam que a imagem da Igreja fundada por Jesus seja jogada no lixo por causa de sanguessugas malditos"

A imagem da sua querida igreja já foi jogada no lixo há mto tempo, por culpa da própria ICAR. Só vc que não foi percebeu isso.

Agora, se essa imagem vai sair da lixeira para o centro de reciclagem ou direto para incinerador depende da ICAR. Ou muda ou deixa de existir.

Anônimo disse…
O Lombardi vai ter que recorrer ao Silvio (Berlusconi).

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Mudanças climáticas ameaçam reduzir áreas das espécies silvestres de mandioca até 2100

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Para Rachel, liberdade e honestidade são princípios do cristianismo A apresentadora evangélica Rachel Sheherazade (foto), do SBT Brasil, acusou ontem (30) os defensores do Estado laico de “intolerantes” por “voltarem sua ira contra a minúscula citação ['Deus seja louvado'] nas notas do real”. Para ela, os laicistas estão perseguindo o cristianismo, porque querem acabar com o ensino religioso e tirar o crucifixo das repartições públicas. Rachel fez esses comentários após ler a notícia de que a juíza Diana Brunstein, da 7ª Vara da Justiça Federal em São Paulo, tinha negado pedido do MPF (Ministério Público Federal) para a supressão da referência a Deus das cédulas do real. A apresentadora disse que os defensores do Estado laico são ingratos para com o cristianismo, que, segundo ela, é o responsável por princípios como liberdade, honestidade, respeito e justiça. “É no mínimo uma ingratidão à doutrina que inspirou nossa cultura, nossos valores e até mesmo a nossa própri

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Brasil já tem pelo menos dez igrejas dedicadas aos gays

Título original: Desafiando preconceito, cresce número de igrejas inclusivas no Brasil por Luís Guilherme Barrucho , da BBC Brasil As inclusivas se concentram no eixo São Paulo-Rio Encaradas pelas minorias como um refúgio para a livre prática da fé, as igrejas "inclusivas" - voltadas predominantemente para o público gay - vêm crescendo a um ritmo acelerado no Brasil, à revelia da oposição de alas religiosas mais conservadoras. Estimativas feitas por especialistas a pedido da BBC Brasil indicam que já existem pelo menos dez diferentes congregações de igrejas gay-friendly no Brasil, com mais de 40 missões e delegações espalhadas pelo país. Concentradas, principalmente, no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, elas somam em torno de 10 mil fiéis, ou 0,005% da população brasileira. A maioria dos membros (70%) é composta por homens, incluindo solteiros e casais, de diferentes níveis sociais. O número ainda é baixo se comparado à quantidade de católicos e evangélico

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor

Pregação de químico contra evolução preocupa cientistas

O bioquímico evangélico Eberlin diz que  teoria da evolução é falácia Um grupo de cientistas enviou em março uma carta à ABC (Academia Brasileira de Ciência) manifestando “preocupação com a tentativa de popularização de ideias retrógradas que afrontam o método científico”. Trata-se de uma referência ao bioquímico evangélico Marcos Eberlin (foto), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que também é membro da academia. O bioquímico tem se destacado pelas suas pesquisas sobre uma técnica para medir massas e composição de moléculas e pelas palestras onde critica a teoria da evolução, de Charles Darwin (1809-1882), com a afirmação de que a ciência tem produzido cada vez mais dados indicativos de que existe uma mente inteligente por detrás de toda a criação. Eberlin defende a ideia do design inteligente segundo a qual não houve na Terra evolução da vida, que é, no seu entendimento, uma obra de Deus. “'Não aceito a evolução porque as evidências químicas que ten

Sottomaior responde a Gandra: fundamentalismo ateu é ficção

Título original: O fundamentalismo de cada dia por Daniel Sottomaior para Folha em resposta a Integrante da Opus Dei critica o ‘fundamentalismo ateu’ brasileiro Sottomaior é presidente da  Associação Brasileira  dos Ateus e Agnósticos Segundo Ives Gandra, em recente artigo nesta Folha ("Fundamentalismo ateu", 24/11), existe uma coisa chamada "fundamentalismo ateu", que empreende "guerra ateia contra aqueles que vivenciam a fé cristã". Nada disso é verdade, mas fazer os religiosos se sentirem atacados por ateus é uma estratégia eficaz para advogados da cúria romana. Com o medo, impede-se que indivíduos possam se aproximar das linhas do livre-pensamento. É bom saber que os religiosos reconhecem o dano causado pelo fundamentalismo, mas resta deixar bem claro que essa conta não pode ser debitada também ao ateísmo. Os próprios simpatizantes dos fundamentos do cristianismo, que pregam aderência estrita a eles, criaram a palavra "fund

Atirador chegou a frequentar um templo da Testemunhas de Jeová

Menino de pouca fala e grande apego à mãe Rosilane de Oliveira, irmã de criação do atirador Wellington Menezes, disse que a família gostaria que ele fosse da religião Testemunhas de Jeová. Amigos de Oliveira afirmaram que ele tinha se convertido informalmente ao islamismo, mas, antes, tentou seguir o conselho da família, principalmente da mãe, a quem era muito apegado: frequentou um templo da TJs. >  Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová. Já por natureza quieto, o comportamento do rapaz pode ser descrito como o de um típico seguidor da TJs: evitava falar com quem não fosse de sua religião, era pacto, não fumava nem bebia e sempre chegava sem atraso ao trabalho, um  almoxarifado de uma fábrica. Depois que a mãe morreu, há cerca de dois anos, ele teria desistido da TJs. Foi quando se converteu ao islamismo. Passou a se vestir de preto e por alguns tempos usou uma barba longa. Seu pai, Guido Bulgana Cubas de Oliveira, tinha morrido havia c