Estudante quer que Justiça se manifeste sobre totem cristão

Totem evangélico de Sorocaba (SP)
Mensagem religiosa em espaço público fere a laicidade do Estado

Pinheiro exige respeito
à Constituição
O estudante de direito Henrique Pinheiro (foto) vai pedir ao MP (Ministério Público) que mova ação civil pública contra a prefeitura de Sorocaba (SP) por não dar informação sobre a instalação do totem “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo” em uma das principais avenidas da cidade.

Em meados de 2012, Pinheiro e Ricardo dos Santos Elias, também estudante de direito, já tinham questionado a legalidade do totem junto ao MP, porque a Constituição impede que qualquer instância de governo se envolva direta ou indiretamente com crença religiosa.

Na época, o promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum deu prazo de 15 dias para que o prefeito Vitor Lippi (PSDB) informasse se o totem estava em área pública.

Lippi, em final de mandato, pediu novo prazo, de 30 dias, que teria de ser cumprido pelo novo prefeito, Antonio Carlos Pannuzio, também tucano. Mas Pannuzio já solicitou duas prorrogações de prazo, embora não haja nenhuma dificuldade em levantar informações sobre o totem.

Para Pinheiro, a prefeitura já demonstrou desde a gestão passada que não responderá ao questionamento do Ministério Público. “Por essa razão, o caminho viável agora é acionar a Justiça”, disse.

De acordo com a imprensa de Sorocaba, o totem foi instalado em 2006 pela prefeitura a pedido do então vereador e pastor Carlos Cézar, que atualmente é deputado estadual pelo PSC.

Para os estudantes, o totem faz proselitismo religioso inaceitável, porque Sorocaba não é só dos cristãos, mas também de todos os demais crentes e também descrentes.






Deputado despreza Estado laico para justificar totem evangélico
agosto de 2012

Cronologia do caso   Religião no Estado laico

Comentários

  1. a frase é proselitista favorece a religião cristã e foi feita com dinheiro público. Este argumento de que a maioria é cristã não serve pra nada , serve o que está na constituição.
    Quer dizer se amanhã a maioria for islâmica vai mudar o totem, estamos vivendo uma época difícil com esses políticos e autoridades porcos e vendidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A frase não esta a favor nem contra os cristãos, porque todos nós: cristãos, catolicos, demais crentes e descrentes (assim citado na publicação!) somos do Senhor Jesus Cristo, Pra mim não tem cabimento entrar com uma ação na Justiça por algo assim.. è falta do que fazer!

      Excluir
    2. Todos nós somos do senhor Exu Caveira, então não tem cabimento dizer que somos do Senhor Jesus. Essa placa é falta do que fazer com dinheiro público!

      Excluir
    3. Discordo, eu não sou de Jesus Cristo coisa nenhuma!

      Excluir
    4. Ai está o pensamento mais idiota q vi hj, se a pessoa não acredita no "Senhor jesus cristo" logo não é dele. Eu sou Hindu, e sinceramente acho desrespeitoso essa placa, tbm acho desrespeito a escrita "Deus seja louvado" no dinheiro. Você pode até acreditar nisso, mas ninguem é obrigado a acreditar no tal senhor.

      Excluir
    5. «A frase não esta a favor nem contra os cristãos, porque todos nós: cristãos, catolicos, demais crentes e descrentes (assim citado na publicação!) somos do Senhor Jesus Cristo,…»

      Aonde é que você leu isso?
      Os muçulmanos veneram Alá, os ateus veneram a liberdade e independência da mente, os budistas veneram Buda…. E assim por diante. Aonde está a ligação?

      Se em vez dessa frase estivesse com os dizeres: “Sorocaba é laica porque assim consagra a constituição”… o que você diria?

      «Pra mim não tem cabimento entrar com uma ação na Justiça por algo assim.. è falta do que fazer!»

      Seria mais fácil se houvesse seriedade e os promotores da ideia a removessem de livre vontade mas pela resistência visível a dita placa é uma imposição religiosa de gente sem escrúpulos… sem dúvida nenhuma escravos da superstição e inimigos da razão.

      Demo

      Excluir
    6. Você é louco ou o que? É claro que a frase está a favor dos cristãos. "Sorocaba é do senhor jesus cristo", nunca vi frase mais cristã. Mas quando eu achava que não pudesse piorar seu comentário infeliz você ainda diz: "demais crentes e descrentes somos do senhor jesus cristo". Você é dele, você acredita, nós não, algumas outras religiões também não. Lugar de jesus cristo é no pensamento de vocês cristãos, deixem o estado fora disso, não queremos o dinheiro dos nossos impostos gastos em obras de cunho religioso.

      Excluir
    7. Todos somos do senhor Jesus...essa é a sua opinião, alguns podem achar que somos todos do senhor Allah, ou do senhor Thor...ou ainda de nenhum ser imaginário...de qqer forma, a constituição está acima de crendices.

      Excluir
    8. Anônimo 28 de fevereiro de 2013 00:37

      Como não é a favor dos cristãos!? isso é proselitismo puro e cristalino...como você totalmente dogmático,então você não enxerga que existe outras crenças e também descrença no seu deuszinho de merda...

      Excluir
    9. Eu, não sou de Jesus, sou de Thor.
      Jesus combatia as pessoas más, o mundo ta cheio delas por ai.
      Thor combatia os gigantes do gelo, você vê algum gigante do gelo com Freqüência?
      Jesus foi pregado em uma cruz, Thor tem um martelo.
      Sem mais.

      Excluir
    10. Todos somos do senhor Monstro de Espaguete Voador! Você esta enganado!

      Excluir
    11. A frase não esta a favor nem contra os cristãos, porque todos nós: cristãos, catolicos, demais crentes e descrentes (assim citado na publicação!) somos do Senhor Jesus Cristo

      Essa frase demonstra o desrespeito e a intolerância religiosa de sua parte. Só acredita no mito “jesus cristo” quem é cristão!

      Pra mim não tem cabimento entrar com uma ação na Justiça por algo assim..

      Sua opinião é irrelevante, assim como sem embasamento jurídico.

      Cabe ação judicial, pois é dever do Estado agir em caso de violação constitucional.

      è falta do que fazer!

      Aqui você explica o motivo do seu comentário... parabéns pela sinceridade!

      Excluir
    12. Anônimo28 de fevereiro de 2013 08:50

      Falou tudo!

      E tem mais, os satanistas poderiam dizer que o Anônimo28 de fevereiro de 2013 00:37 é de Satanás. EAE? HEIN? O que ele ia fazer?

      Excluir
    13. Eu não sou de jesus cristo, sou de Satanás.
      Também quero um totem dizendo: o Rio de Janeiro é de Lúcifer!

      Excluir
    14. É aquela lenga-lenga de "todo joelho se dobrará" e "quando você morrer, você vai ver só". Isso é uma criancice baseada na argumentação circular "a bíblia é verdadeira porque está escrito isso na bíblia". Tem que estar com o cérebro em ponto morto pra levar isso à sério. E se eu escrevesse uma compilação das idéias mais insanas e imbecis que que já passaram pela minha cabeça e no final escrevesse que tudo aquilo era a mais absoluta e eterna verdade, meu livro seria levado à sério por alguém?

      Excluir
    15. Anônimo28 de fevereiro de 2013 15:13,
      Se o que escreveu fosse reforçado por séculos de lavagem cerebral, sim, se tornaria verdade. Até um esquisofrênico (que nem acredito que existiu) pregado no pau vira herói.
      É um exemplo crasso e real do condicionamento pavloviano. Conta-se uma mentira por tanto tempo que ela se torna realidade.

      Excluir
    16. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    17. "Deus existe, porque está escrito na Bíblia"

      "A Mônica existe, porque está escrito no gibi"

      GRANDE LÓGICA!

      Excluir
  2. eles tem medo de tirar e queimar no inferno , da pra acreditar numa coisa dessas. Se não quiserem tirar de medo me chama que eu desço a marreta , que faço esta porcaria aí virar pô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O unico inferno que eles tem medo de queimar é o inferno eleitoral cheio de diabinhos evangeloucos fazendo muito barulho contra eles.

      Excluir
  3. Tirem os do rotary tb kkkkkkkkkkkkk
    ah vai tem coisa mais importante, não gosto mas tem coisas mais urgentes
    palhaço quer aparecer e tá conseguindo nee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Rotary agora é religão? A Lei é clara quanto as religiões.

      Excluir
    2. Se tem coisa mais importante, então por que você não está fazendo, seu zé ruela?

      Excluir
    3. Algo mais urgente que botar esta porcaria lá não tinha não é?
      Se acha perda de tempo, Cobre que façam logo, pois procrastinar a retirada é perder mais tempo com solicitações de prazo, que tem de ser escritas, autenticadas, e apresentadas à justiça. Fora que o advogado para esta solicitação é paga com o dinheiro dos contribuintes cada novo prazo que é pedido.

      Excluir
    4. Falácia do apelo ao bem maior.

      Excluir
    5. Tirem os do rotary tb kkkkkkkkkkkkk

      Rotary não é religião.

      ah vai tem coisa mais importante, não gosto mas tem coisas mais urgentes

      Falácia do bem maior: quando se tem grande interesse na manutenção de alguma coisa, alega-se que existem outras coisas mais importantes a serem tratadas – assim desviando o foco do assunto.

      Se você está de boa-fé, então milite em prol das “coisas mais urgentes” e não se oponha a retirada do totém inconstitucional!

      palhaço quer aparecer e tá conseguindo nee

      Isso, você conseguiu! Parabéns!

      Excluir
    6. Meus caros é simples, não precisa de nenhum pedido de retirada, protocolos, tempo de liberação nem nada....basta algum carro que passar pela avenida jogar uma granada no totem, que o problema esta resolvido, ainda mais de uma maneira bem brasileira kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  4. quer dizer que se o senhor jesus cristo voltar, ele vai ser prefeito ?

    ResponderExcluir
  5. affs, é só pegar a marreta e demolir !!!
    um homem adulto faz ! caralho...cade os vândalos para demolir isso na magruga ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente os vândalos são do Senhor Jesus, daí já viu...

      Excluir
  6. tem coisa mais urgente pra ser fazer? blz! então não percam tempo discutindo, apenas tirem a placa. feito.

    ResponderExcluir
  7. Neste tipo de iniciativa, sempre aparecem comentários como "Falta do que fazer", "se preocupe com coisas mais sérias" etc. Eu na verdade vejo isso como algo muito sério, nesse caminho o Brasil vai virar uma versão Cristã da República Islâmica do Irão ou da República Islâmica do Paquistão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando colocaram a placa não havia nada mais sério pra se preocupar e investir o dinheiro público, né?

      Excluir
  8. O protestantismo bem como o catolicismo é uma conspiração permanente contra a paz fundada na liberdade e nas instituições parlamentares, não é senão porque a Igreja do papa se julgue infalível bem como os templos protestantes que odeiam as constituições modernas, como incompatíveis com a dominação temporal dessas duas instituições ultramontanas; não é senão porque a liberdade que essas igrejas querem é a liberdade absoluta delas só, eliminados à força os que pensam contras essas duas ordem religiosas, e reduzido o poder secular a subalterno deles (das igrejas).Ou seja, não existe estado laico e sim uma subordinação constante.

    Ricardo

    ResponderExcluir
  9. Pra captar votos em eleições, os políticos colocariam até uma placa elogiando o diabo . . . . .eita Ladril (ou Brasil)

    ResponderExcluir
  10. eles não querem o nosso respeito à suas crenças , eles querem a nossa submissão à suas crenças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Submissão e medo = respeito

      Assinado: Cristianismo.

      Excluir
  11. Nossa o MP ainda perguntou ao prefeito se o totem está em área publica? Será que os tapados não vêem que ele está no canteiro de uma das principais avenidas da cidade, é óbvio que é área pública, ainda mais num lugar para que todos vejam. Fazendo proselitismo religioso com dinheiro público, isso é proibido. Além disso, parece que esse prefeitinho escroto não vai acatar com a lei, então por que já não quebraram essa porcaria e mandaram para reciclagem?

    ResponderExcluir
  12. Não sei como ainda tem gente com cara de pau suficiente para defender esse proselitismo e falta do que fazer do pastor/político que desperdiçou dinheiro publico com esse totem horroroso! Dá vontade de ir lá e derrubar na marreta essa aberração.

    Ruggero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso e eles instalarão um totem bem maior no dia seguinte, com câmeras de vigilância (superfaturadas) e guarita da Polícia Militar com agentes "do Senhor Jesus" 24h/dia 7d/semana, tudo regado com o nosso dinheiro público e abençoado pelo povo de deus!

      Excluir
  13. O Senhor Jesus muitas vezes "jogava" as suas palavras e retirava-se de diante daqueles que queriam mata-lo.
    O totem cumpriu o seu papel. Agora entrego tudo ao Senhor, e se Ele quiser o totem continua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O Senhor Jesus muitas vezes "jogava" as suas palavras e retirava-se de diante daqueles que queriam mata-lo."

      Traduzindo: Jesus era um troll.

      Excluir
    2. Interpretando...
      Jesus era um troll... se tivesse existido.

      Excluir
  14. A mensagem não para ateus, estes sabemos que estão perdidos. A mensagem é para quem coração de carne.

    ResponderExcluir
  15. Não vai dar em nada, porque aqui no Brasil se pagando as pessoas certas, consegue-se qualquer coisa. E dinheiro é que não falta aos talebãs cristãos, ops! digo! evangélicos.

    E de quebra o pobre estudante pode estar correndo risco de vida.

    ResponderExcluir
  16. A minoria que subjugar a maioria, na cidade 90% são cristãos e 10% ateus, e é a vontade deles que prevalece? Coitadinhos, o que farão quando forem maioria? Nós os cristãos voltaremos a fazer nossos cultos nas cavernas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. argumentum ad populum tão típico que nem se estranha mais, quantidade não é qualidade chupa crentalhão.l

      Excluir
    2. Esquece que não foram ateus que subjugaram os cristãos nos primeiros séculos, e sim os religiosos romanos. E não eram subjugados por sua crença, e sim por serem reacionários, revolucionários, separatistas e contra o poder secular do governo. Até porque para os romanos, os cristãos eram uma seita bizarra dos judeus.
      Na idade média os ateus, judeus e demais minorias queimaram os cristãos por sua cor de cabelo, e marcas de nascença, torturando até os mesmos confessarem-se malignos, e os muçulmanos invadiram a Europa para levar o alcorão e impor a vontade de Muhamad... Opa, peraí, acho que inverti algo... Rsrsrs
      Os muçulmanos eram um povo tolerante até presenciarem mais um show da turma do Didi... Quer dizer, da santa igreja Cristã (lembre-se que não existia católico e protestante, portanto, sem um empurrar pro outro, eram todos juntos). Agora, colham os frutos no oriente do que fizeram por séculos.

      Excluir
    3. Não concordo de que não havia protestantismo antes de Lutero. O que acontecia era que a verdadeira igreja vivia subjugada pela igreja romana ( a inquisição que o diga). Lutero foi um instrumento de Deus para a libertação.

      Excluir
    4. os comentários desse fernando homem-briba da ânsia de caganeira.

      Excluir
    5. Faz o seguinte Abraão, cita ae o nome do pai do protestantismo. Só isto mas, comprove com dados que o mesmo (o pai supracitado) existiu antes.
      Igreja verdadeira? O que é uma igreja verdadeira? Uma igreja escocesa?(brinde: http://pt.wikipedia.org/wiki/Expuls%C3%A3o_do_Grupo).

      Estranho existir o protestantismo antes do Lulu pé-de-cana, todas as fontes o citam como pai do protestantismo...
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_Protestante
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_Lutero
      http://www.suapesquisa.com/biografias/lutero/
      http://www.renovado.kit.net/martinho_lutero.htm
      http://historiageneral.com/2009/03/15/la-reforma-protestante-de-martin-lutero/
      http://www.paginaoriente.com/catecismo/protestantismo.htm
      http://www.encontrandodulcinea.com/guias/Protestantismo.pg_0.html

      Posso continuar até a vigésima oitava página do google, ou citar todos os livros de história que eu já li (e vai por mim, mais do que a numero de livros em geral que você deve ter aberto na vida). E todos citam nosso amigo Lulu Murder como fundador e pai do protestantismo. Ah, e não cometa uma falácia (http://www.infoescola.com/filosofia/falacia/), dizendo "mas o protestantismo verdadeiro X", ou "Mas os albigenses (ou insira outra minoria massacrada) tinha as idéias semelhantes ao protestantismo" porque não, não cola.

      Excluir
  17. Correção: "A mensagem não é para ateus, estes sabemos que estão perdidos. A mensagem é para quem tem coração de carne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coração de carne todos temos, mas cérebro de esterco...

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  18. "Sorocaba é de Exu"... já pensou?! ;)

    ResponderExcluir
  19. Isso mesmo. Vamos derrubar o Cristo Redentor também, mesmo que ele seja o cartão postal do Brasil e uma das 7 maravilhas do mundo moderno...

    ResponderExcluir
  20. Com a Cruz de Ferro ou a estátua de Dom Aguirre não tem c# pra fazer o mesmo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Busca neste site