Pular para o conteúdo principal

BBC Brasil destaca empenho da Atea na defesa da laicidade

Daniel Sottomaior
Sottomaior disse que associação
cumpre um dos seus objetivos
O serviço noticioso para o Brasil da rede britânica BBC deu destaque ao empenho que a Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) tem feito em defesa do Estado laico brasileiro, informando que, nesse sentido, a entidade já encaminhou 16 representações ao Ministério Público.

Entre as representações, informou a BBC Brasil, há uma que contesta um projeto de lei da Câmara Municipal de Araguaína (Tocantins) que impõe a leitura da Bíblia nas escolas públicas. Há também outra que visa impedir que os vereadores de Juiz de Fora (MG) aprovem o uso dos contracheques dos servidores para veicular mensagem cristã.

Daniel Sottomaior (foto), presidente da Atea, disse à BBC Brasil que a associação, com essas representações, tem cumprido um dos seus objetivos, que é possibilitar aos ateus uma personalidade jurídica de modo que possam inquirir as autoridades em assuntos como esse, o da laicidade.

Sottomaior falou da atuação da Atea no caso que resultou na condenação da TV Band por permitir que o apresentador José Luiz Datena propagasse preconceito contra os ateus ao comentar um assassinato em seu programa, o "Brasil Urgente".

"Nós estávamos monitorando as falas do Datena”, disse. “Assim que ele disse isso, postamos no nosso site o material e dissemos às pessoas: 'Se sentiu ofendido? Se manifeste', e demos orientações sobre o que fazer. O Ministério Público recebeu diversas representações, o que gerou a ação."

Pela sentença do juiz federal Paulo Cezar Neves Júnior, a emissora terá de esclarecer os espectadores sobre a importância da liberdade de religião, o que inclui não ter nenhuma crença. A Band poderá recorrer da decisão.

Para a BBC Brasil, a mobilização dos ateus, agnósticos e humanistas em defesa do Estado laico tem sido uma resposta aos parlamentares da “bancada teocrática” no Congresso Nacional.





Com informação da BBC Brasil.



Comentários

claudio disse…
Muito bom! Parabéns atea
Anônimo disse…
A ATEA ainda tem meu respeito, gostaria que os associados se focasse mais em seus objetivos originais, investissem mais em "educação", no sentido de conscientização, porque estão perdendo muito o foco. Tenho certeza de que poderiam fazer muito mais pelo nosso país e pela democracia se mantiverem mais o foco.
Anônimo disse…
Não sei sobre o trabalho da associação em si, se é sério ou não, mas a página deles no Facebook me envergonha como ateu e como ser humano. É o ponto mais baixo da militância ateísta no Brasil, isso se tiver como chamar aquele poço de chorume de militância.
Anônimo disse…
O Sottomaior é presidente eterno da ATEA? Não possui eleições ou estatuto?
Anônimo disse…
Simples e incisiva.
Anônimo disse…
O próprio Sottomaior era contra a criação da página no facebook. Ele não acredita em militancia on line. E está certo. Como é que vai a "derruba" do Renan? Não me façam rir!!!!
Anônimo disse…
O que ela está fazendo não deixa de ser um tipo de educação e conscientização.
Anônimo disse…
Pois é, e quem não se sente representado ou ainda se sente insatisfeito, então que mexa a bunda da cadeira e faça alguma coisa efetiva no mesmo sentido.
Anônimo disse…
Meu Deus perdoe estas pessoas que não acreditam no Senhor,vejo minha vida melhorar a cada dia quando vi esta página me deu muita dó,pessoas insatisfeitas e revoltadas o problema é com vcs acordem enquanto é tempo...Inacreditávelll !!!!
Anônimo disse…
e depois diz que é cristão.. No mínimo você é um adivinhador bem fajuto..Já que não conhece a vida de ninguém aqui pra falar alguma coisa. Vai ver o problema é com você.
Anônimo disse…
Essa presunção, arrogância e pseudo-superioridade por parte de vocês crentes lunáticos e seguidores de contos de fada para adultos, não é novidade nenhuma! Também não é novidade o seu totalitarismo que deseja impor a sua crendice a todos.

E inacreditável mesmo é o seu mitológico objeto de crenças e superstições, isso sim é inacreditável!

Enquanto as pessoas que são mentalmente sãs continuarem apáticas e tolerantes com vocês, religiosos lunáticos, o mundo continuará sendo palco das injustiças e barbaridades que vocês patrocinam!
Anônimo disse…
Acredito.
Walter Cruz disse…
Vinicius Coelho, também me sinto mal com algumas atitudes da ATEA nas redes sociais. São muitos os ataques gratuitos e de baixo nível. Respeito a luta da ATEA e apoio a sua causa, mas a baixaria no Facebook ofusca, pouco a pouco, a admiração que tenho por essa organização. Foto-montagens ofensivas contra as religiões são totalmente dispensáveis, pois não agregam nada além de mais ira e revolta entre os crentes. A ATEA não precisa disso para ser grande.
Vinicius Cruz disse…
Eu acho sinceramente que vocês não deviam confundir a ATEA em si, com a página do Facebook dela. Além disso, "Foto-montagens ofensivas contra as religiões são totalmente dispensáveis, pois não agregam nada além de mais ira e revolta entre os crentes" <-- Religiões podem ser atacadas porque não se tratam de coisas que merecem respeito. O respeito se dá às pessoas, e não às idéias. E antes que você me pergunte, não, eu não ligo para o que falam do ateísmo. Podem falar o quanto quiserem. O ateísmo não é dígno de respeito porque não é uma pessoa, mas têm minha simpatia porque é uma idéia coerente, e na minha opinião é a mais próxima da verdade. Respeito os crentes, isso sim. Tanto é que eu não gostei do dia em que postaram na ATEA uma imagem falando que todo evangélico é retardado. Mas isso não me impede de desprezar o protestantismo em si, que eu acho uma religião horrível. E o Chico Xavier também é uma pessoa dígna de muito respeito, apesar do espiritismo ser uma idéia não lá muito boa.

Ah, e antes que perguntem, essa lógica não se aplica à homossexualidade porque a homossexualidade não é uma idéia, é uma característica biológica. Logo, toda vez que você fala mal da homossexualidade, você está se referindo aos homossexuais em si. É igual à quando você fala da "raça negra". Então não vão pensar que eu sou cristofóbico ou que eu estou querendo dar brecha à homofobia. Pensem um pouco no que estou falando, e vocês vão entender porque estou dizendo isso.
Unknown disse…
Eu aprovo muito o trabalho da ATEA enquanto instituição, mas devo admitir que sua presença no facebook é deveras deprimente. Para cada post relevante e interessante, há 10 que são desnecessários, e as vezes até preconceituosos.
Isso não seria um grande problema, não fosse a grande visibilidade da ATEA - com mais de 200'000 likes, e sabe-se lá quantas visualizações diárias, isso fere gravemente a imagem da instituição e põe em cheque seus objetivos. Quem vê os posts da ATEA (sem saber das reais ações da instituição) acha que é um paralelo às igrejas.
Roberto disse…
Mesmo com todos os defeitos, essas organizações como a ATEA e a LiHS são muito importantes porque dão uma visibilidade que milhares de ateus e agnósticos não teriam se lutassem apenas individualmente.
Anônimo disse…
Excelente o comentário do Vinicius Cruz, estou de acordo.
Anônimo disse…
Exatamente.
E se queremos que elas melhorem, devemos nos engajar mais, sendo participantes realmente ativos das mesmas, e não ficar apenas criticando-as e choramingando pelos cantos.
Anônimo disse…
Vai lavar uma roupa, vai.
Anônimo disse…
Os debates a que eu assisti com a participação de Sottomaior , me reforçaram a convicção sobre o ateismo.
Walter Cruz disse…
Vinicius Cruz, acredito que por ser a página oficial de uma organização tão importante, eles deveriam levar mais a sério o conteúdo que publicam lá, sim! As vezes, parece mais uma página de um neo-ateu-modinha de 15 anos revoltado com a vida.

Um bom exemplo de página para um ateu curtir no Facebook é a da Sociedade Racionalista. A diferença no conteúdo postado é gritante. A SR é mais séria e polida, com informações relevantes e não atenta contra nenhuma religião (ou "ideia", como você mesmo definiu). Pelo menos não diretamente. Já na página da ATEA se vê muitos ataques através de foto-montagens toscas e frases de efeito que visam denegrir a fé alheia.

Respeito a ATEA e admiro sua luta nas causas que realmente são importantes, como essas representações no MP tentando defender a laicidade do nosso país, mas o conteúdo de baixo nível da página no Facebook me incomoda sim.

"O respeito se dá as pessoas, e não às idéias". Deixe-me ver se entendi. Então vc acha certo zombar da fé alheia, pq a "fé" não é uma pessoa (no sentido literal), mesmo sabendo que isso não vai trazer nada de bom para uma discussão saudável? É isso?

Você é ateu e não se ofende com ataques aos ateus? Ótimo, eu também não me ofendo nem um pouco (pelo contrário, chego a dar boas gargalhadas). Mas não generalize! Nem todos pensam como você ou eu. Saiba que existem pessoas que se ofendem com "piadinhas" de mau gosto direcionadas à uma classe social ou "ideia" que ela defenda.

A questão principal aqui é se isso é ou não dispensável. Acredito que a ATEA tenha assuntos muito mais interessantes para tratar em sua página no Facebook, além de foto-montagens ofensivas contra a religião (ou às "ideias") dos outros.
Anônimo disse…
Chora mais miauzão!

Mimimi, mimimi... vamos ficar no gueto discutindo sem 'ofender' a religiosidade alheia enquanto os religiosos tomam conta do país... mimimi, whiskas sachet.
Anônimo disse…
Concordo com alguns comentaristas acima sobre o teor agressivo de muitas imagens ou frases postadas pela ATEA, cuja página conheci no Face e a curto. AS críticas acima são muito bem vindas, como disse, mas vale a pena ressaltar q o próprio Face dá chance de os usuários optarem por curtir/compartilhar ou simplesmente deixar passar. Ninguém é obrigado a curtir ou compartilhar tais posts; a ATEA por vezes nos presenteia com alguns posts de qualidade, de caráter mais humanista ou valorizando o conhecimento científico.
Mas esclareço também q a crítica dos comentaristas é positiva no sentido de q possa ser entendida pelos responsáveis pela página no Face para q esta possa ser reformulada no q se refere ao direcionamento de seus objetivos maiores: lutar pela consolidação da laicidade estatal, defender o respeito à diversidade religiosa no país (o q pode significar a retirada dos posts agressivos), denunciar pilantragens cometidas por muitos líderes religiosos e atacar a pretensão destes de alçar privilégios, inclusive legais, q a população em geral (não só as minorias historicamente perseguidas) não possui.
Abraços.
15.05.2022
PREZADO JESUS CRISTO, EU QUERO MUITO RECEBER O ESPÍRITO SANTO! Todavia, eu sou ateu científico, sou cético, como São Tomé, isto é, “Ver para crer”. Então eu peço humildemente que Jesus Cristo apareça para mim em carne e osso, já que Zeus, Deus dos Deuses da Grécia Antiga, aparecia para todo o mundo, o tempo todo, inclusive engravidava mulher humanas das mais diversas formas, isto é, como chuva de ouro, como cisne, como touro branco, etc. O Espírito Santo também gosta de engravidar mulheres virgens. Jesus Cristo apareceu para Tomé nas margens do mar de Tiberíades (que nome de rio, eu hein?) e pode muito bem aparecer para mim. Por que apareceria para o Luís, um ateu, um João ninguém? Por que eu estou cansado de ser um ateu amante da Ciência, tão desprezada no Brasil; e já estou velho demais para ir morar em algum país ateu da Europa do Primeiro Mundo, é mais fácil morrer por aqui mesmo assistindo às péssimas notícias dos programas policiais, e negociar com Jesus meu acesso ao Paraíso. Senhor Jesus Cristo, eu estou cansado de ser mal humorado, mal educado, áspero, grosseiro. Quero ser um honesto, cidadão do bem, mas que passe a viver sorrindo, feliz, escrevendo somente coisas boas, alegres, como as pessoas que eu vejo nos testemunhos evangélicos da TV. Eu confesso, invejo a felicidade deles, fico morrendo de inveja. Talvez por isso eu fale tão mal do cristianismo! Quero fazer um milhão de amigos, como o Roberto Carlos e seu amigo Tremendão. Não quero mais ser uma ilha isolada num Brasil feliz, amante de Jeová, Jesus Cristo e do Espírito Santo. Não sou burro, ou, pelo menos, não quero permanecer assim; eu vejo com meus próprios olhos a felicidade das testemunhas dos milagres dos evangélicos, vejo o brilho nos seus olhos e na expressão de felicidade quando os crentes testemunham o sucesso da Teoria da Prosperidade, digo, Teologia da Prosperidade. Eu vi a felicidade das pessoas que tiveram seus entes queridos mortos, esmagados pelo teto da Igreja da Universal que desabou durante um culto. Mas eu quero que Jesus Cristo me perdoe por ser tão cético e ateu e me dê uma provinha, assim como o fez com Tomé. Afinal, o Rei dos Reis disse que quem nele cresce poderia fazer milagres maiores do que os que ele fez. Assim sendo, eu gostaria de ver um proprietário de igreja ou um pastor brasileiro curar instantaneamente uma criança com lábio leporino ou separar gêmeos siameses, gostaria também de ver os pastores do Bispo Macedo, ou do apóstolo Valdemiro, ou de qualquer outro crente, transformar água em vinho, e permitir que eu possa tomar um gole; afinal, Dionísio, filho de Zeus e Osíris do Egito Antigo já transformavam água em vinho, muito antes de Cristo. Asclépio ou Esculápio, filho de Apolo, ressuscitava os mortos, igualmente muito antes de Jesus. Portanto, se não for muito abuso, ou atrevimento meu, eu gostaria dessas pequeninas provinhas, comprovações, Senhor Jesus. Aleluia irmão! Ficaria muito feliz de mudar completamente, porque ser um ateu científico no Brasil é muito chato. Estou há vinte anos diariamente gastando os meus dedos no teclado e não vejo avanço algum do ateísmo no Brasil. Pelo contrário, nesses últimos 40 anos houve uma explosão de fé, felicidade, caras e bocas sorrindo pela incorporação do Espírito Santo, e eu aqui sozinho, solitário, desacreditado, um zero à esquerda, cada vez mais agressivo e embrutecido em meus textos diários na WWW, remando contra rios e cachoeiras. Sinceramente, eu gostaria de estar na Grande Mídia tradicional, mas ela não quer me ver nem mesmo na forma de chuva de ouro, como Zeus! Até meus blogs amigos hospedeiros de minha escrita, não estão suportando mais meu mau humor. Estou igualzinho ao Bozo! Não, não, não, não quero mais remar contra a maré! Eu quero ver Jesus caminhando sobre as águas em minha direção! Aguardo vosso sinal de vida, seja Você Jesus Cristo, seja Você Espírito Santo; desculpe, pode ser Você também, Jeová! Atenciosamente: LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos