Pular para o conteúdo principal

Homeopatia é lixo, afirma médica de conselho britânico


Dame Sally Davies (foto), conselheira médica oficial do governo britânico, disse estar preocupada com a introdução no serviço público de saúde de tratamento com remédios homeopáticos.


Isto porque a “homeopatia é um lixo”, disse ela em uma entrevista. “Estou surpresa que a homeopatia esteja disponível no NHS [National Health System]”. A homeopatia vem tendo forte apoio de Jeremy Hunt, secretário de Saúde.

Dame Sally Davies
Davies teme  
tratamento das
infecções sejam

Davies falou estar provado que os remédios homeopáticos não têm nenhum efeito, além do de placebos.

Por isso, afirmou, ela teme pelos pacientes graves, com infecções, por exemplo, quando começarem a ser tratados pelo “modo de vida” dos homeopatas.

Desde 2006, os tratamentos com homeopatia estão disponíveis no serviço público brasileiro de saúde, o SUS (Sistema Único de Saúde).

De lá para cá, o custeio das consultas homeopáticas mais que quintuplicou, chegando em 2006 a superar os R$ 3 milhões. O valor só não aumentou mais porque, dos aproximadamente 20 mil médicos homeopatas brasileiros, a parcela que atende o serviço público é menor que 0,5%.

No Brasil, o questionamento da suposta eficácia da homeopatia, entre outros recursos da chamada medicina alternativa, não faz parte do debate nacional, diferentemente do que ocorre em países como a Grã-Bretanha.

Com informação do The Telegraph, entre outras fontes.




Naturista propõe a homeopatia contra violência



Comentários

Caio disse…
Lixo? Saiba que a homeopatia curou a minha irmã e tem ajudado muitos no mundo todo, pois é um método de longo prazo e mais ameno. Ela só diz isso para evidenciar cada vez mais a halopatia, imediatista e que usada indiscriminadamente causa vários problemas de saúde, por ser muito forte, e fazer as empresas farmacêuticas lucrarem mais ainda.

O ideal é usar cada uma de acordo com casos específicos.
Anônimo disse…
homeopaita n é para os casos mais graves...e eu n contaria com isso d ser efeito placebo não...cientistas tem um lema
''Se eu conheço existe, mas se eu não conheço e funciona é efeito placebo''
acho no mínimo ridículo dizer q algo funciona tão bem qnto os remédios oriundos das mais avançadas tecnologias e, ser apenas efeito placebo...seria o msm q dizer q os remédios atuais valem o msm q água com açúcar...
invisible man disse…
caralho, como pode haver gente TAO BURRA ? nao ha comprovacao, nao ha embasamento, nao ha MOTIVOS para crer que essa tolice funcione ! mas sempre tem antas que CISMAM que funciona ! creem bestamente, "porque sim" !

o dia que for PROVADO cientificamente que funciona, OK, FUNCIONA ! antes, funciona tanto quanto horoscopo !
Anônimo disse…
Pelo visto você não sabe como funciona a homeopatia, né?
Anônimo disse…
Funciona bem, sim... tô esperando você trazer todos os artigos científicos, com revisão por pares, sobre a eficácia da homeopatia.
Anonimo disse…
Homeopatia realmente é um lixo.
Anônimo disse…
Amigo... Seu lema está errado. O correto é: Se eu faço testes duplo-cego e o índice de cura é maior do que placebo, funciona. Se é igual a placebo, é placebo. Vc precisa estudar um pouco método cientifico.
Emiliano disse…
Por favor meninos acima, informem-se um pouquinho... a internet está aí para isso!!!
Anonimo disse…
Um remédio diluído infinitamente em grandes proporções de água... homeopatia não é lixo, é apenas água e completamente inútil como remédio. Só cura alguma doença se ter sede for uma patologia
Brasil, um "país" de malucos.
Anônimo disse…
O fato da sua irmã estar curada não quer dizer q a homeopatia é válida. Só quer dizer q sua irmã se curou. Não é questão de ser contra por motivo corporativo. É ser contra por não passar em nenhum teste básico. Sem nem entrar no mérito da "água mágica com memória" ou numero de mol ou "atomizações".. simplesmente não passa um teste de duplo-cego.
Luiz Bento disse…
Engraçado, mas poucos sabem que a China, o pais mais populoso do mundo tem o seu sistema publico de saude baseado nessa premissa de que as plantas curam e na verdade bom esclarecer que muitos remédios existem porque são extraídos de ervas e outros vegetais. Besteira. Deve estar recebendo dinheiro dos laboratórios para fazer esse pronunciamento bobo.
Anônimo disse…
Vcs por acaso sabem o que é homeopatia??
Façam uma pesquisa de 5 minutos pelo google, tomem chumbo e sejam felizes!
Anônimo disse…
Concordo. Ninguém chuta cachorro morto. Eles tem interesses financeiros.
FraterQL disse…
Acho que nenhum dos dois colegas alguma vez teve a oportunidade de ler sobre os inúmeros testes rigorosos feitos sobre a eficácia da Homeopatia, que em *todos* eles se revelou ser igual, minimamente melhor ou minimamente pior do que o efeito placebo.

a alegação dos homeopatas é que o teste duplo cego obrigaria(?) o médico a mentir(?) para o paciente e isso seria suficiente para anular o efeito da homeopatia.... (para informação, teste duplo cego é aquele que nem o médico nem o paciente sabem se o remédio usado é verdadeiro ou não. Só ao fim do experimento é que se revelam quem tomou o remédio verdadeiro e quem tomou o inócuo)

como contraexemplo à afirmação de ''Se eu conheço existe, mas se eu não conheço e funciona é efeito placebo'', cito o caso do tabaco: no início do século XX, não se tinham provas que o fumo fizesse mal ao organismo, porém observações (dados) indicavam que havia uma possível correlação entre o tabagismo e algumas doenças cardiorrespiratórias, e esses dados estimularam cientistas a pesquisar o tema, a despeito da intensa, imensa e contínua resistência das indústrias tabagistas, que acredito terem o mesmo nível de poder econômico das indústrias halopatas.

Também há a teoria das placas tectônicas, que levou 50 anos para sair do descrédito total e entrar nos livros de ciência, AINDA QUE NÃO FOSSE POSSÍVEL TESTAR DIRETAMENTE a teoria, ao contrário da homeopatia, que já é proposta há 200 anos.

desde que o tio príncipe Charles introduziu forçosamente a homeopatia no sistema britânico de saúde, várias pesquisas lá foram feitas para tentar comprovar a eficácia do tratamento e nenhuma delas foi capaz de produzir resultados positivos; vide "BBC - Homeopathy: The Test", http://www.bbc.co.uk/science/horizon/2002/homeopathy.shtml, que mostra um cientista que dizia ter encontrado provas a favor da homeopatia sendo incapaz de reproduzir seus resultados com um controle mais rígido das amostras.

é comum acusarem cientistas e céticos em geral de não terem mente aberta. O que vem a ser 'ter mente aberta'? Entendo que é a capacidade de questionar se uma afirmação é correta ou não, independentemente de sua vontade pessoal de acreditar nela ou não.

Inúmeros testes foram feitos, tanto pelos defensores quanto pelos opositores. Até a presente data, todo resultado que comprovaria a eficácia da homeopatia utilizou-se de métodos de controle falhos e questionáveis que, quando foram corrigidos, produziram resultados negativos ou inconclusivos.

Onde está a mente fechada? nos cientistas e pesquisadores, que devotaram tempo e recursos para testar a homeopatia e, não encontrando provas significativas, concluíram que seus príncipios alegados não funcionam como é dito, ou nos defensores da homeopatia, que não param para ler sobre o tema, sobre os testes que foram feitos, e meramente insistem em dizer que os cientistas não tem a mente aberta?

A ciência nas últimas décadas reviu, modificou ou descartou diversas teorias que até então eram aceitas. Os homeopatas, nesse meio tempo, conseguiram arrumar alguma prova convincente, além de dizerem que a homeopatia não pode ser testada ou que há preconceito contra ela?

finalizando, sugiro a leitura dos princípios da mesma e dos métodos através dos quais ela evoluiu em pt.wikipedia.org/wiki/Homeopatia (é texto grande? É. Muito. Mas se se quer defender uma teoria, é preciso primeiro conhecê-la)
Anônimo disse…
BUUU cuidado! A indústria farmacêutica vai te pegar! UUUUH
Anônimo disse…
Não é lixo não!

É UMA BOSTA MESMO, UM ENGANA TROUXA, COMO UM "patuá" qualquer.
Anônimo disse…
Ate podem ter, mas que a homeopatia é uma farsa é, esta provado, não passa nenhum teste científico. Já se falarem de herborista é outra questão, ainda que não muitos princípios ativos de plantas tem se mostrado eficazes no uso de chás ou tinturas.
Anônimo disse…
São vendidos remédios homeopáticos para animais, inclusive os de grande porte. Será que os pecuaristas vão arriscar dinheiro em tratamentos questionáveis?
Anônimo disse…
É lixo sim! O que funciona são as indústrias farmacêuticas lucrarem fortunas em cima do povo! Dá-lhe remédio meu povo!! Isso sim funciona, para o bolso deles, mas funciona! :/
É verdade isso da china, eles curam com plantas, mas até onde eu saiba, eles não diluem as plantas ZILHOES de vezes em agua ou alcool. Eles usam extrato algumas vezes, o que é muito diferente.
Gima disse…
Claro que não funciona, mas quem quiser usar que use, só não concordo colocar dinheiro público no lixo.
Pulo, é claro que sou favorável à liberdade de expressão, mesmo que a opinião seja absolutamente contrária à minha, entretanto, percebo que alguns leitores vêm aqui e agridem aqueles que tenham pontos de vista contrários ao seu. Esse é o caso, por exemplo, do leitor que comentou hoje às 15:21 h, o qual chama de BURROS os que defendem a homeopatia. Ser ateu, cético, crédulo, xamã, "borboletas azuis", seja lá o que for, não dá o direito a ninguém de disparar contra os demais, essas e outras ofensas. Acho que não viemos aqui para isso. Viemos aqui para lermos, criticarmos, rirmos um pouco, etc. e não para sofrermos esse tipo de grosseria covarde e totalmente descabida. Então, fica a sugestão, considerando que há moderação do que aqui é publicado. Abraço!
Anônimo disse…
Eles não dizem que funciona como placebo porque não sabem como funciona e sim porque é o que os testes dizem. Você pega um grupo e dá homeopatia e, para um grupo semelhante, dá açucar e os dois melhoram na mesma proporção. Se você faz o mesmo com outros remédios, o grupo que toma remédio melhora muito mais do que o grupo que toma placebo e é assim que se determina que ele funciona. Mesmo que não se saiba exatamente qual o mecanismo existente no placebo, já está mais do que demonstrado que a homeopatia só é tão eficaz quanto um.
Yuri disse…
Homeopatia não é tratamento com ervas, a premissa deles é que água tem memória kkkkkk
Anônimo disse…
Ninguém disse que plantas não podem funcionar como remédio, muitos remédios daqui são baseados em plantas e há uso medicinal até pra maconha. Mas isso não quer dizer que toda planta cure, nem que homeopatia funcione. E não é porque na China se usa que funciona, senão eu poderia citar países que não usam e que tem um sistema de saúde muito melhor do que o de lá.
Anônimo disse…
Homeopatia é diferente de fitoterapia. Esta última, está comprovada, tanto os benefícios, quanto os riscos.
Anônimo disse…
Sim, porque água deve ter memória mesmo... claro.
Anônimo disse…
A memoria da agua, consiste na substituição da molecula do composto, por moleculas de agua, "memorizando" sua energia e seu principio. Esse principio se denomina Cluster. E quanto maior a diluição, maior conteúdo energético é armazenado nas moleculas de água. De fato, muita teoria na homeopatia, e algumas praticas dela acho sem sentido algum.

Agora convenhamos, se você não acredita em homeopatia, perfeito. Não há provas que realmente comprovem que a homeopatia não funcione, porém há casos de pessoas que realmente melhoraram muito o quadro de uma doença crônica, através da homeopatia. Principalmente rinite e sinusite. Eu particularmente acredito nos poderes benéficos dela, apesar de teoricamente não ser comprovado. Faço faculdade de Farmácia Bio-quimica, e já tive a matéria de homeopatia. Realmente é algo muito interessante, se você for realmente pesquisar.

E concordo com o Elcio Domingues, respeito ao ponto de vista é o maior sinal de sabedoria que a humanidade pode demonstrar, independente do SEU ponto de vista.
Anônimo disse…
homeopatia é lixo mesmo, as pessoas que dizem que funciona são iguais àquelas que vão a universal e dizem que foi isso que curou a pessoa.
a mente do ser-humano torna real aquilo que queremos acreditar, tem gente que vive numa realidade paralela mesmo
Anônimo disse…
Se água tem memória da´uma paradinha e use a sua prá imaginar por onde a água que você bebeu já passou.Aahg.
Anônimo disse…
Desculpa pessoal, mas acreditar em Homeopatia é muita burrice. É a mesma coisa que acreditar em Astrologia que é outra idiotice sem nenhum valor científico.

Roger disse…
Pois é, pelo visto a maioria dos pecuaristas é composta de muares !!!
Anônimo disse…
Homeopatia não funciona! é balela, só quem estudou essa farsa pode entender. isso n leva a lugar nenhum!
Demo disse…
Homeopatia é placebo, sim. É água com açúcar.
Demo disse…
Infelizmente, muitas pessoas têm a ideia errada de que uma falsidade se torna verdadeira por acreditarmos fortemente nela e a repetirmos até á exaustão.

Homeopatia é placebo, sim. (Para não dizer embuste).
Diluir “zilhões” (???kkkkkkk) de vezes porque a água tem memória é, efectivamente, a sinopse da homeopatia.
Anônimo disse…
Fizeram um suicidio coletivo, com arsenico homeopatico. Ninguem morreu.
Esta experiencia esta no Youtube.
http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/2811/fracassa-suicdio-homeoptico-de-cticos-britnicos
Anônimo disse…
Resposta perfeita!
Anônimo disse…
Isso que você descreveu aí chama-se pseudociência, ou seja, uma informação que supostamente seria baseada em fatos científicos que não resiste a uma simples análise mediante a aplicação do método científico.
A homeopatia está para a medicina assim como o design inteligente está para a evolução...
Unknown disse…
A lógica da homeopatia é "quanto menor a concentração do remédio original na pílula, mais potente a pílula é".

Logo, porque água com açúcar não é a panaceia da sociedade? Se o remédio homeopático é água, açúcar e uma fração ínfima de remédio, água, açúcar e nenhum remédio deveria ser tão potente que causaria overdose em quem consumisse.
John Constantine disse…
Curou de QUE, hein ? Informação vaga e sem evidencia é o mesmo que nada.
Anônimo disse…
Hemeopatia, a maior das mentiras na medicina!
Anônimo disse…
A Fé em Deus funciona, ela curou o meu cunhado!

Incluam o tratamento com Fé em Deus no SUS, vai ser um dinheiro muito bem investido, eu garanto, podem confiar!!!
Anônimo disse…
Ter CRENÇA na homeopatia, assim como ter CRENÇA em deus é, sim, burrice.
Anônimo disse…
Gente, funciona sim! Só precisa ter fé em deus!
Anônimo disse…
Estou bêbado tomei um porre de pinga homeopatica.
Anônimo disse…
Não funciona!
Johnny Ferreira disse…
Homeopatia nunca será reconhecida como ciência, pois as matérias primas utilizadas na manipulação dos medicamentos tem custo muito inferior aos utilizados pelos grandes laboratórios, a ligação médico / laboratório é muito forte e gera lucro para ambos, diversas ervas podem ser cultivadas até mesmo em nossos lares e tratar diversos males a nossa saúde, mas, estas informações nunca virão a tona, pois isto quebraria os laboratórios.
Anônimo disse…
Soa menos grosseiro se disser que crer em homeopatia é falta de inteligência?
A verdade dói...
Anônimo disse…
Meu caro, informe-se primeiro: homeopatia e fitoterapia são coisas diferentes.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih