Pular para o conteúdo principal

Um a cada dez ateus britânicos frequenta Igreja da Inglaterra

Descrentes também participam das atividades da Igreja Católica
Pesquisa do centro cristão de estudos Theos revelou que quase um em cada dez ateus do Reino Unido – cerca de 9% – diz frequentar a Igreja da Inglaterra. A informação foi publicada pela revista católica The Tablet, na edição desta semana.

Do total de frequentadores de igrejas católicas, 1% declarou não acreditar na existência de Deus.

O Theos comparou a sua pesquisa, feita com informações obtidas de 3.000 pessoas não religiosas, com a Pesquisa de Atitudes Sociais Britânicas de 2008. Ambas concluem que uma parte dos ateus se identifica como cristã.

Em países europeus que se encontram em processo de secularização, é comum descrente frequentar templos como atividade social ou para participar dos programas de ajuda e voluntariado dos religiosos.

Do total de frequentadores da Igreja da Suécia, por exemplo, 15% são ateus e 25% agnósticos, de acordo com estudo de 2011.

Com informação da The Tablet.





Pastor cristão da Holanda usa púlpito para pregar ateísmo
agosto de 2011

Ateísmo   Estatística das religiões

Comentários

Unknown disse…
meio incoerente?! ateu cristão ok ok
Anônimo disse…
_Edi_ voce leu o texto?

"Em países europeus que se encontram em processo de secularização, é comum descrente frequentar templos como atividade social ou para participar dos programas de ajuda e voluntariado dos religiosos."


Italo disse…
É a questão do medo de como a sociedade vai recebe-lo como ateu de fato. Não é incoerência.
Anônimo disse…
Car@s,

Eu deixo o link, abaixo, como contribuição de mais um ponto de vista, visando a melhor compreensão do fato abordado pelo post.

https://www.youtube.com/watch?v=zxkXbtbJLWU

Abraços!!

Welington Gaetho Escola

Anônimo disse…
Convenção social. Isso diz tudo.

Ruggero
Unknown disse…
. . . . . .. . . . . . . . . . . ,.-‘”. . . . . . . . . .``~.,
. . . . . . . .. . . . . .,.-”. . . . . . . . . . . . . . . . . .“-.,
. . . . .. . . . . . ..,/. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ”:,
. . . . . . . .. .,?. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .\,
. . . . . . . . . /. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ,}
. . . . . . . . ./. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ,:`^`.}
. . . . . . . ./. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ,:”. . . ./
. . . . . . .?. . . __. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . :`. . . ./
. . . . . . . /__.(. . .“~-,_. . . . . . . . . . . . . . ,:`. . . .. ./
. . . . . . /(_. . ”~,_. . . ..“~,_. . . . . . . . . .,:`. . . . _/
. . . .. .{.._$;_. . .”=,_. . . .“-,_. . . ,.-~-,}, .~”; /. .. .}
. . .. . .((. . .*~_. . . .”=-._. . .“;,,./`. . /” . . . ./. .. ../
. . . .. . .\`~,. . ..“~.,. . . . . . . . . ..`. . .}. . . . . . ../
. . . . . .(. ..`=-,,. . . .`. . . . . . . . . . . ..(. . . ;_,,-”
. . . . . ../.`~,. . ..`-.. . . . . . . . . . . . . . ..\. . /\
. . . . . . \`~.*-,. . . . . . . . . . . . . . . . . ..|,./.....\,__
,,_. . . . . }.>-._\. . . . . . . . . . . . . . . . . .|. . . . . . ..`=~-,
. .. `=~-,_\_. . . `\,. . . . . . . . . . . . . . . . .\
. . . . . . . . . .`=~-,,.\,. . . . . . . . . . . . . . . .\
. . . . . . . . . . . . . . . . `:,, . . . . . . . . . . . . . `\. . . . . . ..__
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .`=-,. . . . . . . . . .,%`>--==``
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . _\. . . . . ._,-%. . . ..`
Anônimo disse…
Depois, quando eu digo que tem "ateu com alma de cristão" aqui no blog, alguns ainda não acreditam...
Anônimo disse…
Tem coisa errada com a conclusão dessa pesquisa aí.
Pra que 1 a cada 10 ateus ingleses frequentassem igreja, a pesquisa deveria ter sido feita apenas entre os ateus e, destes, 10% dissesse frequentar a igreja.

Além disso, esses católicos que se disseram ateus, podem ser a parcela de futuros ateus assumidos que está se aprontando para abandonar a religião...
Nóis é tudu rícu ....
Depois da maconha agora é esse tal de ateulhismo...
Pelo que sabemos lá no mensalão há "crentes" e "ateus"...
Precisamos mesmo é discutir a "Marcha do Orgulho Côrno"....Vamos lá !!!...Você não vai ??...Ah! tá....
Seis bilhões de galáxias....
Ah é....Depois é tudo colonhão e brachiária...
Haja holofote viu !!!....
Tá bão então....
LEGIÃO disse…
No mundo todo assumir o Ateísmo é como assumir-se homossexual. A Igreja Católica é a principal responsável por isto, quando seu clero homossexual reprime ateus e homossexuais com a mesma intensidade e forma.

O Instinto de Manada é algo forte, mesmo nesta nossa Sociedade da Informação. Há muitos que tendem a concordar com o interlocutor descolado, que agita as mãos demonstrando certeza e força; Há muitos que se matariam se a Madonna fizesse o mesmo, porque ela é "perfeita". Não intuem que seus shows são antecedidos de muitos ensaios e seleção de atos e pessoas.

Os Religiosos Profissionais, assim como a Madonna, treinam seus gestos, suas falas, criam um roteiro de ações do tipo: se eles reagirem assim, faremos isto e se reagirem de outro jeito, faremos aquilo. De forma que criam uma espécie de teia da qual muitos não conseguem escapar.

Mesmo que as evidências indiquem que é tudo uma farsa na Religião, muitos querem uma vida feliz, em comunhão com outras pessoas, que as apoiam em suas dores, etc. Muitos não aceitam sacrificar essa comunhão em prol de ter razão.

É mais simples viver uma felicidade postiça que cair numa realidade cinza, de cismas e discussões...

Agrada mais acordar cedo no domingo e seguir o som do sino, junto com outros que apenas ver de longe a interação humana calorosa, enquanto se toma café e se decide pelo programa em que Deus não interfira...

A Vida é tão breve que uma ilusão permanente parece satisfazer mais do que a Sabedoria.
Aageh disse…
Você abandonou a ICAR e foi pra Luterana justamente por que começou a observar a realidade e raciocinar, no entanto, o raciocínio baseado na observação começou a fugir do controle (se expandir) e agora você luta emocionalmente contra ele para que não te leve em direção ao que você mais temia: O Ateísmo!

Esse seu desespero manifesto é compreensível, afinal, se vê num momento onde tem que escolher entre a razão ou a aprovação de seus amigos e familiares.

Faça aquilo que te deixará com a consciência tranquila! Não há felicidade numa consciência pesada.
Unknown disse…
Bem um ateu freguentar a Igreja em programas sociais, não vejo nada de mais. Onde o respeito e o bem social possa ser o alvo de ajuda humanitária, mas quando se estar levando o nome da salvação em jesus cristo, ai fica minha duvida.
Algumas vezes fui com minha esposa para a Igreja, só para agradar ela e me senti, como tivesse ido ao teatro nada passava de encenação.
Sem falar que os textos ja eram manjados, mas vivemos em sociedade e temos que saber viver de maneira racional e respeitosa, mesmo sabendo que o pensamento cristão e como um virus algo que fica empregnado do discurso falacioso do pastor.
Ja pessoas que pensam contrário no meio cristão não são vista como pessoas e sim como advesário Ou "usado pelo adversário. Mas no embate filosofico alguns cristão não ver Ateus como bons olhos, e sim o filhos da perdição.
As vezes ir a igreja ou Teatro não sai de grátis na hora da oferta, você pagou pelo espetáculo.
Anônimo disse…
Sou agnóstico e vou a igrejas e não vejo nenhum mal nisso.
Só quem fica de chilique é esses ateus militantes.
Anônimo disse…
Atividades sociais e trabalho voluntário não os insere na paranóia. Some-se aos não praticantes que ainda acreditam no país das maravilhas, a coisa vai mal.
Anônimo disse…
Pela forma como escreve e se refere às pessoas, nota-se claramente o motivo pelo qual você não vê "nenhum mal" em se congregar e prestigiar as seitas religiosas.
Anônimo disse…
Poucas postagem! Porque serà? Huuuummm!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Presas ameaçam matar empresária acusada de torturar menina

As presas da Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia, estão ameaçando de morte “o tempo todo” a empresária Sílvia Calabresi Lima (foto), acusada de torturar a menina L.R.S., de 12 anos. “As presas não toleram esse crime”, disse o advogado dela, Darlan Alves Ferreira. As ameaças incluem envenenamento da água e comida de Sílvia. Apesar disso, até anteontem a empresária queria sair do isolamento e ser transferida para ala onde há cerca de 120 mulheres. A reação dos internautas também de sido de fúria. Nos blogs, sites de notícias e Youtube, há quem peça pena de morte para a empresária. Muitos dizem que, se pudessem, torturariam a Sílvia da mesma forma que ela o fez com a menina. Também circulam na internet o endereço do casal, os números de telefone e o e-mail do filho mais velho, o Thiago, que é uma das seis pessoas que a polícia vai indiciar - no caso dele, por omissão de socorro. Embora a polícia tenha se procedido de maneira exemplar nesse caso, tem muita gente querendo fa...