Pular para o conteúdo principal

Quatro sacerdotes celebram culto ao ateu Oscar Niemeyer


O corpo de arquiteto foi sepultado em cemitério do Rio
por Juliana Prado, do portal Terra

O culto ecumênico em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, que encerrou o velório no Palácio da Cidade, na zona sul do Rio de Janeiro, foi marcado pela lembrança ao comunismo, cujo ideário ele seguiu por toda a vida, e ao ateísmo. Foi o pastor luterano Mozart Noronha quem primeiro fez alusão à ausência de profissão de fé religiosa do arquiteto. "Acredito que essa seja a primeira vez em que se reúnem dois padres, um pastor e um rabino para celebrar a alma de um ateu."

O religioso ainda leu um poema feito por ele em homenagem a Niemeyer. Em certo trecho, o texto sugere que, ao chegar ao céu, o arquiteto seja homenageado por um coro de anjos cantando a Internacional, hino do comunismo, e que ele chegaria segurando a bandeira com as imagens da foice e do martelo, símbolos comunistas.

Já o padre Jorjão afirmou que o mais importante legado do arquiteto está na prática dos ideais de justiça e igualdade defendidos por ele. Ele também fez menção ao ateísmo. Mesmo para os que não acreditam em Deus, afirmou, existe uma luz a ser alcançada, que é "de todos". O religioso lembrou o grande volume de templos projetados por Niemeyer. "Nenhum brasileiro projetou tantas igrejas como Oscar Niemeyer", destacou durante o ritual, acompanhado por parentes e amigos do arquiteto.

A responsabilidade política e humana de Niemeyer foram os pontos destacados pelo rabino Nilton Bonder durante a cerimônia ecumênica. Para ele, o grande marco revolucionário do arquiteto foi a defesa destes valores nos quais tanto acreditava.

Ao final do culto, foi puxado um coro para cantar a letra da Internacional Comunista. Vários populares, alguns usando blusas com o rosto de Fidel Castro e Che Guevara, cantaram o hino com os punhos fechados direcionados para o alto, outro símbolo do regime político.

O corpo de Niemeyer deixou o Palácio da Cidade sob fortes aplausos e foi levado em cortejo para o cemitério São João Batista, onde foi sepultado.

Anjos receberam Niemeyer com hino comunista, diz pastor
dezembro de 2012

Comentários

Edmilson disse…
Lá se vai um grande homem.
PS: E a pergunta que não quer calar: Rolou ou não cachê?
Ateu de honra...
Para as pessoas verem seus conceitos sobre o ateísmo...
Anônimo disse…
No final todos nós (ateus) desejamos um mundo igual pra todos e que enquanto houver pessoas passando necessidades, seja ela qual for, deveríamos ser mais sensatos e cuidar uns dos outros antes de gastar nosso tempo com algo que não tenha efeito real para nossa vida aqui na terra... Acho que isso é quase unânime, eu disse quase...
VOZ DO BRASIL disse…
Sou comunista, portanto ateu.

Muito me admiro nos atuais ateus "moderninhos" meterem o pau no comunismo,... entendendo que o materialismo (leia-se ateísmo) dialético é a base do comunismo.

Niemeyer era ATEU porque em primeiro lugar era COMUNISTA - grande camarada...
Anônimo disse…
Porque Dois padres, um pastor e um rabino encerram velório do ateu Niemeyer se ele era um ateu???
Eles não sabiamque um ateu iria rir disto?
Anônimo disse…
Ateísmo não é o mesmo que materialismo. Ateísmo é apenas não crer em deuses. Sou ateu e não sou comunista. Pare de agir feito um troll crentalhão.
Unknown disse…
Acho que isso vai acontecer com todos nós no final nossas famílias vão colocar 70 pastores e 1000 padres em nossas homenagens finais
Anônimo disse…
Niemeyer recebeu todas as glorias que um cidadão poderia receber de um governo , e note ele só era um ateu e um arquiteto que recebeu cada centavo pelos serviços prestados a nação com sua profissão kakaka..Valeu niemayer você trolou com todo mundo e recebeu até as "glórias" religiosas, acho que nem o papa teria tido um tratamento assim LoL
Anônimo disse…
Padres,pastores e rabinos velando a alma de um ateu, o que os caras não fazem para aparecer. O que mais assusta é a hipocrisia deles, pois os mesmos vivem dizendo que nós ateus vamos queimar no inferno por não crer, enfim, talvez seja apenas por ser alguém importante,a fama e o dinheiro parecem comprar o paraíso.
Anônimo disse…
Na verdade o principal objetivo da cerimonia era demonstrar a hipocrisia dos padres, pastores e rabinos, pois eles vivem dizendo que quem não crer será condenado.Muito bom o que Niemeyer planejou antes da morte, agora sabemos que a fama ou o dinheiro podem comprar o paraíso.

R.I.P Oscar Niemeyer
Anônimo disse…
ridicula essa atitude da mulher do niemeyer.
Anônimo disse…
Claro que os papagaios de pirata da religião tinham que encostar no caixão dele.
Imagine sair na tv que um ateu morreu e não se converteu, ainda mais um ateu famoso.
De minha parte achei uma ofensa enorme, já que parece que nem a familia respeitou o ateísmo do falecido.
Se minha familia fizer isso comigo, então que exista o inferno, pois lá vou esperar por cada um deles.
Religioso não respeita o ateu nem na morte, então por que devo respeitar a religião? JR
Unknown disse…
Concordo!
Anônimo disse…
O Decreto contra o comunismo é um documento da Igreja Católica de 1949, ordenado pelo Papa Pio XII que excomunga todos católicos que colaboram com organizações comunistas e afins.

Estes padres são ateus e não sabem.
Diabo disse…
Sim, se fosse um ateu pé de chinelo, eles até se recusariam a ir ao velório/enterro.
André disse…
Niemeyer era comunista, tinha um apartamentão em Botafogo, seu escritório em Copacabana e não creio que ele andasse de ônibus junto com o proletariado. Assim, qualquer um é comunista.
Diabo disse…
Ou, tavez, seja uma espécie de trollagem, como disseram acima.
Anônimo disse…
pastor luterano Mozart Noronha ....que é isso pastor,,deixei de ser catolico pois tinha muito padre hipocrita iguais a esse jorjao,, agora o senhor da igreja evang, conficao luterana do brasil, fazer um papel desse, perder tempo com um ateu e comunista,,, o senhor devia é ser tirado dessa igreja, pois é a unica que eu achava que era cristã mesmo,,, mas agora tenho minhas duvidas,,,nos , dezenas de pessoas estamos aqui estamos decepcionados com sua atitude, e com certeza vamos querer saber uma resposta sinodal,,,, pois nao vamos aturar gente hipocrita na nossa igreja tambem,,,, caso contrario muitos vao deixar de achar que esta igreja é seria,,,,,,postor nao se junte aos porcos,,,,iguais ao padre jorjao,,,,,ou o senhor tambem ganhou um cache,,,,
Anônimo disse…
Um ateu alienado iria rir disso.
Anônimo disse…
Porque um ateu alienado iria rir ,alienado em que, em Deus?
Anônimo disse…
VOZ DO BRASIL7 de dezembro de 2012 20:07

Concordo contigo,companheiro!
Anônimo disse…
Sim, o pastor luterano Mozart Noronha também recebeu cachê. Não existe seriedade, o que existe é o dinheiro.
Anônimo disse…
Não dá pra praticar o comunismo numa sociedade inteiramente capitalista!
Anônimo disse…
Só uma palavra me vem à mente com a atitude desses religiosos: abutres.

Ruggero
comovente disse…
"todos nós (ateus) desejamos um mundo igual pra todos e que enquanto houver pessoas passando necessidades, seja ela qual for, deveríamos ser mais sensatos e cuidar uns dos outros"

Que coisa bonita! Fiquei sensibilizado e comovido!

Achei lindo você passar essa mensagem tão edificante, ainda mais porque você fala em nome de TODOS os ateus.

Muito meigo esse ateísmo, essa doutrina salvadora, que só quer o bem da humanidade!
Anônimo disse…
Não há "doutrina ateísta", assim como não há ateus usando do medo a partir de livros arcaicos para arrancar dinheiro de pessoas pobres; não há ateus brigando para que o dinheiro traga a frase "deus não existe", assim como há os teístas que querem o contrario e, para isso, essa gente "com deus no coração" ameaça até a vida de outras pessoas; nunca houve ateus dizendo que, cometendo genocídio, estariam cumprindo os desígnios de um deus. Realmente, é de comover essa diferença entre os 'malvados' ateus e os 'bondosos' teístas...

Ruggero
Caruê disse…
Fica a duvida, o Oscar Niemeyer era ateu desde criança, seria ele ateu comunista já na infância?
Nada contra o comunismo, ele é lindo na teoria. No entanto o ateísmo não tem relação com o comunismo, existem cristãos comunistas assim como existem ateus anarcocapitalitas.
Ambos os modelos econômicos tem seus defeitos, não importa qual seja o sistema, enquanto o governo for corrupto e incompetente vamos continuar na merda, enquanto tivermos um povo ignorante e apolítico teremos este tipo de governo.
Anônimo disse…
Eles não apareceriam se não fossem convidados. Provavelmente foi o viúva que chamou esse circo, deve ser crentola.
sensibilizado disse…
Em resumo:

Ateus são bonzinhos, nunca fizeram e nunca farão nada de ruim, não há nenhuma doutrina ou projeto político ateísta.

E ateus não fazem nada de mal em nome de algum deus (oh, que revelação importante!)... apenas coisas boas, aí sim, em nome do ateísmo.
Passem a mão em cima do armário lá do quarto e vejam quanto materialismo em pó que está lá !!!....
Que vergonha viu !!!!....
Unknown disse…
Não é lindo o amor cristão??
Unknown disse…
ninguém merece os Olavetes.
Anônimo disse…
O cara era respeitado por todos, qual o problema de religiosos?



ATEU CONCIENTE
Anônimo disse…
O ateu morto era rico e famoso. Atraiu os abutres religiosos...
Anônimo disse…
Até padres são ateus? Que maravilha!!!
carlosqevedo disse…
fama e poder, o que mais um sacerdote pode querer? coroinhas talvez?
Jeferson Tadeu disse…
Não zé ruela, ateus nao ~e um grupo centralizado,tem ateu pra tudo enquanto é gosto, já que ateismo nao é uma doutrina ao redor das quais pessoas estao agrupadas. Agora ofato é que crenças são um terreno fertil para psicopatias e para manipulacao de massas, isso pq quando se fala do invisível, intangivel e "imProvavel" pode-se falar qualquer coisa, inclusive que Ele mandou matar todos os judeus, mandou matar todos os mouros, Ele disse pra doar 30% do seu salario, e outras coisas mais. Com isso discordo do todos nos ateus e discordo dos comentarios bobinhos dos religiosos.
Jeferson Tadeu disse…
ERles queriam divertir o defunto , nao?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih