Pular para o conteúdo principal

Quatro sacerdotes celebram culto ao ateu Oscar Niemeyer


O corpo de arquiteto foi sepultado em cemitério do Rio
por Juliana Prado, do portal Terra

O culto ecumênico em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, que encerrou o velório no Palácio da Cidade, na zona sul do Rio de Janeiro, foi marcado pela lembrança ao comunismo, cujo ideário ele seguiu por toda a vida, e ao ateísmo. Foi o pastor luterano Mozart Noronha quem primeiro fez alusão à ausência de profissão de fé religiosa do arquiteto. "Acredito que essa seja a primeira vez em que se reúnem dois padres, um pastor e um rabino para celebrar a alma de um ateu."

O religioso ainda leu um poema feito por ele em homenagem a Niemeyer. Em certo trecho, o texto sugere que, ao chegar ao céu, o arquiteto seja homenageado por um coro de anjos cantando a Internacional, hino do comunismo, e que ele chegaria segurando a bandeira com as imagens da foice e do martelo, símbolos comunistas.

Já o padre Jorjão afirmou que o mais importante legado do arquiteto está na prática dos ideais de justiça e igualdade defendidos por ele. Ele também fez menção ao ateísmo. Mesmo para os que não acreditam em Deus, afirmou, existe uma luz a ser alcançada, que é "de todos". O religioso lembrou o grande volume de templos projetados por Niemeyer. "Nenhum brasileiro projetou tantas igrejas como Oscar Niemeyer", destacou durante o ritual, acompanhado por parentes e amigos do arquiteto.

A responsabilidade política e humana de Niemeyer foram os pontos destacados pelo rabino Nilton Bonder durante a cerimônia ecumênica. Para ele, o grande marco revolucionário do arquiteto foi a defesa destes valores nos quais tanto acreditava.

Ao final do culto, foi puxado um coro para cantar a letra da Internacional Comunista. Vários populares, alguns usando blusas com o rosto de Fidel Castro e Che Guevara, cantaram o hino com os punhos fechados direcionados para o alto, outro símbolo do regime político.

O corpo de Niemeyer deixou o Palácio da Cidade sob fortes aplausos e foi levado em cortejo para o cemitério São João Batista, onde foi sepultado.

Anjos receberam Niemeyer com hino comunista, diz pastor
dezembro de 2012

Comentários

Edmilson disse…
Lá se vai um grande homem.
PS: E a pergunta que não quer calar: Rolou ou não cachê?
Ateu de honra...
Para as pessoas verem seus conceitos sobre o ateísmo...
Anônimo disse…
No final todos nós (ateus) desejamos um mundo igual pra todos e que enquanto houver pessoas passando necessidades, seja ela qual for, deveríamos ser mais sensatos e cuidar uns dos outros antes de gastar nosso tempo com algo que não tenha efeito real para nossa vida aqui na terra... Acho que isso é quase unânime, eu disse quase...
VOZ DO BRASIL disse…
Sou comunista, portanto ateu.

Muito me admiro nos atuais ateus "moderninhos" meterem o pau no comunismo,... entendendo que o materialismo (leia-se ateísmo) dialético é a base do comunismo.

Niemeyer era ATEU porque em primeiro lugar era COMUNISTA - grande camarada...
Anônimo disse…
Porque Dois padres, um pastor e um rabino encerram velório do ateu Niemeyer se ele era um ateu???
Eles não sabiamque um ateu iria rir disto?
Anônimo disse…
Ateísmo não é o mesmo que materialismo. Ateísmo é apenas não crer em deuses. Sou ateu e não sou comunista. Pare de agir feito um troll crentalhão.
Unknown disse…
Acho que isso vai acontecer com todos nós no final nossas famílias vão colocar 70 pastores e 1000 padres em nossas homenagens finais
Anônimo disse…
Niemeyer recebeu todas as glorias que um cidadão poderia receber de um governo , e note ele só era um ateu e um arquiteto que recebeu cada centavo pelos serviços prestados a nação com sua profissão kakaka..Valeu niemayer você trolou com todo mundo e recebeu até as "glórias" religiosas, acho que nem o papa teria tido um tratamento assim LoL
Anônimo disse…
Padres,pastores e rabinos velando a alma de um ateu, o que os caras não fazem para aparecer. O que mais assusta é a hipocrisia deles, pois os mesmos vivem dizendo que nós ateus vamos queimar no inferno por não crer, enfim, talvez seja apenas por ser alguém importante,a fama e o dinheiro parecem comprar o paraíso.
Anônimo disse…
Na verdade o principal objetivo da cerimonia era demonstrar a hipocrisia dos padres, pastores e rabinos, pois eles vivem dizendo que quem não crer será condenado.Muito bom o que Niemeyer planejou antes da morte, agora sabemos que a fama ou o dinheiro podem comprar o paraíso.

R.I.P Oscar Niemeyer
Anônimo disse…
ridicula essa atitude da mulher do niemeyer.
Anônimo disse…
Claro que os papagaios de pirata da religião tinham que encostar no caixão dele.
Imagine sair na tv que um ateu morreu e não se converteu, ainda mais um ateu famoso.
De minha parte achei uma ofensa enorme, já que parece que nem a familia respeitou o ateísmo do falecido.
Se minha familia fizer isso comigo, então que exista o inferno, pois lá vou esperar por cada um deles.
Religioso não respeita o ateu nem na morte, então por que devo respeitar a religião? JR
Unknown disse…
Concordo!
Anônimo disse…
O Decreto contra o comunismo é um documento da Igreja Católica de 1949, ordenado pelo Papa Pio XII que excomunga todos católicos que colaboram com organizações comunistas e afins.

Estes padres são ateus e não sabem.
Diabo disse…
Sim, se fosse um ateu pé de chinelo, eles até se recusariam a ir ao velório/enterro.
André disse…
Niemeyer era comunista, tinha um apartamentão em Botafogo, seu escritório em Copacabana e não creio que ele andasse de ônibus junto com o proletariado. Assim, qualquer um é comunista.
Diabo disse…
Ou, tavez, seja uma espécie de trollagem, como disseram acima.
Anônimo disse…
pastor luterano Mozart Noronha ....que é isso pastor,,deixei de ser catolico pois tinha muito padre hipocrita iguais a esse jorjao,, agora o senhor da igreja evang, conficao luterana do brasil, fazer um papel desse, perder tempo com um ateu e comunista,,, o senhor devia é ser tirado dessa igreja, pois é a unica que eu achava que era cristã mesmo,,, mas agora tenho minhas duvidas,,,nos , dezenas de pessoas estamos aqui estamos decepcionados com sua atitude, e com certeza vamos querer saber uma resposta sinodal,,,, pois nao vamos aturar gente hipocrita na nossa igreja tambem,,,, caso contrario muitos vao deixar de achar que esta igreja é seria,,,,,,postor nao se junte aos porcos,,,,iguais ao padre jorjao,,,,,ou o senhor tambem ganhou um cache,,,,
Anônimo disse…
Um ateu alienado iria rir disso.
Anônimo disse…
Porque um ateu alienado iria rir ,alienado em que, em Deus?
Anônimo disse…
VOZ DO BRASIL7 de dezembro de 2012 20:07

Concordo contigo,companheiro!
Anônimo disse…
Sim, o pastor luterano Mozart Noronha também recebeu cachê. Não existe seriedade, o que existe é o dinheiro.
Anônimo disse…
Não dá pra praticar o comunismo numa sociedade inteiramente capitalista!
Anônimo disse…
Só uma palavra me vem à mente com a atitude desses religiosos: abutres.

Ruggero
comovente disse…
"todos nós (ateus) desejamos um mundo igual pra todos e que enquanto houver pessoas passando necessidades, seja ela qual for, deveríamos ser mais sensatos e cuidar uns dos outros"

Que coisa bonita! Fiquei sensibilizado e comovido!

Achei lindo você passar essa mensagem tão edificante, ainda mais porque você fala em nome de TODOS os ateus.

Muito meigo esse ateísmo, essa doutrina salvadora, que só quer o bem da humanidade!
Anônimo disse…
Não há "doutrina ateísta", assim como não há ateus usando do medo a partir de livros arcaicos para arrancar dinheiro de pessoas pobres; não há ateus brigando para que o dinheiro traga a frase "deus não existe", assim como há os teístas que querem o contrario e, para isso, essa gente "com deus no coração" ameaça até a vida de outras pessoas; nunca houve ateus dizendo que, cometendo genocídio, estariam cumprindo os desígnios de um deus. Realmente, é de comover essa diferença entre os 'malvados' ateus e os 'bondosos' teístas...

Ruggero
Caruê disse…
Fica a duvida, o Oscar Niemeyer era ateu desde criança, seria ele ateu comunista já na infância?
Nada contra o comunismo, ele é lindo na teoria. No entanto o ateísmo não tem relação com o comunismo, existem cristãos comunistas assim como existem ateus anarcocapitalitas.
Ambos os modelos econômicos tem seus defeitos, não importa qual seja o sistema, enquanto o governo for corrupto e incompetente vamos continuar na merda, enquanto tivermos um povo ignorante e apolítico teremos este tipo de governo.
Anônimo disse…
Eles não apareceriam se não fossem convidados. Provavelmente foi o viúva que chamou esse circo, deve ser crentola.
sensibilizado disse…
Em resumo:

Ateus são bonzinhos, nunca fizeram e nunca farão nada de ruim, não há nenhuma doutrina ou projeto político ateísta.

E ateus não fazem nada de mal em nome de algum deus (oh, que revelação importante!)... apenas coisas boas, aí sim, em nome do ateísmo.
Passem a mão em cima do armário lá do quarto e vejam quanto materialismo em pó que está lá !!!....
Que vergonha viu !!!!....
Unknown disse…
Não é lindo o amor cristão??
Unknown disse…
ninguém merece os Olavetes.
Anônimo disse…
O cara era respeitado por todos, qual o problema de religiosos?



ATEU CONCIENTE
Anônimo disse…
O ateu morto era rico e famoso. Atraiu os abutres religiosos...
Anônimo disse…
Até padres são ateus? Que maravilha!!!
Anônimo disse…
fama e poder, o que mais um sacerdote pode querer? coroinhas talvez?
Jeferson Tadeu disse…
Não zé ruela, ateus nao ~e um grupo centralizado,tem ateu pra tudo enquanto é gosto, já que ateismo nao é uma doutrina ao redor das quais pessoas estao agrupadas. Agora ofato é que crenças são um terreno fertil para psicopatias e para manipulacao de massas, isso pq quando se fala do invisível, intangivel e "imProvavel" pode-se falar qualquer coisa, inclusive que Ele mandou matar todos os judeus, mandou matar todos os mouros, Ele disse pra doar 30% do seu salario, e outras coisas mais. Com isso discordo do todos nos ateus e discordo dos comentarios bobinhos dos religiosos.
Jeferson Tadeu disse…
ERles queriam divertir o defunto , nao?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Registro de 'trigamia' é 'putaria', afirma psicóloga cristã

Marisa Lobo disse que, ao saber do caso, desejou a volta logo de Jesus A psicóloga Marisa Lobo (foto) ficou indignada com o registro de um contrato por um cartório de Tupã (SP) onde duas mulheres e um homem declaram ter envolvimento emocional entre si, vivendo sob o mesmo teto há três anos. Para a “psicóloga cristã”, como ela se apresenta, o nome dessa união é “orgia” e o que o cartório legalizou foi uma “putaria”. Ela disse ter usado essa palavra para se “fazer entender sem falsos moralismos”. De acordo com o cartório, o trio oficializou a sua união, estabelecendo as mesmas regras de um casamento tradicional, para garantir os direitos de cada um deles e dos filhos, como o de herança. Um deles foi nomeado como administrador dos bens. Lobo escreveu que, quando tomou conhecimento dessa “trigamia”, teve vontade de pedir “Jesus, volte logo”, porque se lembrou da decadência moral de Sodoma e Gomorra. “Como membro da sociedade estou chocada, como profissional e militante...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica O prefeito Gilberto Kassab (PSD), na foto,  disse que vai vetar o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo que aprovou o Dia do Orgulho Heterossexual. Trata-se de um recuo porque, na época da aprovação do projeto, ele disse que a nova data não tinha caráter homofóbico. Agora, Kassab disse que se trata de uma medida “despropositada”, conforme entrevista que deu ao jornal Agora São Paulo. "O heterossexual é maioria, não é vítima de violência, não sofre discriminação, preconceito, ameaças ou constrangimentos. Não precisa de dia para se afirmar", disse. O prefeito falou haver somente sentido em datas que estimulem “a tolerância e a paz” em relação, por exemplo, a mulheres e negros e minorias que são vítimas de ofensas e brutalidades. Na campanha de 2008 da eleição municipal, a propaganda na TV de Marta Suplicy (PT) chegou a insinuar que o então seu adversário Kassab era gay, embora ela ti...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...