Pular para o conteúdo principal

Tribunal da Polônia proíbe abate religioso com dor


Justiça decidiu que o
abate  religioso é cruel 

O Tribunal Constitucional, a mais alta instância da Justiça da Polônia, proibiu o abate religioso por considerá-lo cruel, desrespeitando, portanto, a lei de proteção aos animais.

A decisão contraria a instrução da UE (União Europeia) que entra em vigor em janeiro de 2013 permitindo tal ritual porque faz parte da liberdade de religião.

Para o tribunal polonês, contudo, a matança com dor de animais, sem atordoá-los, deixando-os sangrar, fere uma lei do país de 2009. A Polônia, nesse caso, não precisa se submeter à orientação da UE.

A maioria da população polonesa é católica, e o ritual com sofrimento dos animais pertence à tradição judaica e islâmica.

Na interpretação dessas duas crenças, o animal tem de estar consciente no momento de sua morte, para que a sua carne se mantenha pura e, portanto, adequada para o consumo.

Na Holanda, a Câmara dos Deputados aprovou no ano passado uma lei proibindo o abate religioso, mas a medida emperrou no Senado em consequência das pressões de religiosos. No Reino Unido, também se discute a proibição do ritual, com o apoio de setores do governo.

Sacerdotes do judaísmo e do islamismo argumentam que desenvolveram uma técnica de abate que minimiza o sofrimento dos animais, mas não há nenhum estudo científico que garante isso.





Com informação do National Secular Society.



Comentários

Kiyone disse…
só devemos matar algum animal por saciar a nossa fome e não para sofrer por nossos erros.
Patatá disse…
''Sacerdotes do judaísmo e do islamismo argumentam que desenvolveram uma técnica de abate que minimiza o sofrimento dos animais, mas não há nenhum estudo científico que garante isso.''
Tem que testara técnica nos caras que maltratam os animais; com certeza, ficaria provada ou não a eficiência dela.
Anônimo disse…
esta doendo vaquinha?

muuuuuuuuuuuuuu...

E agora vaquinha esta doendo?

Muuuuuuuu muuuuuuuu

Hein e agora esta doendo?

Muu muu muu muu muu muu

Calma vaquinha ?

Mu mu mu mu mu mu mu mu mu..

O que foi esta doendo?

?????O Grande e Poderoso Deus não me queimeis no inferno e aceite esta vaquinha no meu lugar Amém..
Patatá disse…
''Sacerdotes do judaísmo e do islamismo argumentam que desenvolveram uma técnica de abate que minimiza o sofrimento dos animais, mas não há nenhum estudo científico que garante isso.''
Tem que testara técnica nos caras que maltratam os animais; com certeza, ficaria provada ou não a eficiência dela.
Anônimo disse…
Atenção, que assim prossiga pelo mundo todo.
Quem deveria ter dor ao morrer deveriam ser os religiosos que assim seriam coerentes com suas fabulas.
Anônimo disse…
Concordo!
Anônimo disse…
Errmãos é só ler os livros sagrados:deus sempre gostou de sofrimento e sangue.Que imaginario deus podre.
Anônimo disse…
Crentolas imbecis...
Anônimo disse…
Paulopes se os comentarios forem ser moderados definitivamente crie uma materia dizendo porque razões você passou a moderar teu site de noticias.

Obrigado pela atenção.
Anônimo disse…
Esses psicopatas apelidados de religiosos dão sorte de eu não ter um exercito sob meu comando,eles iriam aprender na marra rapidinho como viver sem crenças estupidas e sem sentido!O que mais me revolta nesse mundo é esse bando de retardado que conseguiu chegar ao poder é pode melhorar muito esse mundo e não o fazem por puro sadismo!!!
Anônimo disse…
eu
Anônimo disse…
Exatamente.

E a União Européia tem me decepcionado muito, mas muito mesmo, ultimamente. Já não bastava aquela conivência com a homofobia de cristãos e/ou fascistas da Grécia e, agora, essa conivência com a crueldade animal praticada puramente por questões religiosas.

Francamente, eu não imaginava que a União Européia ainda seria tão submissa à religiosidade, aceitando colocar a dignidade humana e os direitos dos animais muito abaixo da "liberdade religiosa".

Pelo andar da carruagem, eu não estranharia que a União Européia desse total apoio se acaso surgir um novo Partido Nazista. E não estou exagerando!

Que vergonha, União Européia, que grande vergonha!
Anônimo disse…
Pior é que a "egrégora" do ódio, criada pela cultura religiosa, acaba afetando a todos independente de crenças e descrenças!

A religião só serve para corromper toda a humanidade, portanto, deveria ser banida de uma vez por todas, e na marra mesmo, pois a vida é urgente e não pode esperar!
Anônimo disse…
@Anônimo 30 de novembro de 2012 00:04

Boa!
Anônimo disse…
E foi preciso 2012 anos para perceberem isso?
Detalhe, eles estão sacrificando animais.
Garanto que se tivesse um bode, um pentagrama e capuz negro até o para ia enfiar bode no anus.

Cristão Coerente
Anônimo disse…
Bem... mas eles consomem a carne depois, não matam somente.
Acho muita hipocrisia quem condena atos desse tipo e depois come carnes de animais que sabe-se lá como foram abatidos.
Nota: acho esse ato um ato ridículo e sem sentido, porém o fim é o mesmo: consumo. Por mais mirabolantes e imaginários que sejam os rituais a realidade é que sempre acaba em consumo.
Se a gente almoçar um frango, que sabe-se lá como foi abatido, somente, será menos estranho do que se a gente rezasse antes de come-lo?
Sou contra maus tratos aos animais, mas não gosto de hipocrisia (inclusive minha, pois também como carne, por isso penso bem no que devo dizer sobre isso)

Winston Smith
Anônimo disse…
É muito bom concordar consigo mesmo, não é?
Anônimo disse…
Consumo cada vez menos carne - e por uma junção de motivos de saúde (digestivos, p. ex.) e éticos. Também por uma não condescendência com o deus canalha inventado pelos teístas (um carniceiro que, apesar de supostamente todo-poderoso, escolhe criar um mundo cheio de dor, onde os seres têm de devorar outros seres para sobreviverem. E, mesmo assim, os crentes dizem que esse deus é bom. Vai ver, o conceito deles de bondade é outro... Então, normal que os canalhas da religião escolham infligir dor às outras espécies. Não atordoam os animais para o abate, mas eles, crentes, parece que vivem atordoados... Que o exemplo da Polônia seja seguido.

Ruggero
Anônimo disse…
Segundo a sua lógica, devemos ficar quietos quanto ao sofrimento dos animais por motivos cretinos, como o religioso, só pq não sabemos como os animais são abatidos para a carne chegar a sua mesa? Que estupidez.
Unknown disse…
Paulo, fugindo um pouco do assunto, viu que a frase "Deus seja Louvado" vai permanecer nas notas? Vi no "http://noticias.gospelprime.com.br/deus-seja-louvado-real-permanece/".
Paulo Lopes disse…
Desde ontem à tarde não estou conseguindo atualizar o blog por causa de um problema do Blogger. Abs.
Unknown disse…
vi em um blog do bule voador que ateísmo não tem muita coisa a ver / ser vegetariano e vegano, mas depois vai desmintindo aos poucos e que sim tem um pouco interligado aos 2, de fato, conheço muita gente vegetariano ateu e nenhum vegetariano religioso.
Anônimo disse…
Seguindo o raciocínio do Sr. Smith, então não devemos nos importar também com o sofrimento causado a nenhuma pessoa, afinal, sabemos que todas as pessoas irão morrer algum dia, logo, seria hipocrisia condenar alguém por ter causado sofrimento alheio.

Ou é isso, ou estou louco...
E aí?
Anônimo disse…
A irracionalidade é sempre preferivel ainda mais quando envolve "poderosos" fizeram birra , fizeram beicinho e a frase permanece. Vivemos sim num estado teocratico cristão , mesmo de forma velada mais vivemos. Eu não compreendo a necessidade desta frase no dinheiro a não ser proselitismo religioso , é muito estranho isto tudo.
Anônimo disse…
Concordo com você.
Anônimo disse…
Só conheço vegetarianos teístas e deístas. Nunca conheci um ateu vegetariano.
Anônimo disse…
Isto é, concordo comigo.
Anônimo disse…
e o leao que mata a zebra com mordidas. vcs qurem proibi-lo tambem?
Deus tá nas lacunas... ops, nos detalhes disse…
A fábula da Queda (descrita no Gênesis, quando Adão e Eva comem da árvore do conhecimento) foi criada justamente para tentar explicar por que há tanto sofrimento desnecessário no mundo. Depois os cristãos e islâmicos (não sei dos judeus) criaram a figura do anjo caído, Lúcifer, o diabo, que é um subdeus (ou o equivalente a um Titã da mitologia grega) responsável por todo o mal no mundo.

Daí criou-se um malabarismo teológico falando de livre-arbítrio, ou predestinação, dependendo da facção religiosa.

Mas hoje começa-se a ver que a emenda saiu pior que a sonata...
Dante disse…
O Leão além de fazer isso porque é necessário para sobreviver, não tem consciência. Agora provocar a dor em seres indefesos e sem escolha apenas por causa de superstição?! puta que pariu!
theo disse…
Nossa! Como tem vegetariano lendo o Paulopes...
theo disse…
Fiquei admirado com a quAntidade de vegetarianos lendo o Paulopes...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...