Pular para o conteúdo principal

Origem (não preconceituosa) da palavra 'cretino' é 'cristão'

Nos Alpes suíços, 'crétin' significava 'cristão' 
por Sérgio Rodrigues para o site de Veja

Muita gente se espanta ao saber que a palavra cretino, ao nascer num dialeto dos Alpes suíços como crétin, queria dizer simplesmente “cristão”. Não se trata, porém, como pode parecer, de algum tipo de preconceito religioso. Pelo contrário: aquela gente, ao chamar de cristãos seus cretinos, estava imbuída de um profundo sentimento cristão.

A explicação para isso está na lógica da compaixão e do eufemismo. Consta que a região vivia na época, devido a uma deficiência crônica de iodo em sua dieta, uma endemia de casos de disfunção da tiroide, com grande número de pessoas sofrendo de retardo no desenvolvimento físico e intelectual.

Chamar essas pessoas de crétins era uma forma de se condoer de seus problemas e enfatizar sua humanidade. Como dizer que, apesar de tudo, elas também eram filhas de Deus.

Essa ligação se perdeu quando, no século 18, a palavra dialetal dos Alpes foi incorporada à corrente principal da língua francesa, em que cristão é chrétien. A recém-chegada designava apenas quem sofria de crétinisme, termo médico cunhado a partir dela em 1786, segundo o Trésor de la Langue Française. Ao se espalhar para outras línguas, já não restava ao termo o menor traço de compaixão ou eufemismo.

Em português, cretino e cretinismo foram dicionarizados no fim do século 19. Como se sabe, as palavras não ficaram restritas ao território médico: como já havia ocorrido em outros idiomas, cretino passou a ser empregado entre nós como termo ofensivo, sinônimo de idiota e, num desenvolvimento semântico que parece ser uma originalidade brasileira, também de “inconveniente, atrevido”.

Batismo do café para que virasse 'bebida cristã' foi questão do Enem
outubro de 2011

Comentários

Anônimo disse…
Mas cá pra nós!cristão, católico e evangélico é sinônimo de cretino mesmo.É passar recibo de imbecil.
Anônimo disse…
Falta colocar no dicionário crentelho e neo-crente.
Anônimo disse…
Isso explica muita coisa.
Anônimo disse…
Sim, agora sei por que temos um comentarista que se diz ateu mas tem alma de cretino!
Anônimo disse…
E você é cristão mas continua cretino,que é a mesma coisa!
Anônimo disse…
What?
Anônimo disse…
Chrétin e crétin em francês se assemelham pela grafia. Em português não são as grafias que se assemelham, mas as atitudes. O crétin do dialeto dos alpes suiços poderia ter sido copiado pelo portugueses. Aqui tem/teria tudo a ver.
Anônimo disse…
Mais algumas: caTROLLicos, crisTROLL e PENTECOSTELHO.
Anônimo disse…
Crentes cretin!!!!
Anônimo disse…
Não acredito na Revista Veja.
Anônimo disse…
Crentes fazem cretinices!

Qual a novidade?
Anônimo disse…
Interessante, sempre é legal saber como surgem certas palavras ou frases.

Winston Smith
Anônimo disse…
Interessante, sempre é legal saber como surgem certas palavras ou frases.

Winston Smith
Anônimo disse…
Isso esclarece muita coisa.
Anônimo disse…
Crentinos.
Satanás o Único e Verdadeiro. Eu Sou. disse…
cristãos são um lixo o estrume da humanidade ,os evangélicos raça apodrecida por mim.

É isto não me levem a sério, logo o mundo saberá de mim.

Fuja de mim? I kill you.
Este comentário foi removido pelo autor.
_Conforme escreveram em matéria anterior, a Bíblia não tem valor literário!
_Ora, a pergunta é: por que fazer qualquer tipo de consulta, no caso pejorativa, como pretexto para reforçar uma ideia fixa em suas mentes sórdidas uma vez que se consideram tão cultos e abominavelmente soberbos?
_Como adoram camuflar o que realmente tencionam..., chega a ser nojento!
Anônimo disse…
E a sórdida crente lagartixa, por acaso, leu o artigo em questão ? Que nojenta ela é...tentando camuflar, com um comentário abominavelmente soberto que nao tem nada a ver...
_É inacreditável como algumas pessoas menos ou quase nada inteligentes, tem a desfaçatez de escrever as mesmas palavras de um comentário ao qual criticam, de maneira pouco educada, com o intuito de parecerem, ao menos, um pouco menos iletrados.
Anônimo disse…
Pode ser cretino no sentido perjorativo também, eu fico com a opção b, porque crentes são retardados não pensam e quando você põe as questões diante deles eles finge não ver são dissimulados ,portanto cretinos.
fã da lagartixa disse…
Salamandra, vamos encontrar nossas pentelheiras?
Anônimo disse…
"Crentelho" precisa ser dicionarizado!
Anônimo disse…
Eu concordo em partes com o will papp que tem muitos neo-ateus aqui, o nível de outros lugares que eu frequento é muito mais elevado e muito mais acadêmico. Aqui virou mulecagem, mais eu acredito que esses ateus vão evoluir e vão aprender a lidar melhor com fanáticos religiosos e a comentar com inteligência sem emocionalismos.

No mais não deixa de ser interessante a leitura que podemos fazer e apreciar o nível dos participantes e ver o quanto conseguem ser emocionais sentimentalistas e muitas vezes tendenciosos.
Anônimo disse…
A Bíblia tem um valor literário, sim, indiscutível. O que a Bíblia não tem é um valor extra-literário, como se fosse um oráculo, uma "Escritura" registrada em "celeste" cartório, que aquelas aberrações ali descritas, consistam em manifestação divina, de um transcendente Deus. As histórias da Bíblia sequer apontam para essa "transcendência", que filósofos e teólogos tanto gostam de ressaltar. São mitos, interpretações tribais, carregadas de totemismo patriarcal, narrativas enfadonhas, outras bastante ilógicas...Tudo escrito no esforço de construir uma identidade, referendar costumes e Estado, para um povo de escravos e fugitivos, numa constituição teocrática. E justamente a identidade fictícia, fundada na prerrogativa ilusória de "nação escolhida" por "eleição divina";para um povo que não tinha lá grande coisa em termos de ciência, nem pensamento, nem filosofia. Como sabedoria, mesmo apesar de todo misticismo e esoterismo rabínicos (cabala);a Escritura judaica é pobre se comparada com o Bagavad Ghita, por exemplo...Ou com a própria mitologia grega, riquíssima, mesmo a literatura persa, árabe...Em relação a estas produções literárias primorosas e férteis, deixa muito a desejar. Como tentativa de implementar uma moral, então , é um desastre; apesar de compilação do código de Hamurabi, do Livro dos Mortos do Antigo Egito e dos mitos dos sumerios, como Epopeia de Gilgamesh, etc. É visivel na Biblia, do aspecto literário, que se chega sempre ao ponto limítrofe do plágio. Certos mitos como o de Sansão, histórias como o sonho de José, o salmo 102 que é o Hino de Athon...São indicios de analogias e reproduções que nao passam de cópia da cópia, e muito mal feitas por sinal. O problema do cretino, quero dizer, do cristão, é que ele é incapaz de literatura. Desconhece o que é metáfora, o que é alegoria...E pior! Faz de uma péssima literatura sua religião, que é algo que aliena, fundamentalmente, a partir da eliminação dos pressupostos de uma crítica autêntica... Quais sejam, a capacidade de discernir a narrativa ficcional da história, o simbolismo literário de um metasignificado ilusório, destituído de sentido. É a questão das metanarrativas, de que falam os estudiosos hodiernos. E aí o cretino, digo, o cristão, sai a torto e a direito pregando o seu HOCUS POCUS, o fiat mágica, dos prestidigitadores da esperteza, que o iludem com fim monetário. Tal como o vocábulo cretino, o abracadabra da magia também é tirado de uma frase do "evangelho" em latim: "Hic est enim corpus meum"; que o vulgo obviamente nunca entendeu, se é que leu...Que traduzido pelos magistas deu em HOCUS POCUS, palavra preferida da maga patalógica e da madame mim.
Anônimo disse…
Les chétiens sont crétins? I really believe in it. Eu tenho visto outras coisas interessantes também que sinalizam cretinice, mas elas apontam para o oposto do que o culto Paulino moderno , que os pentecostais adoram, acredita e enfatiza. Talvez a maior ironia é que os cristãos, assim como a Salamandra(ovelha do Macedo) se referem a si mesmos como ovelhas, um animal, segundo estudos, com uma das maiores taxas de homossexualidade no reino animal. hehehe. Além disso, o Deus 'verdadeiro' é, de fato, desconhecido de muitos ditos cristãos, visto que, não lêem sobre as atrocidades 'divinas' descritas na bíblia, que tanto veneram. O "Deus" crétin vai muito além das personificações mesquinhas criadas pelo homem. É, segundo a bíblia, um ser extremamente cruel. bonsoir la compagnie!
Anônimo disse…
Não me considero abominavelmente soberbo.
De onde a senhora tirou esta informação?
Quando foi que eu disse que me considero abominavelmente soberbo?
Que nojeira é a mente mentirosa de gente crente feito a senhora, se é que podemos classificar tais criaturas como gente!
Anônimo disse…
Surtou lagartixa? O que isso tem a ver com matéria?
Anônimo disse…
Espelho, lagartixa... olha pro espelho...
Anônimo disse…
Chora mais crentalhão
Anônimo disse…
"No mais não deixa de ser interessante a leitura que podemos fazer e apreciar o nível dos participantes e ver o quanto conseguem ser emocionais sentimentalistas e muitas vezes tendenciosos."

Gostei dessa sua breve descrição sobre a participação do Willian Papp! Realmente é isso mesmo.
_Só rindo mesmo!
_Em que parte do comentário, escrevi para algum de vocês, especificamente? _Mais uma prova indiscutível de que entendem o que querem entender e, neste caso, sinto muito! _Se alguém se enquadrou dentro do que foi escrito, algum motivo há!
_Me parece lógico(e os "cultos que nem sempre o são" deveriam saber), que um comentário sem endereço específico, não tem atribuição específica! _É como uma carta sem remetente; se alguém, mesmo nessas condições, tomar para si a mensagem, o faz por sua conta e risco!
_Vejo que não não se trata somente de analfabetismo espiritual mas, também..., gramatical.
_Uma sugestão: estudem! _Talvez ainda haja tempo e solução!
Anônimo disse…
Seria interessante se o Paulo Lopes deletasse RESPOSTAS PESSOAIS feitas fora dos campos de respostas que estão presentes em cada comentário, pois isso só serve para desviar o tópico!
Anônimo disse…
Seu comentário é digno de nota. Tudo que falou é conhecido por quem já estudou ao menos um pouco o assunto. Irônico que hoje em dia dizer que os hebreus foram grandes plagiadores soaria como "antissemitismo". Quem estudou o contexto histórico e político do Império Romano nos séculos I e II entende como o cristianismo conseguiu se tornar a religião principal. Receita: judeus, com sua pequena teocracia baseada em mitos de outros povos mais desenvolvidos, se revoltaram contra os romanos, o Segundo Templo de Jerusalém foi destruído ("Não ficará pedra sobre pedra", profecia escrita décadas depois da efetiva destruição!), milhões de mortos, grande população de escravos no Império, promessa de um outra vida, melhor e eterna... Ah, a esperança! Paulo de Tarso, se existiu, pegou "pra cristo" um dos vários possíveis messias crucificados como agitadores políticos naqueles tempos turbulentos... Juntaram os mitos hebraicos com as ideias neoplatônicas e cínicas (do κυνισμός, corrente filosófica grega) e deram vida "ao deus desconhecido" dos gregos. Cópias das cópias das cópias...
Michelle disse…
Salamandra Gouvea

>> "_Em que parte do comentário, escrevi para algum de vocês, especificamente?"}

Para de se fazer de boba pra viver. Se vc escreve neste blog ou em qualquer outro sem especificar a pessoa na qual vc dirige o seu comentário, significa que vc está falando para td mundo e qualquer pessoa que posta aqui tem automaticamente garantido o direito de te responder se ela quiser.


>> "Mais uma prova indiscutível de que entendem o que querem entender e, neste caso, sinto muito!"

Hipocrisy much, my dear?

>> "Vejo que não não se trata somente de analfabetismo espiritual mas, também..., gramatical."

Analfabetismo espiritual??? Com essa vc pirou no mingau. E ainda é psicopedagoga...se contar ninguém acredita.
_Sinto muito, garota... mas, a sua versão é totalmente o oposto da minha!
_Tudo bem, é direito seu mas..., não vou ficar aqui justificando minhas palavras até porque não preciso disso!
_Olha, já tentei falar com você várias vezes, sem sucesso; contudo acho bastante interessante que queira escrever algo para mim nem que seja para tentar ofender!_Genial!
_Te desejo boa sorte, é só!
_Tenha um ótimo fim de semana!
Wanderley disse…
Não acho que todo crente, religioso, seja necessariamente cretino (no sentido mais popular), cretino e idiota é o cara que acha normal, até dever, sustentar os luxos de um dito bispo, pastor ou outro nome que se dê; mas vá dizer a uma pessoa dessas que seu bispo, pastor etc. está se locupletando a sua custa.Vai arranjar um inimigo...
Compiuta disse…
Escrever para ninguém é escrever sozinho, falar sozinho
Anônimo disse…
Analfabetismo espiritual ???? É preciso saber o que está pessoa anda fazendo com as crianças já que se diz pedagoga.. Pra denunciar ela aos órgãos competentes..
Unknown disse…
Você não entendeu o texto. Que pena.
Anônimo disse…
Aposto que isto é coisa do pt só pode.
Michelle disse…
Salamandra Gouvea

>> Eu nunca pedi pra vc justificar nada. Até pq vc vai falar as mesmas ladainhas de sempre e essas eu sei de cor e salteado.

>> Eu não te ofendi em nada. Apenas mostrei aquilo que vc sabe que tem de sobra mas prefere não enxergar: hipocrisia. Se vc se sentiu ofendida, problema seu. Se vc se sentiu ofendida é sinal que a carapuça serviu.

>> Se vc quer dizer o "tentar falar comigo várias vezes" achando que concordarei com vc ou que vc me fará mudar de idéia, pode tirar o cavalinho da chuva querida. Eu te respondo pq quero. Vc me responde se quiser.

>>Sabe o que acho patético de sua parte? Essa sua falsa modéstia, humildade e tolerância. Nós duas sabemos que vc não é nada disso. Toda vez que alguém atinje um nervo seu, a sua máscara cai e vc parte pra cima da pessoa com 10 pedras em cada mão. Lamentável.
Anônimo disse…
não do pt-br, nem do pt-pt, mas do fr (francês).
Anônimo disse…
_É preciso compreender que a Bíblia se trata apenas de alegorias!

Concordo. Até que enfim a senhora está começando a admitir a realidade, hein! Ainda não é o suficiente, mas já é um passo...
Plunct Plact Zum disse…
Então você e a sua amiga Salamandra devem falar grego, afinal, ninguém "entende" o que vocês "realmente" quiseram dizer, não é mesmo?

Que pena.
Anônimo disse…
Não bastasse as abobrinhas da Salamandra, agora vem essa Michelle que só sabe participar com ad hominens, afinal, nem se deu o trabalho de comentar o artigo postado pelo Paulo Lopes!

O que se percebe é uma pura intenção de bate-boca, nada mais.

Lamentável...
Anônimo disse…
Michelle

Vc é um troll patético que só vem aqui pra encher o saco pq vc não tem nada pra fazer na vida. Vc naõ tem argumentos e só apela para o ad hominem. Vai arranjar uma ocupação, vai lavar roupa, arrumar casa, cozinhar, lavar vasilha, se masturbar,sei lá. Sério...vc tá mto à toa na vida. Cabeça vazia e mãos ociosas, oficinas da trollagem e ignorância.
Anônimo disse…
Salamandra Gouvêa

Com o perdão do termo, mas resolveram te pregar pra Cristo...putz.
Replicante disse…
Se essa moça não concorda com os argumentos da Salamandra Gouvêa, então que essa pessoa faça uso do cérebro que tem e critique o argumento em vez de criticar a pessoa que fez o argumento.

A partir do momento que alguém escolhe criticar a pessoa em vez do argumento, é sinal que ela não sabe argumentar ou sabe mas sofre de preguiça mental. Afinal é mais fácil e não exige mto esforço mental xingar uma pessoa por discordar da opinião dela do que contra-argumentar essa opinião, não é msm?
Michelle disse…
Queridos Anônimos e Replicante

Não tem como argumentar com a Salamandra. Vcs podem perguntar pra qualquer um aqui.

Vcs que caíram de pára-quedas neste blog, não tem como argumentar com a Salamandra pq ela entende as coisas como ela quer entender e qdo alguém fala algo que ela discorda com todas as forças do ser dela, ela vira praticamente o Tiamat soltando fogo pelas 5 bocas.

Além de acusar os outros de coisas que ela mesma faz, o que é hipocrisia. Ela aponta nos outros erros que ela mesma comete. Só para se ter uma idéia, ela falou que eu preciso de auto-afirmação...o que é engraçado, já que não sou eu a teísta que fica constantemente postando num blog de conteúdo ateu e que ainda por cima exige que o blogueiro poste a verdade dela.

E essa tolerância, humildade e modéstia é pura fachada. É só falar algo que atinge o nervo da Salamandra, que a máscara dela cai e ela parte pra cima das pessoas com toda a grosseria existente no mundo.

E eu não sou à-toa na vida. Eu tenho um emprego de carteira assinada e salário fixo.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Plunct Plact Zum

O texto ao qual me refiro é o do Anônimo16 de novembro de 2012 01:10. É esse texto que não foi compreendido.

Além desses 2 comentários meus há algum outro texto escrito por mim nesse poste?

Vamos prestar mais atenção. Essa falta de atenção, essa dificuldade em interpretar textos simples, tá ruim. Tá ficando vergonhoso pra vocês anônimos. Vergonhoso.
Anônimo disse…
Vergonhosa foi a sua atitude desonesta e trolladora na postagem sobre a morte da mulher grávida na Irlanda por causa da influência religiosa sobre os médicos! Foi ridículo, Willian Papp, ridículo!
Anônimo disse…
é só agora você percebeu isto dela , pra mim ela é uma esquisofrênica que deve ouvir vozes e ver vultos, eu nunca perdi meu tempo com ela , até parece que eu não conheço os fanáticos religiosos , ela que vem aqui auto se afirmar , eu nunca fui em site de crentes dizer a eles que não existe , realmente nem como crente e nem como ser humano eu reconheço o que ela quer aqui , já que o papel de um crente seria o de converter as pessoas , ela é uma pessíma debatedora e só fala de coisas que lhe são próprias , ela se externa nas pessoas , esta mulher é doente , eu jamais iria dar atençâo para alguém assim.. tenta não perder seu tempo com esta pessoa mal resolvida e talvez quem sabe até mal amada.. #ficaadica
Anônimo disse…
Que isso, Felipe!
Quantos anos você tem?
Anônimo disse…
Coitadinha da lagartixa...nao agüenta o próprio veneno que destila contra os outros e já sai agredindo todo mundo, com toda a grosseria que possui...

Coitadinha, deve ser uma mulher muito mal-amada, rancorosa, iracunda, com maldade no coração, muita alienação mental, olhar de ódio, invejosa da felicidade alheia...

É o tipo de pessoa que deve ser removida da sociedade, para que nao prejudique ninguém e nao envenene as mentes de crianças indefesas para que nao se tornem adultos cheios de ódio igual a ela...


Só depois de uma temporada em uma clinica psiquiátrica, é que ela poderá viver entre pessoas civilizadas !
Unknown disse…
Anônimo16 de novembro de 2012 22:35

Não tumultue. Se quiser debater comigo vá até aquele tópico e debateremos. Terei a paciência de lhe explicar o que você não conseguiu entender.

Aqui o assunto é outro.
carlosqevedo disse…
kkkkk. Então eu sou um iluminado pois sempre usei a expressão Cretinismo pra me referir à doutrina das ovelhinhas da preguiça pensante. De joelhos infiéis!!! Crentino? kkkkkkkk
Anônimo disse…
JESUS CRISTO É O PRÓPRIO SATANÁS 666!
Jesus Cristo Yeshua é verdadeiramente o próprio filho do mal, o filho da ruína, Jesus Cristo é o oponente mortal contra o conhecimento, a sabedoria e a verdade, e o oponente contra o amor, a paz, o respeito e a harmonia. Jesus Cristo é o próprio 666 o Anti-logos em múltiplas formas. Jesus Cristo é a força do mal, o 666, que é contra a verdade da Criação, contra a verdade do Espírito e contra a obediência das leis e recomendações da Criação.
Valdo disse…
Eu pensava que cretino teria vindo de cretense. Era o que eu tinha lido, não vou lembrar onde pois faz muito tempo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih