Pular para o conteúdo principal

MPE apura caso do totem evangélico de Sorocaba

totem evangélico em Sorocaba
Totem é um atentado contra a
laicidade do Estado Brasileiro
O promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum, do MPE (Ministério Público do Estado), instaurou inquérito civil contra a prefeitura de Sorocaba (SP) para apurar de quem é a responsabilidade pela instalação na entrada da cidade do totem “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo”.

Marum tomou a decisão porque seu pedido de esclarecimento sobre totem não foi atendido pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB).

Antes, o MPE tinha recebido informação da Divisão de Áreas Públicas do Município de que o totem é irregular porque foi instalado sem permissão. Lippi, contudo, desautorizou essa informação ao afirmar pela imprensa que se tratou de um “mal-entendido”. Ele estaria sendo pressionado por pastores para defender o totem.

Lippi afirmou ter partido dele a ordem para a instalação do totem em 2006. De acordo com a imprensa local, o prefeito tomou a decisão na época para atender a uma solicitação do vereador e pastor Carlos Cézar da Silva.

O MPE foi acionado por dois estudantes de direito para os quais o totem é inconstitucional porque fere a laicidade do Estado brasileiro. Marum concorda com essa avaliação.

O promotor disse que recorrerá à Justiça, com a instauração de uma ação civil, se a prefeitura insistir em manter o totem sem dar nenhuma explicação. Ele quer saber oficialmente quem determinou ou autorizou a instalação da placa com o proselitismo religioso e quanto custou aos cofres públicos.

Em novo ofício, Marum deu 15 dias a Lippi para se explicar. Se mais uma vez não obtiver resposta, ele acionará a medidas cabíveis para o caso. “Decorrido o prazo de tramitação do procedimento sem que a Prefeitura tenha esclarecido devidamente os fatos, vamos instaurar inquérito civil para o prosseguimento das investigações e determinação das responsabilidades", afirmou.

Com informação do Cruzeiro do Sul.

Cronologia do caso   Religião no Estado laico.

Prefeito diz que não removerá totem ‘Sorocaba é do Jesus’
outubro de 2012

Comentários

Unknown disse…
Bom ver que ainda tem gente interessada em defender a Constituição. Só falta isso se espalhar
Anônimo disse…
PORQUE A GALERA NAO SE REUNE LA E QUEBRA AQUELA MERDA,se eles podem fazer o que querem e passar por cima da constituicao, o povo tbm pode, porque a constituicao foi feita para todos e tem o mesmo peso para ambos...
Unknown disse…
Em carapicuiba acontece o mesmo...instalaram uma placa enorme na entrada da cidade com divisa para Barueri. queria fazer algo para que retirassem tal objeto.
_Bom mesmo é ver que as coisas, neste país, correm felizes e pacíficas!
_Não poderia deixar de parabenizar a quem de direito, pela máxima soberba, descaso e incapacidade para os assuntos que expressam total situação de caos, por se aterem a questões pautadas sobre uma linha preconceituosa!
_É muito cômodo para um covarde, dizer que agiu sob pressão especialmente por parte de um grupo que, constantemente, é bombardeado por essas linhas preconceitusas.
_A questão não é a Constituição(os hipócritas sempre tem em quem jogar as causas de seu comportamento): é muito mais pessoal do que constitucional.
Paris disse…
Tem razão Salamandra. COMO É GOSTOSO acabar com a "festa" dessa crentalha que, ao mesmo tempo que apontam o dedo para aqueles que não seguem suas crenças estúpidas e ultrapassadas, quase promovendo uma "caça às bruxas", adoram se fazer de vítimas e perseguidos.

Como aliás, é o seu caso.

E repito. Como é bom "mandar" um "#chupacrentes".
_Lamento por tua estupidez!
_Não poderia deixar de escrever que percebo nas tuas palavras(muito mal-escritas por sinal), um imenso ostracismo: criou um mundo só para si, com isso..., se fechou em copas!
_Parece que está com a mais nova entre todas as síndromes das quais se tem notícia: a síndrome "caça às bruxas".
_Imagino como se sente: perseguido, infeliz, solitário...; afundado em seu mar de lama e insatisfações!
Anônimo disse…
Bom,

O importante é que ao menos os abusos comentidos pelos evangélicos contra o estado laico estão sendo investigados pelos setores competentes, o que é um avanço, considerando o ranço cristão que ainda impregna a nossa socieddae.

Mas, considerando que aqui é Brasil, isso não vai dar em nada: daqui a pouco uma igreja dessas manda uma mala de dinheiro para algum figurão do MP e tudo acaba em pizza...
Anônimo disse…
Mama me olhando Lagartixa
Eis disse…
#CHUPASALAMANDRA!!!! Vai procurar um parede pra subir lagartixa velha!
Marduk o Demônio disse…
Ihhh de novo esta satanista do pau oco kakaka , esta dai esta colocando até sa tripa pra fora de tanto ódio que ela tem no coração.

chupa salamandra é pra tirar o totem e ponto final. hahahahaha
Anônimo disse…
No Expresso Tiradentes (fura-Fila) aqui em São Paulo, tem uma estação denominada "Nossa Senhora Aparecida" .
Nunca houve qualquer manifestação à respeito.
Se fosse algo ligado aos "crentes" , esse nome já não estaria mais lá, não é gayzaiada....
Gayzaiada disse…
Cara você é esperto demais é isto ai , agora fica d4 pra receber teu premio.
Anônimo disse…
Anônimo9 de novembro de 2012 17:08

Credo como que vocÊ tem coragem????????????
Anônimo disse…
Chupa, crenta proselitista chata! Agora quer se fazer de vitima? Típico dos bitolados que não se enxergam...
Anônimo disse…
Opa. Uma olavete desvairada na área! Chuuuuuuuuuupa!
Anônimo disse…
A gayzaida fica irada!!!!!!!!
Anônimo disse…
Se eu fosse rico e não me importasse com o estrago eu metia o carro nessa desgraça.
Anônimo disse…
Junta um pessoal e derruba essa porra!!
Anônimo disse…
Seria bom se isso fosse para valer. Mas, cá entre nós, eita totem falado e polêmico, viu!?!
Carrasco disse…
Faz um referendo para saber se os cidadãos desta cidade querem manter esse totem, isso é democracia! Agora não pode uma minoria (gays, ateus etc), querer ditar o que pode e o que não pode se fazer numa sociedade onde a grande maioria é cristã!
Anônimo disse…
Como é que é???

Políticos crentes desviararam dinheiro público pra fazer totem crente e colocar na entrada da cidade?

Chamem a polícia!!!
Frank Tenpenny disse…
falácias do churrascão, o pior guarda da corporação.

ad populum, apelo à maioria, ad ignorantiam, apelo a emoção
Unknown disse…
deveriam ter investido esse dinheiro em algo mais útil e proditivo à cidade.
Anônimo disse…
Façam isso e os cristãos se organizam para que a prefeitura instale postos da Polícia Militar funcionando 24/7 ao lado de suas placas proselitistas!

Não acredita??? Vai vendo...
Anônimo disse…
Ou então, colocam câmeras de vigilância (hyper-faturadas) para identificar os depredadores. No caso, os cristãos podem desrespeitar a lei para se beneficiarem com proselitismo, mas vá alguém desobedecer uma lei ou mesmo um regimento interno contrariando as vontades deles, aí você vai ver se eles perdoam alguma mínima desobediência alheia...
Anônimo disse…
Afirmo, categoricamente, que cristãos são ardilosos e intolerantes.

Existem exceções, mas esses não são "cristãos de verdade".
Anônimo disse…
Queria, mas não quer mais?
Por que ainda não formulou denúncia ao Ministério Público?
Anônimo disse…
Salamandras são altamente venenosas!
Quer morrer, é?
Sobre salamandras: disse…
"Apesar de tratar-se de animal de hábitos noturnos, eventualmente são vistas em dias de chuva. As salamandras habitam as margens de florestas, encostas perto de água e em lugares úmidos em geral. São animais sedentários, que se movem lentamente. Durante o dia, permanecem entre rochas ou em pequenas cavernas, onde se escondem do sol."

Ou seja, são PREGUIÇOSAS e não suportam a luz, preferindo viver em meio as TREVAS!
Anônimo disse…
Não em sentido literal, mas geralmente é bem isso que ocorre mesmo aqui em terras tupiniquins.
Anônimo disse…
Eles não pensariam duas vezes em te processar para que você reparasse o "dano ao patrimônio público"! E você teria que pagar os valores de notas fiscais apresentadas pela prefeitura, ou seja, tudo super faturado (para beneficiar as empresas de grupos ligados aos religiosos).

Você teria que pagar mesmo que o totem fosse retirado posteriormente, porém, você poderia entrar com recurso na Justiça, e esperar até o fim de sua vida, provavelmente para perder novamente.

E aí, ainda acha que esse país dominado por religiosos tem jeito?
Anônimo disse…
É, daí eles constroem mais 10, colocam câmeras de vigilância e Policiais Militares "de Cristo" (mas pagos com dinheiro público) para vigiar 24h por dia, 7 dias por semana!

Quer mais? Vai vendo...
190 disse…
_Todos os policiais estão em oração neste momento, senhor! Tente no próximo milênio...
Unknown disse…
ao ivés defecarem aqui deveriam ler mais o mídia sem máscara do astrólogo tão querido por eles.
_Foi esta a pesquisa que conseguiu realizar?
_Foram estes os dados que conseguiu coletar? kkkkkkk...!
_Não é de admirar se considerar o acéfalo que copiou e colou!
_Contudo, vejo que é esforçado mas..., cá pra nós: ainda te falta muito! kkkkkkk...!
_Até mais, fofura!
Anônimo disse…
Na mesma avenida existe um obelisco da maçonaria, ninguém ficou incomodado. avante estudantes de direito denunciem esse obelisco, estamos em um país laico.
Anônimo disse…
Carrasco vc esqueceu de citar indianos,mulçumanos,budistas,espiritas,umbandistas,judeus etc. Mas eu acredito na humildade evangélica e no amor e respeito que eles tem pelo proximo e que pra dar um bom exemplo vai colocar um totem pra cada religião, uma do lado da outra caso contrario vai dar a impressão que não existe cristão e sim um bando de facistas safados que só pensam em si! Tenho certeza que os evangelicos pensam assim ou estarei enganado?
Anônimo disse…
O pior foram os crentes fazendo pressão no prefeito, ou você seja inconstitucionalmente um cristão crente evanjegue, ou vamos te detonar..Agora até pra isto os covardes estão se prestando com chantagens eleitoreiras...Putaaa que pariuuu , quem é eleito não tem que ficar fazendo aquilo que é coisa de religiosos ,se eles querem o totem comprem um terreno e manda construir, mais para de fazer pressão no prefeito pra manter algo que é inconstitucional..Depois não entende porque foram mortos por governos comunistas este bando de praga, eles não se contentam em só ser religiosos eles querem se meter em tudo ameaçando até a democracia de um país e depois vem dizer que eram santinhos..
Anônimo disse…
a religião é importante pra que? Pra nada, a não ser segregar e criar verdadeiros sociopatas e assassinos da liberdade humana de pensamento com dogmas velhos e caducos. O sol não precisa de religião, os riachos não precisa de religião, o ar não precisa de religião, as plantas os animais nada absolutamente nada precisa de religião,

Religião sempre foi um mau desnecessario.
Anônimo disse…
Concordo plenamente contigo!
Anônimo disse…
Palhaçada desses estudantes ridiculos. Os feriados católicos no calendário tambem ferem a laicidade do Estado e ninguem nunca contestou.
Anônimo disse…
Deveriam criar feriados em homenagem a Orixás.
Anônimo disse…
"_Imagino como se sente: perseguido, infeliz, solitário...; afundado em seu mar de lama e insatisfações! "
_____________________________________________________
Largaticha quis dizer: "Procure hoje mesmo uma filial da IURD, pague seu dízimo e seja feliz".

Anônimo disse…
'_A questão não é a Constituição(os hipócritas sempre tem em quem jogar as causas de seu comportamento): é muito mais pessoal do que constitucional."

Engano seu, caro ser rastejante,se fosse pessoal bastaria uma ou mais pessoas irem até esse totem e pichá-lo ou derrubá-lo, mas não...esse monstrengo foi erigido com dinheiro público, o que é ilegal, então vamos derrubar amparados pela lei que é mais gostoso.

Unknown disse…
Q eu saiba quem caçou, torturou, queimou e matou milhares de "bruxas" foi a igreja. A mesma que esta gastando o dinheiro dos meus impostos com placas de cunho particular.

Novamente as pessoas que são a favor da placa desviam do assunto pq simplesmente não tem argumentos válidos, então atacam diretamente o caráter da pessoa que questionou, pra tentar desacreditá-la perante a sociedade; e o pior é q o povo, cético e cego, cai nessa facinho.

Por favor, pare de falar das pessoas, mesmo q ele fosse "perseguido, infeliz, solitário" isso não é da sua conta e não tem nada a ver com o assunto.

Defenda seu ponto de vista com argumentos, ou admita a derrota.
Unknown disse…
Carrasco, acho que vc deveria estudar melhor as nossas leis, que não são baseadas "no q a maioria prefere". A placa é inconstitucional, o estado é laico, isso é fato e é oq esta sendo colocado em questão.
Paris disse…
Maçonaria não é religião.
Anônimo disse…
Ad-hominem, o último recurso dos néscios.
Anônimo disse…
@Camila Ambrosio
Camila, como um cético foi parar em seu discurso?

Cético é a pessoa que sabe exatamente analisar os argumentos e as evidências, logo a descrição que vc fez de um cético é totalmente errada.

Se o povo fosse cético, jamais seria religioso.
Anônimo disse…
isso aumentaria muito o número de feriados, pois adicionariam aqueles q ainda não se tem conhecimento de sincretismo com santos católicos. Os conhecidamente sincretizados já são comemorados em feriados católicos.
Anônimo disse…
Fala isso só pq pertence à maioria cristã né crentalhão? Foda-se o resto!
Se tivesse na minoria taria com outro discurso.
Unknown disse…
Talvez no próprio fórum têm imagens de manifestação católica,agora esse estudante de merda, ao invés de correr atras do ministério público para coisas desnecessárias; por que o mesmo não cobra do poder executivo mais segurança para a população. vai procurar o que fazer seu viado.
Unknown disse…
Amigão foi através de uma dessas igrejas evangélicas que eu ouvi a palavra de Deus e me libertei do mundo do crime, já roubei,já matei,fui preso por isso, e me disseram no dia que fui pra igreja a primeira vez (você é agora do Senhor Jesus), confesso eu tava "muito louco" mas aquela palavra mudou a minha vida

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Seleção de vôlei sequestrou palco olímpico para expor crença cristã

Título original: Oração da vitória por Daniel Sottomaior (foto) para Folha de S.Paulo Um hipotético sujeito poderoso o suficiente para fraudar uma competição olímpica merece ser enaltecido publicamente? A se julgar pela ostensiva prece de agradecimento da seleção brasileira de vôlei pela medalha de ouro nas Olimpíadas, a resposta é um entusiástico sim! Sagrado é o direito de se crer em qualquer mitologia e dá-la como verdadeira. Professar uma religião em público também não é crime nenhum, embora costume ser desagradável para quem está em volta. Os problemas começam quando a prática religiosa se torna coercitiva, como é a tradição das religiões abraâmicas. Os membros da seleção de vôlei poderiam ter realizado seus rituais em local mais apropriado. É de se imaginar que uma entidade infinita e onibenevolente não se importaria em esperar 15 minutos até que o time saísse da quadra. Mas uma crescente parcela dos cristãos brasileiros não se contenta com a prática privada: para

'Meu filho gay não representa nenhuma ameaça à humanidade'

por Paulo R. Cequinel  em resposta a um leitor no post Milhares de europeus católicos e protestantes pedem desbatismo Para que as coisas todas fiquem sempre muito claras, prezado Jefferson, devo dizer que meu filho mais novo é gay e que decidiu viver sua sexualidade abertamente. Como pai tenho o dever incontornável de, enquanto eu estiver por aqui, defender os valores, a honra, a imagem e a vida do meu menino. Eu, imoral? Meu filho, imoral e anticristão? A cada 36 horas uma pessoa LGBTT é assassinada neste país, e uma das razões, a meu juízo, é a evidente legitimação social que a LGBTT-fobia de origem religiosa empresta aos atos de intolerância e de violência contra essas pessoas que são, apenas, diferentes. Meu filho não ameaça nenhuma família ou a humanidade, como proclamou o nazistão do B16 recentemente. Aos 18, estuda muito, já trabalha, é honesto, é amoroso, é respeitado por seus companheiros de escola (preside o grêmio estudantil) e é gay, e não se esconde, e não

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Justiça derruba lei anti-blasfêmia de Jundiaí. Mais uma derrota para 'sharia' cristã brasileira

Padre afirmava que primeiros fósseis do Brasil eram de monstros bíblicos, diz livro de 1817

Comissão vai apontar religiosos que ajudaram a ditadura

Pinheiro disse ser importante revelar quem colaborou com os militares A Comissão Nacional da Verdade criou um grupo para investigar padres, pastores e demais sacerdotes que colaboraram com a ditadura militar (1964-1985), bem como os que foram perseguidos. “Os que resistiram [à ditadura] são mais conhecidos do que os que colaboraram”, afirmou Paulo Sérgio Pinheiro (foto), que é o coordenador desse grupo. “É muito importante refazer essa história." Ele falou que, de início, o apoio da Igreja Católica ao golpe de Estado “ficou mais visível”, mas ela rapidamente se colocou em uma “situação de crítica e resistência.” O bispo Carlos de Castro, presidente do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo, admitiu que houve pastores que trabalharam como agentes do Dops, a polícia de repressão política da ditadura. Mas disse que nenhuma igreja apoiou oficialmente os militares. No ano passado, a imprensa divulgou o caso do pastor batista e capelão Roberto Pontuschka. De dia ele co

Americano que se tornara cristão voltou a ser ateu

Manchete do Verdade Gospel, site do pastor Silas Malafaia A história do ateu americano Patrick Greene (foto), 63, que anunciou sua conversão ao cristianismo, teve uma sequência inesperada: ele disse que voltou a ser ateu.  A notícia da “conversão” foi destaque em sites religiosos de todo o mundo, embora Greene fosse até então um obscuro e desconhecido cidadão. No Brasil, por exemplo, o Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia, estampou: “Ateu se converte; veja do que a compaixão é capaz”. A “compaixão”, no caso, teria sido uma boa ajuda financeira que Greene tinha recebido de uma igreja batista para levar adiante o tratamento de uma doença que o ameaça deixar cego de um olho. Em um e-mail onde afirma ter anunciado “cedo demais” a sua conversão ao cristianismo, Greene diz que, em que pese o “amor, bondade e compaixão” que recebeu dos batistas, não pode renunciar a 50 anos de ateísmo. Ele disse que, após ter feito um exame de consciência no último fim de semana, concluiu

Alunos evangélicos de escola de Manaus recusam trabalho de cultura africana

Cai mais uma lei anti-blasfêmia, agora na cidade paulista de Sorocaba