MPE apura caso do totem evangélico de Sorocaba

totem evangélico em Sorocaba
Totem é um atentado contra a
laicidade do Estado Brasileiro
O promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum, do MPE (Ministério Público do Estado), instaurou inquérito civil contra a prefeitura de Sorocaba (SP) para apurar de quem é a responsabilidade pela instalação na entrada da cidade do totem “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo”.

Marum tomou a decisão porque seu pedido de esclarecimento sobre totem não foi atendido pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB).

Antes, o MPE tinha recebido informação da Divisão de Áreas Públicas do Município de que o totem é irregular porque foi instalado sem permissão. Lippi, contudo, desautorizou essa informação ao afirmar pela imprensa que se tratou de um “mal-entendido”. Ele estaria sendo pressionado por pastores para defender o totem.

Lippi afirmou ter partido dele a ordem para a instalação do totem em 2006. De acordo com a imprensa local, o prefeito tomou a decisão na época para atender a uma solicitação do vereador e pastor Carlos Cézar da Silva.

O MPE foi acionado por dois estudantes de direito para os quais o totem é inconstitucional porque fere a laicidade do Estado brasileiro. Marum concorda com essa avaliação.

O promotor disse que recorrerá à Justiça, com a instauração de uma ação civil, se a prefeitura insistir em manter o totem sem dar nenhuma explicação. Ele quer saber oficialmente quem determinou ou autorizou a instalação da placa com o proselitismo religioso e quanto custou aos cofres públicos.

Em novo ofício, Marum deu 15 dias a Lippi para se explicar. Se mais uma vez não obtiver resposta, ele acionará a medidas cabíveis para o caso. “Decorrido o prazo de tramitação do procedimento sem que a Prefeitura tenha esclarecido devidamente os fatos, vamos instaurar inquérito civil para o prosseguimento das investigações e determinação das responsabilidades", afirmou.

Com informação do Cruzeiro do Sul.

Cronologia do caso   Religião no Estado laico.

Prefeito diz que não removerá totem ‘Sorocaba é do Jesus’
outubro de 2012

Comentários

  1. Bom ver que ainda tem gente interessada em defender a Constituição. Só falta isso se espalhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bom se isso fosse para valer. Mas, cá entre nós, eita totem falado e polêmico, viu!?!

      Excluir
  2. PORQUE A GALERA NAO SE REUNE LA E QUEBRA AQUELA MERDA,se eles podem fazer o que querem e passar por cima da constituicao, o povo tbm pode, porque a constituicao foi feita para todos e tem o mesmo peso para ambos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Façam isso e os cristãos se organizam para que a prefeitura instale postos da Polícia Militar funcionando 24/7 ao lado de suas placas proselitistas!

      Não acredita??? Vai vendo...

      Excluir
    2. Ou então, colocam câmeras de vigilância (hyper-faturadas) para identificar os depredadores. No caso, os cristãos podem desrespeitar a lei para se beneficiarem com proselitismo, mas vá alguém desobedecer uma lei ou mesmo um regimento interno contrariando as vontades deles, aí você vai ver se eles perdoam alguma mínima desobediência alheia...

      Excluir
    3. Afirmo, categoricamente, que cristãos são ardilosos e intolerantes.

      Existem exceções, mas esses não são "cristãos de verdade".

      Excluir
    4. Talvez no próprio fórum têm imagens de manifestação católica,agora esse estudante de merda, ao invés de correr atras do ministério público para coisas desnecessárias; por que o mesmo não cobra do poder executivo mais segurança para a população. vai procurar o que fazer seu viado.

      Excluir
  3. Em carapicuiba acontece o mesmo...instalaram uma placa enorme na entrada da cidade com divisa para Barueri. queria fazer algo para que retirassem tal objeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria, mas não quer mais?
      Por que ainda não formulou denúncia ao Ministério Público?

      Excluir
  4. _Bom mesmo é ver que as coisas, neste país, correm felizes e pacíficas!
    _Não poderia deixar de parabenizar a quem de direito, pela máxima soberba, descaso e incapacidade para os assuntos que expressam total situação de caos, por se aterem a questões pautadas sobre uma linha preconceituosa!
    _É muito cômodo para um covarde, dizer que agiu sob pressão especialmente por parte de um grupo que, constantemente, é bombardeado por essas linhas preconceitusas.
    _A questão não é a Constituição(os hipócritas sempre tem em quem jogar as causas de seu comportamento): é muito mais pessoal do que constitucional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Salamandra. COMO É GOSTOSO acabar com a "festa" dessa crentalha que, ao mesmo tempo que apontam o dedo para aqueles que não seguem suas crenças estúpidas e ultrapassadas, quase promovendo uma "caça às bruxas", adoram se fazer de vítimas e perseguidos.

      Como aliás, é o seu caso.

      E repito. Como é bom "mandar" um "#chupacrentes".

      Excluir
    2. Mama me olhando Lagartixa

      Excluir
    3. Anônimo9 de novembro de 2012 17:08

      Credo como que vocÊ tem coragem????????????

      Excluir
    4. Salamandras são altamente venenosas!
      Quer morrer, é?

      Excluir
    5. Sobre salamandras:9 de novembro de 2012 22:27

      "Apesar de tratar-se de animal de hábitos noturnos, eventualmente são vistas em dias de chuva. As salamandras habitam as margens de florestas, encostas perto de água e em lugares úmidos em geral. São animais sedentários, que se movem lentamente. Durante o dia, permanecem entre rochas ou em pequenas cavernas, onde se escondem do sol."

      Ou seja, são PREGUIÇOSAS e não suportam a luz, preferindo viver em meio as TREVAS!

      Excluir
    6. _Foi esta a pesquisa que conseguiu realizar?
      _Foram estes os dados que conseguiu coletar? kkkkkkk...!
      _Não é de admirar se considerar o acéfalo que copiou e colou!
      _Contudo, vejo que é esforçado mas..., cá pra nós: ainda te falta muito! kkkkkkk...!
      _Até mais, fofura!

      Excluir
    7. '_A questão não é a Constituição(os hipócritas sempre tem em quem jogar as causas de seu comportamento): é muito mais pessoal do que constitucional."

      Engano seu, caro ser rastejante,se fosse pessoal bastaria uma ou mais pessoas irem até esse totem e pichá-lo ou derrubá-lo, mas não...esse monstrengo foi erigido com dinheiro público, o que é ilegal, então vamos derrubar amparados pela lei que é mais gostoso.

      Excluir
  5. _Lamento por tua estupidez!
    _Não poderia deixar de escrever que percebo nas tuas palavras(muito mal-escritas por sinal), um imenso ostracismo: criou um mundo só para si, com isso..., se fechou em copas!
    _Parece que está com a mais nova entre todas as síndromes das quais se tem notícia: a síndrome "caça às bruxas".
    _Imagino como se sente: perseguido, infeliz, solitário...; afundado em seu mar de lama e insatisfações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #CHUPASALAMANDRA!!!! Vai procurar um parede pra subir lagartixa velha!

      Excluir
    2. Ihhh de novo esta satanista do pau oco kakaka , esta dai esta colocando até sa tripa pra fora de tanto ódio que ela tem no coração.

      chupa salamandra é pra tirar o totem e ponto final. hahahahaha

      Excluir
    3. Chupa, crenta proselitista chata! Agora quer se fazer de vitima? Típico dos bitolados que não se enxergam...

      Excluir
    4. "_Imagino como se sente: perseguido, infeliz, solitário...; afundado em seu mar de lama e insatisfações! "
      _____________________________________________________
      Largaticha quis dizer: "Procure hoje mesmo uma filial da IURD, pague seu dízimo e seja feliz".

      Excluir
    5. Q eu saiba quem caçou, torturou, queimou e matou milhares de "bruxas" foi a igreja. A mesma que esta gastando o dinheiro dos meus impostos com placas de cunho particular.

      Novamente as pessoas que são a favor da placa desviam do assunto pq simplesmente não tem argumentos válidos, então atacam diretamente o caráter da pessoa que questionou, pra tentar desacreditá-la perante a sociedade; e o pior é q o povo, cético e cego, cai nessa facinho.

      Por favor, pare de falar das pessoas, mesmo q ele fosse "perseguido, infeliz, solitário" isso não é da sua conta e não tem nada a ver com o assunto.

      Defenda seu ponto de vista com argumentos, ou admita a derrota.

      Excluir
    6. Ad-hominem, o último recurso dos néscios.

      Excluir
    7. @Camila Ambrosio
      Camila, como um cético foi parar em seu discurso?

      Cético é a pessoa que sabe exatamente analisar os argumentos e as evidências, logo a descrição que vc fez de um cético é totalmente errada.

      Se o povo fosse cético, jamais seria religioso.

      Excluir
  6. Bom,

    O importante é que ao menos os abusos comentidos pelos evangélicos contra o estado laico estão sendo investigados pelos setores competentes, o que é um avanço, considerando o ranço cristão que ainda impregna a nossa socieddae.

    Mas, considerando que aqui é Brasil, isso não vai dar em nada: daqui a pouco uma igreja dessas manda uma mala de dinheiro para algum figurão do MP e tudo acaba em pizza...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não em sentido literal, mas geralmente é bem isso que ocorre mesmo aqui em terras tupiniquins.

      Excluir
    2. Amigão foi através de uma dessas igrejas evangélicas que eu ouvi a palavra de Deus e me libertei do mundo do crime, já roubei,já matei,fui preso por isso, e me disseram no dia que fui pra igreja a primeira vez (você é agora do Senhor Jesus), confesso eu tava "muito louco" mas aquela palavra mudou a minha vida

      Excluir
  7. No Expresso Tiradentes (fura-Fila) aqui em São Paulo, tem uma estação denominada "Nossa Senhora Aparecida" .
    Nunca houve qualquer manifestação à respeito.
    Se fosse algo ligado aos "crentes" , esse nome já não estaria mais lá, não é gayzaiada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara você é esperto demais é isto ai , agora fica d4 pra receber teu premio.

      Excluir
    2. Opa. Uma olavete desvairada na área! Chuuuuuuuuuupa!

      Excluir
    3. ao ivés defecarem aqui deveriam ler mais o mídia sem máscara do astrólogo tão querido por eles.

      Excluir
  8. A gayzaida fica irada!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Se eu fosse rico e não me importasse com o estrago eu metia o carro nessa desgraça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não pensariam duas vezes em te processar para que você reparasse o "dano ao patrimônio público"! E você teria que pagar os valores de notas fiscais apresentadas pela prefeitura, ou seja, tudo super faturado (para beneficiar as empresas de grupos ligados aos religiosos).

      Você teria que pagar mesmo que o totem fosse retirado posteriormente, porém, você poderia entrar com recurso na Justiça, e esperar até o fim de sua vida, provavelmente para perder novamente.

      E aí, ainda acha que esse país dominado por religiosos tem jeito?

      Excluir
  10. Junta um pessoal e derruba essa porra!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, daí eles constroem mais 10, colocam câmeras de vigilância e Policiais Militares "de Cristo" (mas pagos com dinheiro público) para vigiar 24h por dia, 7 dias por semana!

      Quer mais? Vai vendo...

      Excluir
  11. Faz um referendo para saber se os cidadãos desta cidade querem manter esse totem, isso é democracia! Agora não pode uma minoria (gays, ateus etc), querer ditar o que pode e o que não pode se fazer numa sociedade onde a grande maioria é cristã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falácias do churrascão, o pior guarda da corporação.

      ad populum, apelo à maioria, ad ignorantiam, apelo a emoção

      Excluir
    2. Carrasco vc esqueceu de citar indianos,mulçumanos,budistas,espiritas,umbandistas,judeus etc. Mas eu acredito na humildade evangélica e no amor e respeito que eles tem pelo proximo e que pra dar um bom exemplo vai colocar um totem pra cada religião, uma do lado da outra caso contrario vai dar a impressão que não existe cristão e sim um bando de facistas safados que só pensam em si! Tenho certeza que os evangelicos pensam assim ou estarei enganado?

      Excluir
    3. Carrasco, acho que vc deveria estudar melhor as nossas leis, que não são baseadas "no q a maioria prefere". A placa é inconstitucional, o estado é laico, isso é fato e é oq esta sendo colocado em questão.

      Excluir
    4. Fala isso só pq pertence à maioria cristã né crentalhão? Foda-se o resto!
      Se tivesse na minoria taria com outro discurso.

      Excluir
  12. Como é que é???

    Políticos crentes desviararam dinheiro público pra fazer totem crente e colocar na entrada da cidade?

    Chamem a polícia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deveriam ter investido esse dinheiro em algo mais útil e proditivo à cidade.

      Excluir
    2. _Todos os policiais estão em oração neste momento, senhor! Tente no próximo milênio...

      Excluir
  13. Na mesma avenida existe um obelisco da maçonaria, ninguém ficou incomodado. avante estudantes de direito denunciem esse obelisco, estamos em um país laico.

    ResponderExcluir
  14. O pior foram os crentes fazendo pressão no prefeito, ou você seja inconstitucionalmente um cristão crente evanjegue, ou vamos te detonar..Agora até pra isto os covardes estão se prestando com chantagens eleitoreiras...Putaaa que pariuuu , quem é eleito não tem que ficar fazendo aquilo que é coisa de religiosos ,se eles querem o totem comprem um terreno e manda construir, mais para de fazer pressão no prefeito pra manter algo que é inconstitucional..Depois não entende porque foram mortos por governos comunistas este bando de praga, eles não se contentam em só ser religiosos eles querem se meter em tudo ameaçando até a democracia de um país e depois vem dizer que eram santinhos..

    ResponderExcluir
  15. a religião é importante pra que? Pra nada, a não ser segregar e criar verdadeiros sociopatas e assassinos da liberdade humana de pensamento com dogmas velhos e caducos. O sol não precisa de religião, os riachos não precisa de religião, o ar não precisa de religião, as plantas os animais nada absolutamente nada precisa de religião,

    Religião sempre foi um mau desnecessario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo!

      Excluir
  16. Palhaçada desses estudantes ridiculos. Os feriados católicos no calendário tambem ferem a laicidade do Estado e ninguem nunca contestou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveriam criar feriados em homenagem a Orixás.

      Excluir
    2. isso aumentaria muito o número de feriados, pois adicionariam aqueles q ainda não se tem conhecimento de sincretismo com santos católicos. Os conhecidamente sincretizados já são comemorados em feriados católicos.

      Excluir

Postar um comentário